quinta-feira, 23 de setembro de 2010

REFLEXÃO QUINTA-FEIRA - Lc 9, 7-9

Vemos o surgimento de diferentes formas de misticismo e as diferentes religiões estão se multiplicando por todos os lados. Para nos defender, afirmamos que existem falsos profetas que ficam enganando o povo para ganhar dinheiro e fazer da religião meio de vida. À luz do Evangelho de hoje, podemos analisar este fato. As pessoas falam muitas coisas a respeito de Jesus, embora muitas vezes porque desconhecendo verdade, e esse desconhecimento se dá porque não evangelizamos como devemos e também porque conhecemos a nossa fé de modo superficial, mas não admitimos a nossa ignorância e manifestamos nossa opinião como verdade de fé, basta ver o acúmulo de bobagens que cristãos de meia tigela veiculam na Internet, em sites que afirmam ser católicos , mas que na verdade são caóticos e escondem Jesus.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

COMEMORAÇÕES

CNBB

Nascimento

· Dom João Nilton dos Santos Souza, Bispo de Amargosa - BA, 1943

· Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, Arcebispo Emérito de Cascavel - PR, 1931

Ordenação Episcopal


· Dom Frei Aloísio Alberto Dilli, OFM, Bispo de Uruguaiana - RS, 2007

· Dom Heriberto Hermes, OSB, Bispo Prelado Emérito de Cristalândia - TO, 1990

· Dom Osvino José Both, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, 1990

Ordenação Presbiteral

· Dom Jaime Pedro Kohl, PSDP, Bispo de Osório - RS, 1984

30 anos dos verbitas na Amazônia

CNBB

Os verbitas, missionários da Congregação do Verbo Divino, completam 30 anos de missão na Amazônia. Para comemorar a data, foi preparada uma vasta programação que inclui palestras sobre a presença da congregação nos cinco Continentes, retiro, assembleia e exposições dos trabalhos realizados. Os eventos acontecerão entre os dias 08 a 17 e devem ter a participação de 34 verbitas de 10 países e aproximadamente 120 leigos representantes de municípios.

Dia 19 marca o fim das inscrições para o Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

CNBB

Ainda estão abertas as inscrições para o Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), que acontecerá na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim, em Belo Horizonte, dos dias 9 a 11 de outubro. As inscrições seguem até o dia 19 de setembro, no blog da EBRUC na internet (http://ebruc2010.blogspot.com).

O arcebispo de Sorocaba (SP), dom Eduardo Benes de Sales, que é bispo referencial do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviou uma mensagem aos jovens, pedindo o empenho e a participação no evento. “Querido jovem universitário, sua presença no Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos é importante. A juventude universitária espera receber de você o anúncio de Jesus Cristo. Outro nome não existe que possa significar salvação e vida para seus irmãos de juventude. Você, que fez a experiência do encontro com Cristo, caminho, verdade e vida, como os primeiros discípulos, deve anunciar Jesus e construir com outros uma pequena comunidade de seguidores, cujo testemunho possa modificar pela força do Evangelho. Venha participar de nosso encontro, e que Deus o abençoe e lhe conceda alegria que o mundo jamais poderá dar”.

Segundo a assessora do Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a idealizadora e organizadora do EBRUC, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, a importância para o Setor Universidades é assegurar a representatividade dos jovens de todo o Brasil. “Este encontro é uma iniciativa a mais para abrir os caminhos de uma rede de universitários de acordo com as diversidades”, afirmou irmã Eugênia.

O bispo auxiliar de Goiânia (GO), dom Waldemar Passini Dalbello, esperamos contar com a presença de jovens universitários de todo o país. "Ao menos um representante por diocese deve-se ter no 1º Encontro de Universitários Cristãos. O tempo dos estudos em uma Instituição de Ensino Superior, seja ela pública ou privada, constitui para o cristão uma grande oportunidade de crescimento no discipulado de Jesus. Estudar e pesquisar se tornam uma ocasião para melhor buscar a verdade e orientar a própria existência ao bem dos irmãos no exercício da futura profissão. Mas a Universidade também é lugar de missão, entre alunos, professores e funcionários. Assim, o Setor Universidades da CNBB pretende apoiar as numerosas iniciativas de evangelização nesta área específica e tão importante de nossa sociedade".

O encontro promete uma diversidade de linguagem, com jovens envolvidos com internet, skate, música, esportes radicais e outros. “É importante que a juventude cristã se aproxime cada vez mais, em busca de sentido, felicidade e realização na vida, mas por caminhos novos, orientados pela Palavra”, afirmou a assessora do Setor Universidades.

Mais informações no site da Arquidiocese de Belo Horizonte.

REFLEXÃO - QUINTA-FEIRA - Lc 5, 1-11

CNBB

Um dos elementos mais importantes do cristianismo é a vida comunitária. Para quem é cristão, não existe lugar para o individualismo. Jesus nos mostra isso quando não realiza sozinho a sua missão, mas chama os apóstolos para participarem ativamente dela. Para o apostolado, Jesus não chama os melhores do ponto de vista da economia, da sociedade ou mesmo os mais santos; Jesus chama a todos, sem fazer qualquer tipo de distinção entre as pessoas. Assim, nos mostra que na atuação pastoral, devemos nos preocupar não simplesmente em fazer o trabalho, mas sim em envolver todas as pessoas, para que a atuação pastoral seja comunitária e revele este importante valor do Evangelho.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Cáritas lança na sede da CNBB o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

CNBB

A partir deste ano, 2010, atividades produtivas ou extrativistas que promovam a inserção de excluídos na economia, a recuperação da biodiversidade, a diversidade das culturas locais, o consumo ético e solidário e a reciclagem poderão concorrer ao Prêmio Odair Firmino de Solidariedade. Lançado no dia 26 pelo Secretariado Nacional da Cáritas Brasileira, o prêmio vai recompensar experiências produtivas coletivas locais que promovam inclusão social, solidariedade e paz.

Dedicado à memória do vice-presidente da Cáritas Brasileira, Odair Firmino, o prêmio, cuja primeira edição está prevista para ocorrer em novembro deste ano, vai favorecer atividades produtivas que fomentem ações libertadoras. O Auditório Dom Helder Câmara, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, recebeu cerca de 100 pessoas, entre funcionários da Cáritas, da CNBB e a família de Odair participaram do evento.

O presidente da Cáritas Brasileira e bispo de Jales, dom Demétrio Valentini, disse que a figura de Odair personifica bem a palavra solidariedade. Segundo o bispo, solidariedade é a bandeira da Cáritas. Tanto é que, a cada ano, a entidade promove a Semana da Solidariedade para recordar o 12 de novembro de 1956, data de fundação da entidade, por dom Helder Câmara.

“A solidariedade está sempre ligada a campanhas que a Cáritas promove. Bastaria brevemente recordar as realizadas este ano para socorrer vítimas da enchente no norte do Maranhão, no Rio de Janeiro, em Alagoas e Pernambuco, no terremoto no Haiti e no Chile, enfim, em todos esses momentos a Cáritas esteve incumbida de canalizar bem o esforço espontâneo das pessoas, em que brota a solidariedade, e traduzir esse impulso em ações concretas, as quais têm em Odair um exemplo intenso e encantador de simplicidade, de solidariedade com as pessoas com quem ele trabalhava”, afirma dom Demétrio.

O bispo disse que a proposta do prêmio expressa a dedicação de Odair à missão confiada a ele pela CNBB de conduzir a Cáritas Brasileira para que estivesse atenta a momentos em que a solidariedade precisasse ser convocada, estimulada e coordenada. “Essa é a intenção de criar o Prêmio Odair Firmino de Solidariedade”, disse.

A vice-presidente, Anadete Reis, disse que “fazer e criar este não faz somente uma homenagem à grande pessoa que Odair foi e para sempre estará na nossa memória, mas neste momento e com este gesto, a Cáritas pretende perpetuar aquilo que ele fez na maior parte de sua história de vida: estimular e fomentar ações coletivas, na busca pela solidariedade, pelo apoio e pelo incentivo às ações que podiam modificar e fazer a diferença no dia-a-dia dos excluídos e excluídas do País. Para nós, que tivemos a oportunidade de conhecê-lo, lançar este prêmio hoje é realmente uma grande vitória”.

A esposa de Odair, Dadiva Firmino, disse que, no início, quando ele começou a atuar na Cáritas, ela se sentiu enciumada. “Foi interessante porque logo que nos casamos viemos para Brasília, ele começou na Cáritas e a dedicação dele aos trabalhos era tão grande que sentia uma certa concorrência em relação ao tempo que a Cáritas tomava. Aos poucos, porém, ele foi me ensinando e me fazendo ver que a Cáritas era o espaço privilegiado que ele tinha para servir ao outro. Aprendi, com isso, a amar os trabalhos da Cáritas”, declarou.

Outras informações acesse: www.caritas.org.br

Semana Brasileira sobre a Missão Continental acontece em Brasília

CNBB

“Vocês são testemunhas destas coisas (Lc 24, 48)”. Com este tema, acontece de 5 a 11, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, a Semana Brasileira sobre a Missão Continental. O evento, organizado pela Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB, teve início em 2008 e acontece anualmente com o objetivo de dinamizar a Missão Continental na Igreja no Brasil.

“O encontro possibilita o estudo da missão continental a partir do Documento de Aparecida (DAp), e ajuda a elaborar subsídios para as dioceses no Brasil; além disso, nos proporciona também, o encontro perspectivas e linhas de ação para a dinamização da Missão Continental em nossas dioceses”, disse o secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre José Altevir da Silva.

O encontro aumentou seu leque de participação. Antes, direcionado apenas para os delegados vindos dos 17 regionais, este ano as inscrições foram abertas para todos os interessados. Segundo padre Altevir, a expectativa é que participem 56 pessoas de todas as regiões do Brasil. Devem participar também presbíteros, religiosos, leigos e agentes de pastoral.

Assessorias e temas

Durante os sete dias de encontro os participantes irão estudar sobre os mais diversos temas missionários, entre eles, “Elementos bíblicos da espiritualidade missionária”, assessorado pelo biblista e missiólogo, padre Sérgio Bradanini; “Paróquia Missionária, um projeto possível?”, com assessoria do sociólogo e teólogo pastoralista, padre José Carlos Pereira; e “Projetos e Métodos para uma Nova Evangelização”, assessorado pelo diretor do Instituto Santo Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), padre Manoel Godoy.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Orientações dos Bispos do Rio de Janeiro para as Eleições

A HAIA, 19 Jul. 10 / 05:08 pm (FONTE: ACI).- Os bispos do Regional Leste 1 da CNBB (que compreende o estado do Rio de Janeiro, divulgaram, no início da semana, uma nota contendo orientações e critérios para as próximas eleições. Segundo os bispos, o eleitor deve votar em candidatos que defendam a dignidade da pessoa humana e a vida, a família, a liberdade de educação.

Confira a publicação na íntegra do documento dos bispos do Leste 1.

ORIENTAÇÕES E CRITÉRIOS PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES

O Brasil está vivendo um momento peculiar – oportunidades e dificuldades – na sua história. De um lado, por seu crescimento interno e pelo seu destaque no cenário internacional, por outro pela continuidade de desigualdades sociais perversas, e pela corrupção que corrói e abrange todas as estruturas e instituições, prejudicando seriamente a credibilidade da classe política.

A Igreja, comprometida com o bem comum e a defesa irrestrita da dignidade e dos direitos humanos, apóia as iniciativas que contribuam para garanti-los a todos e denuncia distorções inaceitáveis presentes em vários programas, que como veremos ferem os princípios que norteiam a doutrina social cristã. O que está em jogo é uma visão da pessoa humana e da sociedade, solidária com a dignidade de todos, a favor da vida e aberta ao transcendente.

Para iluminar este processo eleitoral, a comunidade eclesial – que pela sua universalidade não pode se identificar com interesses particulares, partidários ou de determinado candidato/a – busca oferecer critérios de escolha e discernimento para as pessoas de boa vontade e cidadãos responsáveis. Também deseja que sejam votados candidatos coerentes com a defesa dos princípios éticos e cristãos.

Em consonância com estes mesmos princípios apresentamos as seguintes orientações e critérios:

Antes de tudo, é necessário “valorizar o voto” que decide a vida pública do nosso País e dos nossos Estados nos próximos anos. O meu voto é precioso! Não se compra! Nele se manifesta a minha liberdade e a minha decisão. Recentemente obtivemos a vitória do projeto de lei denominado “Ficha Limpa” que por decisão do TSE se aplicará nestas eleições. Cabe agora vigiar e cuidar para eliminar do pleito aqueles candidatos corruptos que contaminam o cenário político e destroem a democracia.

1. O primeiro critério para votar em um candidato é a defesa da dignidade da Pessoa Humana e da Vida em todas as suas manifestações, desde a sua concepção até o seu fim natural com a morte. Rejeitamos veementemente toda forma de violência, bem como qualquer tipo de aborto, de exploração e mercado de menores, de eutanásia e qualquer forma de manipulação genética.

2. O segundo critério é a defesa da Família na qual a pessoa cresce e se realiza. Por isso devem ser votados aqueles candidatos que incentivam, com propostas concretas, o desenvolvimento da família segundo o plano de Deus. Opõem-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, à adoção de crianças por casais homoafetivos, à legalização da prostituição, das drogas e ao tráfico de mulheres.

3. O terceiro critério é a liberdade de Educação pela qual os pais têm o direito de educar os filhos segundo a visão de vida que eles julguem mais adequada. Isso comporta uma luta pela qualidade da escola pública e pela defesa da escola particular, defendendo o ensino religioso confessional e plural, de acordo com o princípio constitucional da liberdade religiosa, reconhecido também no recente Acordo entre o Brasil e a Santa Sé.

4. O quarto critério é o princípio da solidariedade, segundo o qual o Estado e as famílias devem ter uma particular atenção preferencial pelos pobres, àqueles que são excluídos e marginalizados. Deve-se garantir uma cidadania plena para todos/as, assegurando o pleno exercício dos direitos sociais: trabalho, moradia, saúde, educação e segurança.

5. O quinto critério é o princípio de subsidiariedade, ou seja, haja autonomia e ação direta participativa dos grupos, associações e famílias fazendo o que podem realizar, sem interferências ou intromissões do Estado. Este deve apoiar e subsidiar, nunca abafar ou sufocar as liberdades e a criatividade das pessoas. Assim elas poderão exercer uma cidadania ativa e gestora.

6. Enfim, diante de uma situação de violência generalizada, os candidatos devem, de forma concreta e decidida, comprometer-se na construção de uma Cultura da Paz em todos os níveis, particularmente na educação e na defesa da infância e da adolescência.

Do ponto de vista prático nas paróquias e em nossas associações e movimentos, se dê grande importância a este momento eleitoral e se realizem debates sempre com vários candidatos de vários partidos, em vista da realização do bem comum. Durante os eventos promovidos pela diocese ou pelas paróquias nunca devem aparecer faixas, cartazes ou outro tipo de sinais que identifiquem e apóiem os candidatos.

O trabalho político, ao qual todos somos chamados, cada um segundo a sua maneira de ser, é uma forma de mostrar a incidência do Evangelho na vida concreta, visando à construção de uma sociedade justa, fraterna e equitativa. Em conseqüência haverá uma esperança real para tantas pessoas céticas, desnorteadas e confusas com a política atual. É uma grande oportunidade que os católicos e todas as pessoas de boa vontade não podem perder.

OS BISPOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,
Regional LESTE 1 da CNBB

EUA investigam Igreja Universal por remessas de R$ 420 milhões

Por Mario Cesar Carvalho, na Folha:
A Igreja Universal do Reino de Deus é investigada nos EUA sob suspeita de ter praticado os crimes de lavagem de dinheiro e conspiração, similar ao que o Código Penal brasileiro chama de formação de quadrilha.

Dois doleiros brasileiros disseram a promotores americanos ter remetido ilegalmente o equivalente a R$ 420 milhões do Brasil para Nova York, no período entre 1995 e 2001. As remessas eram na razão de R$ 5 milhões por mês, segundo a dupla.

O depoimento dos doleiros foi feito no âmbito de um acordo de delação premiada em Nova York. É uma negociação na qual criminosos tentam reduzir suas penas oferecendo informações que podem ajudar a desvendar novos crimes.

Os investigadores americanos tentam descobrir o que a Universal teria feito com esses recursos nos EUA. A apuração é feita em caráter sigiloso e tem entre os seus alvos o bispo Edir Macedo e a tesoureira da igreja em Nova York, Regina da Silva.

Silva já foi indiciada pela Promotoria de Nova York noutra investigação sob acusação de ter praticado os crimes de apropriação indébita, falsificação de documentos, falso juramento e fraude.
Ela simulou ter feito assembleias em duas igrejas da Universal (Brooklyn e Queens) para levantar empréstimo de US$ 22 milhões.

DOLEIROS
A investigação americana sobre a igreja é um subproduto da maior operação já feita pela PF contra doleiros, realizada em 2004. Chamada de Farol da Colina (referência à empresa americana que abrigava a conta dos doleiros, a Beacon Hill), ela resultou na prisão de 62 doleiros.

Numa casa de câmbio em São Paulo, a Diskline, a PF achou um CD com arquivos de computador que fazia referência a uma suposta funcionária da Universal, batizada de “Ildinha/Fé”.

Ilda, segundo investigação do Ministério Público Federal, “era encarregada de levar as malas de dinheiro para a empresa Diskline”.
A casa de câmbio Diskline era a fachada de dois dos maiores doleiros do país, segundo a PF: Marcelo Birmarcker e Cristina Marini Rodrigues. São eles que fizeram o acordo de delação em Nova York e contaram ter remetido perto de R$ 420 milhões para os EUA a mando da igreja.

Bimarcker e Marini Rodrigues operaram três contas no Merchants Bank de Nova York, nas quais teria passado dinheiro sem origem da Universal. Eram contas abertas em nome de empresas criadas em paraísos fiscais: a Milano Finance Inc., Pelican Holding Group e Florida Financial Group.

DILMA NÃO COMPARECE AO DEBATE EM EMISSORA CATÓLICA

Os candidatos à Presidência da República José Serra (PSDB) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) criticaram a ausência da adversária Dilma Rousseff (PT) em debate na noite desta segunda-feira (23), em São Paulo. O encontro é promovido pela TV Canção Nova e pela Rede Aparecida de Comunicação, emissoras de rádio e TV católicas com retransmissoras espalhadas por todo o país.

“Dos quatro candidatos, tem uma que não podia deixar de estar aqui. O meio cristão sabe muito bem quem é José serra, quem é Marina e eu acho que nenhum dos bispos e padres que estão aqui deixam de me conhecer. No entanto, essa senhora, que é uma incógnita, que não sabemos quem é, que foi inventada pelo Lula, manda uma cartinha cheia de platitudes, foge do debate...”, atacou o candidato do PSOL, antes de ser aplaudido pela plateia.

A candidata do PT, Dilma Rousseff alegou “problemas na agenda” e não compareceu ao debate, mas enquanto o debate acontecia na emissora Católica (TV Canção Nova e Aparecida), a ex-ministra Dilma Rousseff (PT) postava em sua página no microblog Twitter “Olha q interessante,o Pato Fu interpretando músicas de sucesso usando instrumentos de brinquedo”.

Informado pela sua assessoria, o candidato Plínio disse: “Sabe o que ela está fazendo? Tuitando! (...) Os meus tuiteiros disseram que ela está agora assistindo a uma banda chamada Pato Fu”, criticou.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

REFLEXÃO : SEGUNDA-FEIRA - Mt 13, 44-46

Do site da CNBB

O Evangelho de hoje nos mostra a parábola na qual Jesus compara o Reino de Deus com um tesouro e com uma pérola. A comparação com o tesouro nos mostra o valor que o Reino de Deus deve ter nas nossas vidas, um valor que não pode ser superado por nenhum outro valor deste mundo. A pérola nos mostra a preciosidade inigualável que é o Reino de Deus para todas as pessoas. E tanto o valor como a preciosidade do Reino de Deus significam que todas as outras coisas perdem sua importância diante dele e só têm sentido enquanto contribuem para que o homem possa chegar até Deus.

PUC Minas é considerada a maior Universidade Católica do mundo

      A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) acaba de receber o título de maior Universidade Católica do mundo, concedido pela Congregação para a Educação Católica, órgão ligado à Santa Sé. O anúncio foi feito durante visita ao Vaticano do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e do bispo auxiliar de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, professor dom Joaquim Giovani Mol Guimarães.
     A PUC Minas tem mais de 63 mil estudantes e um corpo administrativo e docente formado por quatro mil pessoas. A Universidade oferece 101 cursos, incluindo os de graduação presencial, a distância e superior de tecnologia; mais de 200 cursos de pós-graduação lato sensu; e 27 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
  Segundo a administração da Universidade, a instituição tem como missão o desenvolvimento humano e social de alunos, professores, funcionários e comunidades, buscando contribuir para a formação ética e solidária de profissionais competentes, humana e cientificamente, mediante a produção e disseminação de conhecimento, arte e cultura.

Em cinco décadas de atuação, a PUC vem investindo na extensão como forma de contribuir na formação integral do aluno e de apoiar comunidades em estado de vulnerabilidade social, desenvolvendo 300 práticas extensionistas, o que a fez receber nota 5 na categoria Responsabilidade Social, na avaliação do MEC em 2009. A pesquisa na Universidade também recebe atenção especial, tendo recebido um investimento recorde de R$ 30 milhões no ano passado.

Comunicado da Assessoria de Imprensa da CNBB.

O jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de sexta-feira, 20, na página A7, trouxe uma nota afirmando que o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, “admitiu que os católicos votem em candidatos que são favoráveis ao aborto”. A citação, fora de seu contexto, leva o leitor a interpretações que não correspondem em absoluto à posição do secretário geral em relação a este tema.

Diante disso, o secretário solicitou uma retificação por parte do jornal que foi publicada na edição deste sábado, 21, na página 2, coluna Fórum dos Leitores.

Publicamos abaixo a íntegra do texto

Prezado Senhor Diretor de Redação,

Foi com desagradável surpresa que vi estampada minha fotografia no topo da página A7 da Edição de hoje, sexta-feira, 20 de agosto, com a nota de que eu teria admitido que os católicos votem em candidatos que são favoráveis ao aborto.

Gostaria de expressar, mais uma vez, a posição inegociável da CNBB, que é a mesma do Magistério da Igreja Católica, de defesa intransigente da dignidade da vida humana, desde a sua concepção até a morte natural. O aborto é um crime que clama aos céus, um crime de lesa humanidade. Isso, evidentemente, não significa que o peso da culpa deva recair sobre a gestante. Também ela é, na maioria das vezes, uma grande vítima dessa violência, e precisa de acompanhamento médico, psicológico e espiritual. Aliás, esses cuidados deveriam vir antes de uma decisão tão dramática.

Os católicos jamais poderão concordar com quaisquer programas de governo, acordos internacionais, leis ou decisões judiciais que venham a sacrificar a vida de um inocente, ainda que em nome de um suposto estado de direito. Aqui, vale plenamente o direito à objeção de consciência e, até, se for o caso, de desobediência civil.

O contexto que deu origem à manchete em questão é uma reflexão que eu fazia em torno da diferença entre eleições majoritárias e proporcionais. No caso da eleição de vereadores e deputados (eleições proporcionais), o eleitor tem uma gama muito ampla para escolher. São centenas de candidatos, e seria impensável votar em alguém que defenda a matança de inocentes, ainda mais com dinheiro público. No caso de eleições majoritárias (prefeitos, senadores, governadores, presidente), a escolha recai sobre alguns poucos candidatos. Às vezes, sobretudo quando há segundo turno, a escolha se dá entre apenas dois candidatos. O que fazer se os dois são favoráveis ao aborto? Uma solução é anular o próprio voto. Quais as conseqüências disso? O voto nulo não beneficiaria justamente aquele que não se quer eleger? É uma escolha grave, que precisa ser bem estudada, e decidida com base numa visão mais ampla do programa proposto pelo candidato ou por seu Partido, considerando que a vida humana não se resume a seu estágio embrionário. Na luta em defesa da vida, o problema nunca é pontual. As agressões chegam de vários setores do executivo, do legislativo, do judiciário e, até, de acordos internacionais. E chegam em vários níveis: fome, violência, drogas, miséria... São as limitações da democracia representativa. Meu candidato sempre me representa? Definitivamente, não! Às vezes, o candidato é bom, mas seu Partido tem um programa que limita sua ação. Por isso, o exercício da cidadania não pode se restringir ao momento do voto. É preciso acompanhar, passo a passo, os candidatos que forem eleitos. A iniciativa da Ficha Limpa mostrou claramente que, mesmo num Congresso com tantas vozes contrárias, a força da união do povo muda o rumo das votações.

Que o Senhor da Vida inspire nossos eleitores, para que, da decisão das urnas nas próximas eleições, nasçam governos dignos do cargo que deverão assumir. E que o cerne de toda política pública seja a pessoa humana, sagrada, intocável, desde o momento em que passa a existir, no ventre de sua própria mãe.

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

Chega ao fim o 7º Acampamento Terra Livre

Terminou no último dia 19, a 7ª edição do Acampamento Terra Livre, em Campo Grande (MS). Foram quatro dias de reunião, reivindicações e reencontros de parentes. Uma oportunidade de colocar os problemas vividos para debate e buscar soluções. Nos momentos de denúncia, os indígenas reforçaram a importância da demarcação das terras para a preservação da cultura, da vida em comunidade e da auto-sustentação. O encerramento do evento aconteceu com uma caminhada de dois quilômetros pelas ruas de Campo Grande.

Mais informações, acesse o site do CIMI www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4904&eid=274.

Arquidiocese de Brasília realiza coletiva de imprensa

Para explicar um pouco mais sobre os painéis de debates políticos, a arquidiocese de Brasília realiza, nesta quarta-feira, 25, coletiva de imprensa às 14h30 no auditório Cardeal José Freire Falcão, no subsolo da Cúria de Brasília.

O advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Dr. Marcelo Lavenère e o doutor em Sociologia e assistente social, Dr. Vicente de Paula Faleiros participarão do primeiro painel da arquidiocese que acontecerá na sexta-feira, 27. A entrada é gratuita.

“O objetivo desta proposta não é apontar candidatos, pelo contrário é desenvolver no eleitor um senso critico e explicar o cenário político atual”, afirma a assessoria de imprensa da arquidiocese. “Exploraremos temas sobre o voto, a sua importância e o porquê de ter consciência ao votar”, completa o assessor de comunicação da arquidiocese de Brasília, padre André Lima.

Ex-assessor da CNBB sofre acidente em Campinas e seu estado de saúde é grave

O vigário geral da arquidiocese de Campinas (SP), padre José Antônio Moraes Busch, 77, sofreu traumatismo craniano ao cair do palco de onde proferia uma palestra no sábado, 21, no Colégio Imaculada. Busch, que também é pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Cambuí, estava consciente quando foi socorrido, mas entrou em convulsão e chegou sedado ao hospital Celso Pierro, onde passou uma por cirurgia e está em coma induzido.

Padre Busch foi assessor de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando a comissão ainda se chamava Comissão Nacional de Liturgia (CNL), após o Concílio Vaticano II. Além disso, atuou em diversos trabalhos da reforma litúrgica, e é um dos responsáveis pela tradução do Ordinário da Missa para os países de língua portuguesa, tendo composto a comissão mista Brasil – Portugal.

Segundo o arcebispo de Campinas, dom Bruno Gamberini, o padre precisou ser operado com urgência para a remoção de dois coágulos no cérebro e alívio da pressão intracraniana. Seu estado era grave. “Após cair, ele foi perdendo a consciência, convulsionou e teve que ser entubado”, afirmou o bispo.

A assessoria de imprensa do hospital Celso Pierro informou que após a cirurgia o padre seria encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O palco de onde o vigário caiu tem cerca de um metro e meio de altura. Dom Bruno conta que ele se desequilibrou e bateu com a cabeça no chão. No momento do tombo, Busch falava a uma plateia de aproximadamente 300 pessoas que participava do Encontro de Liturgia e Pastoral, realizado anualmente pela arquidiocese de Campinas.

A última, talvez

Do Site Ecclesia Una

O venerável Tomás de Kempis, na sua Imitação de Cristo, recomenda que participemos de cada missa como se fosse a última de nossas vidas. Um dia realmente assistiremos nossa última missa. Não saberemos, evidentemente. Mesmo se estivermos gravemente enfermos, sempre acharemos que haverá mais uma.
Hoje quando saia da missa dominical pelo corredor central da nave este pensamento me assaltou. A última missa, talvez. A última vez que verei este altar... como já não vejo outros altares dos lugares dos que me mudei. A consciência percorreu num segundo a vida espiritual e tive um calafrio, arrependido de ter ficado tão distraído na celebração. Olhei para trás, para o altar do qual me afastava. "Ah, Deus queria que não seja a última". E dei mais uns passos com o povo que saia. Mas olhei de novo para altar: "Não, não será a última missa, como aquela olhada para o altar não foi a última". E antes de sair, virei-me novamente "Não, queira Deus que não seja a última, como poderei pagar a multidão de meus pecados?". Tenha paciência comigo e tudo te pagarei! (Mt 18, 26)

Sai da Igreja e fui fazer as compras no supermercado. Na volta, meio sem pensar, mudei meu caminho e desnecessariamente passei de novo pela Igreja. Ao ver a torre, lembrei-me do salmo 121. A porta da frente ainda estava aberta. Reduzi a velocidade o suficiente para ver de novo o altar de dentro do carro: "Não, não será a última".
Mas no fundo da minha alma sei que sempre pode ter sido a última.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quer conhecer um pouco mais sobre a oração da Ave-Maria? Então leia este artigo que você passará a amar mais Nossa Senhora.

Por Leniéverson Azeredo Gomes


Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita és tu, entre as mulheres e bendito e o fruto de vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de vossa morte. Amem
.


A oração da Ave-Maria é uma das formas mais bonitas de se pedir algo a Deus por intermédio de Nossa Senhora. A princípio a Ave-Maria constava apenas das palavras do anjo Gabriel e Isabel, respectivamente: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28) e bendita és tu, entre as mulheres e bendito e o fruto de vosso ventre (Lc 1,42).De acordo, com estudos de mariologia do saudoso D.Estevão Bittencourt, só em 1483, começou-se a dizer “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de vossa morte.Amem.
Os mais atentos católicos e os protestantes poderiam se perguntar, de onde vem a parte “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de vossa morte”, se a mesma não consta na Bíblia?Antes da explicação devemos conhecer uma heresia (doutrina não-católica) que prevalecia no início do cristianismo chamado Nestorianismo. Criada por Nestório, um Bispo de Constantinopla, no século V, esta prática herética afirmava que Maria havia gerado apenas o Cristo humano e não Cristo Divino.
Para resolver essa questão, no mesmo século, mais exatamente, em 431, São Cirilo de Alexandria e o III Concílio Ecumênico, reunidos em Éfeso, confessaram que “o Verbo, unindo a si em pessoa uma carne animada por uma alma racional, se tornou homem”.Para o concílio, “a humanidade de Cristo não tem outro sujeito senão a pessoa divina de Deus, que a assumiu e a fez sua desde a sua concepção.Dessa forma, em caráter unânime, declararam que Maria se tornou de verdade Mãe de Deus (Theotókos, em Grego) , pela concepção humana do Filho de Deus em seu seio”.
Muito provavelmente os Padres conciliares usaram a tradição oral da Igreja e a Bíblia.Tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, há registros que embasam a tese de que Maria é a mãe de Deus.Em Filipenses 2,6-7, fala do Kenosis, ou seja, da humildade divina que ao se fazer-se como homem, demonstrou não querer prevalecer sua filial deidade (divindade).
Em Marcos 1,14, mostra que “o Verbo se fez carne e habitou no meio de nós”.Se fez carne através de quem?De Maria, ora bolas! Em Is 7,14, o profeta Isaias, havia ouvido uma profecia divina que “Eis que uma Virgem conceberá e dará a luz a um filho, que se chamará Emanuel”, que significa: “Deus Conosco”. Poderíamos citar também Lucas 1,43, quando Isabel, prima de Maria, exclama com alegria “Donde me vem esta honra de receber em minha casa, a mãe do meu Senhor?
Dessa forma, fica muito difícil a contra-argumentação agnóstica, ateia, herética e protestante de que Maria não é a Mãe de Deus.Maria nunca quis ser Deus, ela quis ser sempre a escrava do Senhor e fazer a vontade d´Ele sempre (Lucas 1,38).
E o trecho “agora e na hora de vossa morte”?Para D.Estevão Bittencourt, sugere que essa parte remete a idéia de todo ser humano que pede a graça de uma boa morte.
A forma atual da Ave-Maria aparece pela primeira vez num Breviário da Ordem dos Cartuxos, em 1563, mas só se generalizou em meados do Século XVIII.

domingo, 15 de agosto de 2010

Santuário de Lourdes reaberto após amaça de bomba

Agência Ecclesia

O Santuário de Lourdes, em França, encontra-se reabdepois de ter sido evacuado este Domingo por causa de uma falsa ameaça de bomba, numa altura em que 30 mil peregrinos estavam no recinto.

A ameaça foi feita através de um telefonema anónimo às 15h00, hora francesa (menos uma hora em Lisboa), que alertava para a existência de quatro bombas no Santuário.

As autoridades evacuaram os peregrinos sem problemas, passaram o recinto a pente fino e, sem encontrar qualquer bomba, autorizaram o regresso dos peregrinos.

Este incidente aconteceu num dia em que se celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora no calendário litúrgico católico, um dia em que regista particular afluência aos santuários marianos.

Nota do Blog: É preciso redobrar a segurança em Santuários Marianos, pois, é notório a existência de fanáticos religiosos, sobretudo protestantes.No Brasil, o santuário de Aparecida sofreu alguns ataques, em especial, em 16 de maio de 1978, quando o herege Rogério Marcos de Oliveira quebrou o vidro do nicho onde se encontrava a verdadeira Imagem de Nossa Senhora Aparecida, na Basílica velha e tentou levá-la consigo. Na fuga, caiu. Dessa forma, a Imagem partiu-se em pedaços. No exato momento em que a Imagem da Padroeira foi quebrada (20h10), a luz elétrica se apagou em todo o Vale do Paraíba!Na tarde daquele dia, uma tempestade de pó varrera a cidade. A ventania fora tão forte que o próprio comercio fechou as portas.Temos de lembrar também do chute a Imagem da Santa por um pastor da IURD, em pleno 12 de outubro de 1995 em Rede Nacional pela TV Record.É preciso dar um basta nisso.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Os membros do FOCUS agora estão presentes em 50 campus

Denver (Agência Fides) – A Associação de Estudantes Universitários Católicos (FOCUS) é uma realidade em rápido crescimento nos capus universitários dos Estados Unidos. Atualmente, existem grupos FOCUS nos colégios de 28 estados (incluindo o District of Columbia). Num comunicado, a associação dos universitários católicos anunciou que, para o ano letivo 2010-2011, outras 8 universidades entraram na lista, elevando o número total de campus geridos pelo FOCUS a 50.
A cada ano, os missionários de FOCUS são enviados em equipes de quatro (ou mais) homens e mulheres nos campi universitários, a convite do bispo local e com o apoio do local Newman Center ou de uma pastoral universitária existente. Desde a sua fundação em 1998, a presença de FOCUS passou de quatro missionários que atendiam um único campus, a mais de 250 deste ano, que vão trabalhar em 50 campus.
"Estamos entusiasmados de ver a crescente demanda e o desejo dos missionários do FOCUS em todo o país", disse o fundador do FOCUS, Curtis Martin. "Os estudantes dos colégios têm uma profunda fome de amor e verdade. Os nossos missionários continuam respondendo ao chamado de Jesus Cristo e da Igreja com generosamente oferecendo aos estudantes o Evangelho e suas vidas ".
Os missionários são geralmente os recém-formados que dedicam dois ou mais anos de suas vidas pós-faculdade para viver a tempo integral junto com seus coetâneos nos campus. Através da amizade,a lealdade e dedicação pessoal, os missionários do FOCUS convidam os estudantes a uma relação pessoal com Jesus Cristo e seguir a Igreja Católica. Em resposta ao chamado da Igreja por uma “nova evangelização", FOCUS busca comunicar o Evangelho aos jovens de maneira dinâmica e culturalmente relevante.

A Caritas leva ajuda a 300 famílias atingidas pela onde de frio

Puno (Agência Fides) – Mais de 300 famílias nas áreas montanhosas de Santo Antônio de Esquilache, província de Puno, receberam ajudas oferecidas pela Caritas. Muitas famílias foram atingidas pela forte onda de frio que continua insistindo nas zona sul dos Andes peruanos. As ajudas consistem em roupas, cobertas, comida e remédios.
Foi dada a prioridade nas distribuição de ajudas às famílias que têm crianças abaixo de cinco anos e aos idosos.
Numa nota enviada à Agência Fides, a Caritas elenca as comunidades rurais que receberam ajudas:
Komerucho, Cruzan e a parte central de San José de Cachipascana. “As nossas comunidades estão agradecidas pela ajuda oferecida pela Caritas Puno, visto que as autoridades regionais e a administração local parece ter se esquecido” – afirma Edilfonso Ticona Aldude, residente naquela área.
No Peru foi declarado estado de emergência em 16 das 25 regiões do território peruano. O frio causou várias mortes e graves danos materiais. A onda de frio é caracterizada por temperaturas que chegam a 23 graus abaixo de zero em algumas áreas da região sul de Puno, que confina com a Bolívia. (Ver Fides 27/07/2010)
O representante da Caritas Puno, Albania Bellota declarou que serão enviadas ajudas também a outras localidades da região de Puno, e recordou que em 17 e 18 de agosto está em programa a entrega de gêneros de socorro às comunidades rurais da província de Lampa, incluindo o distrito de Cabanillas, que se localiza a mais de 4.000 metros do nível do mar, onde as baixas temperaturas são insuportáveis. (CE)

domingo, 8 de agosto de 2010

Gincana Bíblica para Jovens.

     Leniéverson Azeredo Gomes 

    Vem aí a 1ª Gincana Bíblica para Jovens, organizada pelo Grupo de Adolescentes “Ames” e o “Ministério Jovem”, que acontecerá no dia 17 de outubro, na Matriz da Paróquia Santo Antônio, em Campos dos Goytacazes/RJ. Além da gincana com perguntas bíblicas, ao estilo do programa “Bem da Hora”, na TV Canção Nova, terá louvores musicais e oracionais, pregação e adoração. Terá uma taxa, cujo valor ainda está sendo definido pela organização. Traga seu jovem para participar deste dia “que o Senhor está preparando para ele e n`Ele seja exultado”. Maiores informações com Adriana (22) 9816-2128 e Blenda (22) 9897-7240.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ASTROLOGIA, não caia nessa farsa!

Do site Repórter de Cristo

Realmente, muitos e muitos cristãos não conhecem a doutrina da fé .
Por causa dessa ignorância religiosa, muitos católicos abandonam a fé pura para ir beber em fontes poluídas, como diz o profeta Jeremias (cf Jr 2,13).

É triste e chocante o número imenso de católicos – até pessoas que se dizem piedosas – que acreditam na astrologia e se fazem escravos dos astros, professando uma verdadeira idolatria.

Cristo morreu por cada um de nós para que vivêssemos na liberdade de filhos de Deus. E São Paulo disse aos gálatas e a todos nós: É para que sejamos homens livres, que Cristo nos libertou. “Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão” (GI 5,1). Em seguida, o apóstolo advertiu-os sobre o perigo das obras da carne, entre elas a idolatria e as superstições, dizendo que os que as praticarem não herdarão o reino de Deus! (Gl 5,21c).

A Igreja, com base na Bíblia e na tradição herdada dos profetas e dos apóstolos, sempre condenou, veementemente, todas as práticas idolátricas e supersticiosas, uma vez que elas demonstram falta de amor, de confiança e de submissão a Deus. Constitui pecado grave contra o primeiro mandamento da Lei de Deus, que diz: “O Senhor nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor; teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças” (Dt 6,4-5). Advertiu-nos severamente o Senhor:

“Não se ache no meio de ti (…) quem se dê À adivinhação, À astrologia, aos agouros, ao feiticismo, À magia, ao espiritismo, À adivinhação ou À evocação dos mortos, porque o Senhor; teu Deus, abomina aqueles que se dão a essas práticas” (Dt 18,10-1 2a). Nenhum católico pode fechar os olhos e os ouvidos a essa palavra de Deus, sob pena de sucumbir na apostasia.

Santo Agostinho, já no século IV combatia veementemente as superstições e a astrologia. No seu livro A doutrina cristã escreve: Todo homem livre vai consultar os tais astrólogos, paga-lhes para sair escravo de Marte, de Vênus, ou quiçá de outros astros… Querer predizer os costumes, os atos e os eventos, baseando-se sobre esse tipo de observação, é grande erro e desvario. E conclui o santo doutor:

“O cristão deve repudiar e fugir completamente das artes dessa superstição malsã e nociva, baseada sobre maléfico acordo entre homens e demônios… Essas artes não são notoriamente instituídas para o amor de Deus e do próximo; fundamentam-se no desejo privado dos bens temporais e arruínam assim o coração. Em doutrinas desse gênero, portanto, deve-se temer e evitar a sociedade com os demônios que, juntamente com seu príncipe, o diabo, não buscam outra coisa senão fechar e obstruir a estrada de nosso retorno (a Deus).”

Essas palavras fortes do Doutor da Graça são confirmadas pelas palavras de São Paulo, quando advertiu os coríntios de que “as coisas que os pagãos sacrificam, sacrificam-nas a demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais comunhão com os demônios. Não podeis beber ao mesmo tempo o cálice do Senhor e o cálice dos demônios. (…)Ou queremos provocar a ira do Senhor? ” (1 Cor 10,20-21a.22a).

É preciso ficar muito claro a todo cristão que, segundo a tradição dos apóstolos, a astrologia é superstição e idolatria. E todos aqueles que se lhe submetem, desprezam a graça de Deus e se expõem ao poder das trevas.

Por outro lado, a astrologia carece de toda base científica.Se essa superstição tivesse qualquer base científica, a sorte e o destino, como dizem, de irmãos gêmeos, seriam as mesmas, já que nasceram no mesmo dia e horário e sob o mesmo signo. E sabemos que suas vidas são completamente diferentes. Esaú e Jacó eram gêmeos, mas a Escritura está aí para atestar como foram diversos os costumes deles, suas ações, penas e êxitos.

O advogado Danton de Souza fez o mapa astrológico do Brasil e escreveu o livro Predições astrológicas após cinqüenta anos de pesquisa. O livro foi publicado em 1983 e previa que no dia 3 de julho de l991 iria acontecer aqui algo tão terrível, que o astrólogo preferiu calar-se. Agora que passou, ninguém se lembra de nada grave nessa data! Puro engano!

A vida do cristão tem de ser vivida exclusivamente no amor de Deus, submissa à santa vontade dele.Nada de querer buscar poder e previsões do futuro fora de Deus, para não cair nos laços do demônio. Precisamos cada dia aprender a dizer com a Virgem Maria: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a lua palavra ” (Lc 1,38). Só seremos verdadeiramente felizes nesta vida e na eternidade, se aceitarmos a vontade do Senhor para nós.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Secretário geral da CNBB abre segundo dia do Congresso Nacional de Educação Católica

CNBB

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, abriu no dia 22, o segundo dia do Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento começou no dia 21, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, e conta com a participação de mais de 2 mil pessoas, de todo o Brasil.

Segundo dom Dimas, a Educação Católica no Brasil foi fortalecida com a fusão das três antigas entidades AEC, ANAMEC e ABESC na atual Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, a ANEC.

Dom Dimas mencionou que a partilha de metas e objetivos, a comunhão das Entidades Associadas, os novos rumos do ensino católico são contribuições de valor inestimável que o Congresso está oferecendo e ainda mais, "É muito importante que a Escola Católica retorne às suas origens e redescubra sua própria identidade e missão", afirmou o secretário geral da CNBB.
O secretário geral da CNBB afirmou ainda que pretende se reunir com os responsáveis pelas instituições católicas de ensino para propor um Projeto de Lei de Iniciativa Popular. “No Ficha Limpa houve uma mobilização social muito bonita das escolas, com alunos levando fichas para as suas comunidades e recolhendo assinaturas. Imagine se fizéssemos um Projeto de Lei de Iniciativa Popular em prol da melhoria da educação no Brasil, como não seria? Temos aproximadamente 2 milhões de alunos em escolas católicas, se apenas 500 mil se mobilizasse e recolhesse cinco assinaturas, só aí já conseguiríamos 2.5 milhões de assinaturas em apenas um mês. Nós não sabemos a força que nós temos”, afirmou dom Dimas.

Abertura

Após abertura do 1º Congresso Nacional de Educação Católica, o presidente do Conselho Superior da ANEC e Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, proferiu a primeira palestra do Congresso. O tema foi "Educação Católica, identidade e inovações para uma sociedade plural". Dom Joaquim ressaltou que as inovações promovidas pelas Escolas Católicas fazem parte da própria identidade dessas Instituições.

Nota do Blog: É preciso fazer com que as escolas e universidades católicas, tenham professores e funcionários alinhados com a doutrina da Igreja, para evitar notícias como docentes que apoiam o aborto, o sexo antes do casamento, dentre outras coisas. E mais, as escolas católicas, precisam alicerçar valores positivos e buscar elementos que fortaleçam o testemunho de um Deus vivo e eficaz.

Novas mídias, Televisão e Rádio são temas discutidos pelos agentes da Pastoral da Comunicação

CNBB

Os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) discutiram nesta quinta-feira, 22, a relação da Igreja com as novas mídias de comunicação, com a televisão e com o rádio. O debate aconteceu durante o segundo encontro nacional da Pastoral, que começou dia 21, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Mais de 300 lideranças participam da reunião.

“Para viver de forma digna nesse novo mundo da economia digital, é preciso impor valores ético-humanistas à técnica. Dominá-la [a técnica] é fundamental”, disse o presidente para a América Latina da Associação Mundial de Comunicação, Luciano Sathler.

Satlher, um dos conferencistas do encontro, falou sobre inclusão e exclusão a partir das novas tecnologias e das novas mídias. Ele vê a democratização das novas tecnologias como um desafio e defendeu que a Igreja deixe de ser apenas usuárias delas.

“A Igreja precisa deixar de ser apenas usuária, vítima, da tecnologia, mas tornar-se dominadora e produtora de tecnologia. As Comunidades Eclesiais de Base precisam ser focadas em tecnologia”, sublinhou.

Para Sathler, a web 2.0 deve fazer parte do cotidiano da Igreja. “Ainda não percebemos o valor que a Web 2.0 tem para mudar a cabeça da pessoa”, insistiu.

O conferencista questionou a falta de integração da comunicação na Igreja. “Não entendo como os meios [de comunicação] católicos não trabalham integrados”, disse.

Televisão e Rádio

O jornalista Elson Faxina, por sua vez, recordou o papel da TV na sociedade e a classificou como “reflexo antecipado da sociedade amanhã”.

“A TV é como espelho que uso para me corrigir. Que sociedade ela mostra? Não é a sociedade do real, mas a do desejo, a do devir. A televisão propõe nova organização social”, acentuou.

Segundo Faxina, a TV pauta a vida social e, no Brasil, a lógica que prevalece é a do mercado. “A TV no Brasil tem a lógica do mercado que, com a TV Pública, corre o perigo de virar a lógica do poder e não da solidariedade e da democracia”.

Já o padre César Moreira, que por mais de 30 anos atuou na Rádio Aparecida, destacou a importância do rádio no cotidiano das pessoas e também na evangelização. “Rádio faz amigos, informa, presta serviço, faz propaganda, faz humor, polemiza, forma opinião”, disse.

Ele defendeu a capacitação técnica dos que fazem comunicação nos meios da Igreja e também a publicidade nos veículos da Igreja. “Todos os anos fazemos encontro com os anunciantes da Rádio Aparecida e os ensinamos para que vendam mais”, disse.

O encontro da Pascom prosseguiu até sábado, dia 24. Um dos destaques da programação de domingo, dia 25, foi à entrega dos prêmios de comunicação, às 20h, no auditório da TV Aparecida, que transmitiu ao vivo toda a cerimônia.


Nota do Blog: Da mesma forma que os protestantes, os blogs católicos deveriam ter uma associação de classe para juntar forças para a criação de um estatuto aprovado pela maioria de seus membros, estabelecer formação contínua, troca de idéias que produzam soluções a curto prazo, defender a Igreja Católica contra os ataques da mídia secular e ser a opção que contraponha a idéia cultivada pela CNBB de oferecer a outra face ou ter uma relação cordializada com produtores de novelas, cheia de contra-valores.

domingo, 25 de julho de 2010

Corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous

Nossa Senhora apareceu a Santa Bernadette em Lourdes, uma pequena cidade francesa.

O corpo de Santa Benadette, que morreu em 1879, se encontra milagrosamente incorrupto com as articulações flexíveis. Apenas uma ligeira camada de cera foi passada no rosto para evitar a formação de mofo.

Ele está exposto na capela do convento de Saint-Gildard, em Nevers, numa preciosa urna de cristal e metal dourado. Ali, envolvido de imponderáveis sobrenaturais, pode ser visto e venerado por qualquer fiel.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Semear Vocações: Como um chamado gera tantas hesitações e dilemas.

Reflexão por Leniéverson Azeredo Gomes

Ser ou não apto para a missão a qual o Senhor está me chamando a fazer?Parece uma pergunta revestida de dúvidas, não é?De fato, o Senhor Deus incumbe todo batizado a ser “Profeta para as nações” e Ele, capacita todo missionário a desempenhar sua função de forma ungida.
A primeira leitura litúrgica de hoje (Jr 1.1.4-10) nos lembra do profeta Jeremias. Nascido em 650 a.C ele é Filho de Helcias, um dos presbíteros que morava em Anatot – atual Anata – uma cidade que fica 6 km ao nordeste de Jerusalém. Como se percebe, Jeremias era de uma família extremamente religiosa, mas tinha uma personalidade tímida e hesitante.
Dos versículos 4 a 5, do primeiro capitulo do livro que leva seu nome, Deus fala a ele sobre o fato de o conhecer desde “antes de ser modelado no ventre materno”(v.4). Não estranhem isso, Deus havia dito isso, também a Isaias, em Is 49,1. Mas esse discurso divino era direcionado a uma consagração muito mais para uma “missão profética do que a santificação interior”, como a Bíblia de Jerusalém.
Sua hesitação se impõe no versículo 6, quando ele afirma que não está apto a vocação, por ser “ainda uma criança”.Não se deve aqui, considerar a palavra criança no sentido cronológico ou etário, mas sim no sentido de uma alegada “imaturidade espiritual”.
“Desculpas” para se esquivar da missão divina, não é a única registrada no Antigo Testamento. Moisés, em Ex 3,7-12, recebeu de Deus a missão de libertar o povo hebreu que havia sido preso pelo faraó egípcio, mas se esquivou afirmando que era indigno a desempenhar tal incumbência. Como Jeremias, usava características de sua personalidade para fugir da missão.
Moisés era gago e, por isso, afirmava que não tinha voz para pregar “Ah, Senhor! Eu não tenho o dom da palavra; nunca o tive, nem mesmo depois que falastes ao vosso servo; tenho a boca e a língua pesadas”(Ex 4,10).
Deus em ambos os casos, ou seja, tanto a Jeremias quanto a Moisés, dava sempre palavras de animo; de superação das dificuldades e capacitação espiritual. A hesitação dos dois mostra a falta de uma verdadeira visão da palavra Diaconia, quer dizer, do Serviço ao Evangelho.
Mas é claro, que, no caso de Jeremias e Moises, todos sabem, houve uma vitória sobre a hesitação inicial. Ambos desempenharam sua missão profética e se tornaram ao seu tempo, “Profetas e Sinal de Luz para as nações”.
Nos dias atuais, é fácil encontrar muitas pessoas que resistem ao chamado do Mestre. Falam que são tímidos; não tem maturidade suficiente; não tem nada na Igreja que sirva para ele, enfim, um monte do que chamamos, no popular, de conversa fiada. Assumir uma vocação diaconal, ou seja, uma vocação ao serviço do Reino, exige do fidalgo uma conversão interior. Chamado e Vocação não são só sinônimos puros pela semântica, são sinônimos na origem. Vocação vem do latim Voccare, que significa chamar para dentro, aderir de forma particular uma missão pessoal, profissional ou religiosa.
Todo cristão é chamado a uma missão, pois a messe (o trabalho) é grande, mas os operários são poucos (Mt 9,35). O centurião descrito em Mt 8,8 falava para Jesus que “ele não se sentia digno de entrar na morada do Senhor, mas ao escutar uma palavra d´Ele sabia que encontraria a salvação”.Talvez o centurião não soubesse, mas seguia um princípio de São Paulo e Santo Agostinho, respectivamente: “na fraqueza espiritual podia encontrar fortaleza” e “extrair o bem de um mal”.
Poderíamos nos perguntar em que situação Jeremias e Moises ou até você se situaria na Parábola do Semeador (Mt 13,1-9)?Se não recorda, Jesus conta a uma multidão de um lugarejo não identificado essa parábola. Um semeador jogou sementes em cinco lugares distintos: no primeiro, o semeador jogou no meio do caminho e os pássaros comeram, no segundo; jogou num solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda, porem veio um sol forte e queimou a planta por falta de raízes, no terceiro lugar; jogou no meio de espinhos, estes cresceram e sufocou a planta, no quarto lugar; jogou em terra boa, deram frutos, muitos frutos.
Se você quer dicas preciosas para a resposta, leia entre os versículos 18 e 23, do mesmo capítulo 19 de Mateus. Quem sabe a resposta estimule você a assumir verdadeiramente a sua vocação cristã.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Jesus tinha irmãos ou não? Como desconstruir uma visão errada sobre o assunto?

 Leniéverson Azeredo Gomes



      Jesus tinha irmãos ou não?A liturgia de hoje traz a berlinda esta polêmica bíblica descrita em Mt 12, 46-50. Varias vertentes protestantes, algumas edições de revistas científicas, ateus e agnósticos, dizem que Maria, a mãe de Cristo teve mais filhos. Novamente entra em cena o conceito luterano da Sola Scriptura (Só a Escritura), onde se pinça um texto para manipular um contexto para fins de pretexto.

   Para compreender a questão, vamos dividir a explicação em três:

   a)O conceito de irmão em hebraico, grego e aramaico;
       b) Personagens principais envolvidos e
       c) Juntar as peças do quebra-cabeça.

a) O conceito de irmão em hebraico, grego e aramaico:


     Vejam o que diz a bíblia de Jerusalém – uma das edições católicas específicas para estudo da interpretação das Sagradas Escrituras - diz sobre isso:

    “Há diversas menções de “irmãos” (e “irmãs”) de Jesus (13,55; Jo 7,3; At 1,14; 1 Cor 9,5; Gl 1,19).Embora tendo o sentido primeiro de “irmão de sangue”, a palavra grega usada (adelphos), assim como a palavra correspondente em hebraica e aramaico, pode designar relações de parentesco mais amplas (Gn 11,27;13,8;29,15; Lv 10,4), e principalmente um primo irmão (1 Cr 23,32). O grego possui outro termo para “primo”(anèpsios).Em Cl 4,10, atesta-se o único emprego deste termo no Novo Testamento.
     O livro de Tobias, entretanto, mostra que ambas as palavras podem ser indiferentemente usadas para falar da mesma pessoa: cf. 7,2 “nosso irmão Tobit” (adelphós ou anèpsios conforme os manuscritos).
Desde a patrística – dos primeiros padres da Igreja, a interpretação predominante viu nesses “irmãos” de “Jesus”, de acordo com a crença na virgindade perpétua de Maria. “Além disso, isto concorda com Jo 19,26-27 o qual deixa supor que, na morte de Jesus, Maria estava sozinha”.

       b) Personagens principais envolvidos;

     • As 3 “Marias”:Maria Santíssima, Maria Madalena e Maria de Cléofas;
     • Os tais “irmãos” de Jesus: os apóstolos de Cristo Tiago, José, Simão e Judas (não o que traiu Jesus);
     • Outro Tiago;
     • João
     • José (pai adotivo de Jesus);
     • Alfeu;
     • Zebedeu

c) Juntar as peças do quebra-cabeça.

   Entre os versículos 46 e 49, do capítulo 12 de Mateus, fala, pelo menos, a expressão “a mãe e os “irmãos”” de Jesus.Os versículos 55 e 56 do capítulo 13 de Mateus, nos lembra a filiação terrena de Cristo – Ele era filho adotivo de um certo carpinteiro (José) e biológico de Maria Santíssima -, fala de “irmãs” e relaciona os tais “irmãos” de Jesus : Tiago, José, Simão e Judas.
   O desavisado poderia concluir que, de fato, os quatro discípulos eram irmãos de sangue de Cristo, o que levaria a crer numa espécie de nepotismo na escolha de parte dos seus doze apóstolos. No entanto, o trecho da passagem de At 1, 13-14, começa a dar uma ducha de água fria, quando diz:
“Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago (FILHO DE ALFEU), Simão (o Zelador ou Zelota) e JUDAS (IRMÃO DE TIAGO). Todos eles perseveravam juntos em oração (...) com Maria, mãe de Jesus, e os” irmãos” dele”. (Ed. Ave-Maria)

   Nota-se que há dois “Tiagos” no intervalo do capítulo. Um deles já começa a ser caracterizado como o filho de Alfeu e irmão de Judas. A nota da edição Bíblica Ave-Maria para o versículo 17, do capitulo 12, elucida que esse Tiago, tratado como “irmão” de Jesus, era, na verdade o Tiago Menor – o que deduz ser Maior o outro Tiago.
     Portanto sabemos quem é o Tiago Maior e o Menor. O capitulo 10, do livro de Mateus, narra a escolha dos apóstolos por Jesus. Nos versículos dois, três e quatro deste capítulo Cristo chama três blocos de apóstolos, dos mais aos menos ligados a ele, segundo nota “d” da Bíblia de Jerusalém, acompanhem:
   “Estes são os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão(Pedro), depois André, seu irmão.TIAGO, FILHO DE ZEBEDEU, e JOÃO, seu IRMÃO.Felipe e Bartolomeu.Tomé e Mateus, o publicano. TIAGO, FILHO DE ALFEU, e TADEU (JUDAS). SIMÃO, o Cananeu, e Judas Iscariotes (que traiu Jesus)”.
       É preciso lembrar que o primeiro Tiago (irmão de João – João Boanerges, autor do quarto evangelho e do livro do Apocalipse), descrito na passagem era o Tiago Maior e o segundo Tiago (irmão de Judas ou Tadeu) era o Menor.
     É importante frisar também, que, Tiago Maior e seu irmão João eram creditados, na passagem, filhos de Zebedeu e o Tiago Menor e o seu irmão Tadeu (Judas) eram filhos de Alfeu.
    Se relermos o texto de Mateus 12, 46-49, iremos perceber que os dois Tiagos eram filhos de filhos de pais diferentes e não de José, esposo de Maria Santíssima: o primeiro de Zebedeu e o segundo de Alfeu.Mas não diz quem é a mãe dos dois, mas seriam de Nossa Senhora, então?Não.
    Vamos por partes. Em Mateus 27, 56, relata três mulheres que estavam perto da cruz de Jesus: Maria Santíssima, Maria Madalena e Maria (mãe de Tiago e de José) e a mãe dos filhos de Zebedeu.Na nota “d” da Bíblia de Jerusalém, referente ao texto de Jo 19,25, fala de uma outra Maria, a de Cleofas.
   De acordo com a biografia, organizada pelo Professor Felipe Aquino, “Cléopas era um dos dois discípulos que no dia da ressurreição de Jesus, voltando a Emaús ao término das celebrações pascais, foram alcançados na estrada e acompanhados pelo Ressuscitado, que reconheceram somente depois de terem sido advertidos e terem generosamente oferecido hospitalidade. Se dermos uma olhada à etimologia do seu nome, descobrimos que Cléopas e Alfeu são a transcrição e a pronúncia do mesmo nome hebraico Halphai, ou dois nomes usados pela mesma pessoa. Conclui com isso que, Cléopas e Alfeu seja o pai de Tiago, o Menor e José, isto é, primos do Senhor. No evangelho de João, Maria, mãe de Tiago e José, é chamada de esposa de Cléopas, e irmã, em sentido mais ou menos próprio, da Mãe de Jesus”.
      Já sabemos que Alfeu (Cleofas) e Maria de Cleofas – irmã biológica da mãe de Jesus-, são pais de Tiago Menor, José, Judas Tadeu e Simão, o Cananeu.Compreendemos também que, Zebedeu é pai de Tiago Maior e João, o Evangelista, mas o versículo 55, do capítulo 27 de Mateus conta sobre sua existência, mas não diz o seu nome .Compreendida a charada?

domingo, 18 de julho de 2010

16ª Semana do Tempo Comum - segunda-feira – 19 de julho.

Moisés, o profeta, por chamado divino, libertou o povo hebreu que tinha sido escravizado pelo faraó do Egito. A leitura de Miquéias 6,1-4.6-8 nos lembra essa narrativa pascal do livro do Êxodo 14,5-25. O profeta foi duramente criticado pelo povo hebreu por julgarem “abandonados” por Deus. Afinal, eles o questionavam “Não seria melhor nos deixar no Egito? Deixa-nos servir os egípcios! É melhor ser escravo dos egípcios a morrer no deserto” (Ex 14,12). No entanto, o Pai sempre os orientavam, através de Moisés, a não desanimar, não temer e continuarem a trilhar o caminho da libertação até a Terra Prometida.
Assim como o povo hebreu no deserto, o Pai nos estimula a sairmos do jugo (prisão) do pecado e buscarmos a trilhar o caminho. Moisés pela unção divina, abriu o Mar Vermelho para que os hebreus pudessem passar e o fechou para que os inimigos não pudessem atingi-los. (Ex 14,21-22). Podemos deliberar que o Criador pelo poder do Teu Espírito, os ajudava a transpor todos os obstáculos que impedem de correr para a vida de santidade.
Não podemos esperar que Deus faça uma grandiosa ação para compreendermos o seu sinal. O verdadeiro simbolismo da presença d´Ele não está em eventos alegóricos como descrito na passagem em que Jonas foi engolido pela baleia e dentro dela ficou três e três noites (Mt 12, 40-42); está na ressurreição de Jesus no terceiro dia.
Nos dias de hoje, Deus também nos convida a enxergar a nossa vida.Ele quer nos libertar do jugo do pecado.Basta apenas aceitar que, em nossas vidas, há estruturas que nos aprisionam.
Assim como os Hebreus podemos achar que a trilha de santidade, não seja tão melhor quanto o nosso pecado de estimação, pois Deus é maior que Jonas e maior

Convite para a oitava edição do Segue-Me- Chamados a Vida.

Amigo,

Você e sua família estão convidados a participar de um dos maiores encontros da Diocese de Campos: 8º Segue-me Chamados à vida, que traz neste ano o lema “Arrependa-te e retorna ao primeiro amor". Serão três dias de adoração e comunhão: de 23, 24 e 25 de julho no Ciep de Ururaí, em Campos.

Para se inscrever, basta ir à paróquia de Santo Antônio, no Jardim Carioca, ou na Livraria Diocesana no centro.

O retiro é realizado pela Comunidade Missão Malaquias, fundada pelo padre Paulo Henriques Barreto. A oitava edição do Segue-me contará com a participação da cantora Olívia Ferreira, do cantor Fabiano de Oliveira, além da Missão Novo Ardor.

Nas celebrações, presenças confirmadas do padre Paulo Henriques, Padre Giovanni, do bispo de Campos Dom Roberto Gomes Guimarães e de diversas comunidades católicas.

Nós, consagrados, vocacionados e amigos da Missão Malaquias esperamos por você!



“Arrependa-te e retorna ao primeiro amor" Apocalipse 2,5b

16ª Semana doTempo Comum - Escolher a melhor parte

Do site Ecclesia Una

Neste Domingo somos chamados a contemplar Cristo e ouvi-lo em suas palavras. No evangelho é muito bem representada esta ação na figura de Maria, que põe-se aos pés de Cristo para escutá-lo e, ouvindo os ensinamentos do Mestre, se dispõe a fazer sua plena vontade, põe-se em atitude de serviço. Na primeira leitura é caracterizada a figura de Abraão, que serve ao Deus todo poderoso, e sugestiva e intrigante é a figura dos homens que apresentam-se a ele: três homens, representando as três pessoas da Santíssima Trindade.

Assim como Abraão, nós somos convidados a este constante ato de serviço: Humilhar-se diante de Deus, chorar nossas mágoas e pecados, reconhecermo-nos indignos de tamanha misericórdia, para que desta forma ela se manifeste em profusão.

Mas, se por um lado temos a figura de Maria, que põe-se a serviço e está em constante atenção para a mensagem de Jesus, por outro lado temos a figura de Marta, que ocupada com os afazeres da casa, não colocou-se aos pés de Jesus para compreender sua mensagem salvífica. Jesus então lhe diz: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10, 41-42).

Fico pensando como estas palavras de Jesus incidem tão fortemente na sociedade hodierna. Quantas vezes os afazeres deste mundo “sufocam”, por assim dizer, o que realmente é essencial em nossa vida. E não seria extremismo meu dizer que o único essencial em nossa vida é Deus. Não precisamos nos ater a coisas supérfluas, desnecessárias, às quais não nos trará nenhum bem espiritual.

Sei muito bem quão difícil é falar e, mais ainda, combater o espírito de extravagância e de consumismo que este mundo relativista propõe. Porém, urge cada vez mais alto a nós cristãos, tomarmos ciência deste dever e pô-lo em prática. Mesmo que seja o mundo um instrumento de perseguição, mas quem está sob a proteção de Deus, quem se põe sob sua segurança e quem deseja cumprir sua vontade, será sempre amparado por Ele e poderá anunciar, sem nenhum temor, as diversidades de ensinamentos às quais nós devemos combater com o Santo Evangelho e o ensinamento da Santa Mãe Igreja.

Colocar-se aos pés de Cristo é, também, estar em adesão com os seus ensinamentos; e os deixados por Ele para a Sua Igreja. É saber da necessidade de estarmos sempre atuantes, combatendo as forças do mal. Dirá Pascal: "Cristo morreu de braços abertos, para que nós não vivamos de braços cruzados." E quantos, infelizmente, cruzam os braços e esquecem-se da missão à qual são chamados.

São Paulo irá dizer na segunda leitura: “Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar em minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos” (Cl 1, 24-26).

Ora, se até Paulo servia a Igreja, quem são hoje tais pessoas que, injustamente, atacam a Igreja e buscam ferir a integridade de seu corpo? Nosso Senhor confiou a Igreja a missão de perpetuar a sua presença na terra, de prefigurar o Seu Reino vindouro, ao qual ansiosos esperamos. Quantos dizem que a Igreja deve ser “reformada”, que é antiquada, retrógrada? Ao invés de reformar a Igreja, reformem seus corações que se fecham a Jesus e à palavra imutável que Ele deixou à sua Igreja.

Peçamos à Virgem Maria o dom da escuta e da humildade, para que, também nós, possamos colocar-nos aos pés de Cristo e escolhermos a “melhor parte”, a qual nem o mundo poderá tirar-nos. T

Fraternalmente em Cristo Jesus e Maria Santíssima!

sábado, 17 de julho de 2010

Bento XVI escreve aos católicos da Terra Santa

Agência Ecclesia

O Papa Bento XVI enviou uma carta aos católicos da Terra Santa, através do Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal. A ocasião foi o agradecimento pela viagem apostólica realizada à República de Chipre, de 4 a 6 de Junho .

Segundo o site do Patriarcado Latino de Jerusalém, que publicou a Carta, Bento XVI agradece a Dom Twal "pelo caloroso acolhimento" que lhe foi reservado durante a visita. "Fiquei muito feliz em comprovar pessoalmente como muitos católicos cipriotas de antiga tradição latina tenham permanecido fiéis a seu rico patrimônio , graças ao seu atencioso cuidado pastoral" – escreve o Pontífice, declarando-se ainda satisfeito por constatar que a comunidade católica continua a enriquecer-se de fiéis latinos locais e também de imigrantes oriundos de outros continentes, em especial da Europa, da África e da Ásia.

"A minha oração – conclui Bento XVI – é que todos os católicos latinos da Terra Santa, com as suas línguas, costumes e respectivas tradições, se empenhem em colaborar como irmãos e irmãs para se tornarem exemplo luminoso de união indissolúvel na caridade, sinal distintivo da Igreja.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Mensagem do Dia.

Leniéverson Azeredo Gomes

Seja feliz no dia de hoje.
A cada dia, basta seu cuidado.
Tenha certeza de que Deus é fiel.
Mais puro que o mel.

Jesus te ama e lhe quer bem.
Ainda que os montes se levante.
Há um Deus que quer ver você ir além.

Creia que algo muito bom lhe irá acontecer.
Erga a cabeça e não desista dos seus sonhos.
Faça cada dificuldade como mecanismo que te faz crescer.
Seja feliz ainda que o mundo lhe induza a tristeza.

Boa tarde e segure a sua benção.

terça-feira, 13 de julho de 2010

20 Passos importantes para um voto consciente - O blogueiro recomenda

1. Procure um candidato que possua os valores e as virtudes que você deseja para a sua família.
2. Não aceite argumentos como rouba mas faz, rouba mas ajuda os pobres, política é assim mesmo, todo mundo faz igual.
3. Cuidados com os candidatos que têm soluções para tudo. Será que suas promessas são viáveis?
4. Procure candidatos com programa de trabalho em favor da comunidade.
5. Procure um candidato conhecido por seu trabalho pela coletividade.
6. Cuidado com as campanhas milionárias. Quem paga por elas, espera retorno.
7. Evite os nomes de candidatos envolvidos em escândalos de corrupção.
8. Procure candidatos dispostos a prestar contas de seus atos, durante todo o seu mandato.
9. Evite o candidato que só aparece em época de eleição.
10. Não vote em troca de favor. O seu voto vai custar caro.
11. Não deixe de votar, valorize o seu voto
12. Não vote contrariando a sua opinião, o seu voto é secreto
13. Não vote para contentar parentes ou amigos, escolha o melhor candidato
14. Não venda o seu voto, garanta a sua liberdade de escolha
15. Não troque o seu voto por favores, o seu voto é livre e soberano
16. Não vote sem conhecer a capacidade e o programa do candidato
17. Não vote sem conhecer a competência e o passado do candidato
18. Não vote sem conhecer o caráter do candidato, o seu voto merece respeito
19. Não deixe nenhuma pesquisa mudar o seu voto, use de sua firmeza
20. Não vote em candidato com Ficha Suja, deve ser Ficha Limpa

Fontes: Ordem dos Advogados do Brasil/PR e Movimento Nacional Pela Valorização do Voto - Monav Nacional

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Formações - Posso me casar na Igreja com alguém não católico? *É preciso muito respeito para com a fé do outro*

Cresce o número de jovens católicos e protestantes, ou de outras religiões,
que namoram, desejam se casar na Igreja Católica e perguntam se podem
fazê-lo. Antes de tudo é preciso compreender que há duas situações
diferentes: uma é o “casamento misto” – entre um católico e uma pessoa não
católica, mas batizada em uma comunidade eclesial cristã. Um outro caso é
quando há “disparidade de culto”, isto é , o casamento entre um católico e
uma pessoa não batizada, não cristã. O Catecismo da Igreja Católica (CIC)
diz que:

“Em muitos países, a situação do casamento misto (entre católico e batizado
não católico) se apresenta com muita frequência. Isso exige uma atenção
particular dos cônjuges e dos pastores. O caso dos casamentos com
disparidade de culto (entre católico e não batizado) exige uma circunspeção
maior ainda (CIC §1634).
A Igreja pode autorizar o matrimônio desde que obedeçam a certas
exigências. Antes de tudo é preciso que se amem e cada um respeite o outro e
sua fé, vivendo cada um, a seu modo, a fidelidade a Cristo. A Igreja não
deixa de lembrar as dificuldades que podem surgir nessa união, pois a fé é
um ponto básico na unidade do casal. O católico, por exemplo, gostará de ter
em sua casa o crucifixo e outras imagens para venerar; bem como rezar o
Rosário de Nossa Senhora, entre outros. Já a outra parte pode não aceitar
isso. Mais difícil ainda pode ser quando o outro cônjuge não cristão não
aceitar a própria fé em Cristo do outro ou querer praticar cultos que a fé
da Igreja não aceite. E a grande preocupação da Igreja é com relação à
educação dos filhos. O Catecismo diz que:

“A diferença de confissão entre os cônjuges não constitui obstáculos
insuperável para o casamento, desde que consigam pôr em comum o que cada um
deles recebeu em sua comunidade e aprender um do outro o modo de viver sua
fidelidade a Cristo. Mas nem por isso devem ser subestimadas as dificuldades
dos casamentos mistos. Elas se devem ao fato de que a separação dos cristãos
é uma questão ainda não resolvida. Os esposos correm o risco de sentir o
drama da desunião dos cristãos no seio do próprio lar. A disparidade de
culto pode agravar ainda mais essas dificuldades. As divergências
concernentes à fé, à própria concepção do casamento, como também
mentalidades religiosas diferentes, podem constituir uma fonte de tensões no
casamento, principalmente no que tange à educação dos filhos. Uma tentação
pode então apresentar-se: a indiferença religiosa” (CIC §1635.)

A Igreja exige nos casos acima citados a autorização expressa da autoridade
eclesiástica, normalmente do bispo. E exige que os noivos se comprometam a
educar os filhos na fé católica. Afirma o Catecismo:
“Conforme o direito em vigor na Igreja Latina, um casamento misto exige,
para sua liceidade, a permissão expressa da autoridade eclesiástica. Em caso
de disparidade de culto, requer-se uma dispensa expressa do impedimento para
a validade do casamento. Esta permissão ou esta dispensa supõem que as duas
partes conheçam e não excluam os fins e as propriedades essenciais do
casamento, e também que a parte católica confirme o empenho, com o
conhecimento também da parte não-católica, de conservar a própria fé e
assegurar o batismo e a educação dos filhos na Igreja católica” (CIC §1636).

Portanto, para um (a) jovem católico (a) que namora uma pessoa de outra
religião, esta será a primeira questão a ser discutida com o (a) companheiro
(a). Será que ele (a) aceita isso? O Código de Direito Canônico da Igreja
afirma:

Cân. 1124 – “O matrimônio entre duas pessoas batizadas, das quais uma tenha
sido batizada na Igreja católica ou nela recebida depois do batismo, e que
não tenha dela saído por ato formal, e outra pertencente a uma Igreja ou
comunidade eclesial que não esteja em plena comunhão com a Igreja católica,
é proibido sem a licença expressa da autoridade competente”.

E sobre a disparidade de culto confirma o Código o seguinte:

Cân. 1086
§ 1 – “É inválido o matrimônio entre duas pessoas, uma das quais tenha sido
batizada na Igreja católica ou nela recebida e que não a tenha abandonado
por um ato formal, e outra que não é batizada.
§ 2. Não se dispense desse impedimento, a não ser cumpridas as condições
mencionadas nos cânn. 1125 e 1126”.

Cân. 1125 – “O Ordinário local [Bispo] pode conceder essa licença, se
houver causa justa e razoável; não a conceda, porém, se não se verificarem
as condições seguintes:

1°- a parte católica declare estar preparada para afastar os perigos de
defecção da fé, e prometa sinceramente fazer todo o possível a fim de que
toda a prole seja batizada e educada na Igreja católica;

2°- informe-se, tempestivamente, desses compromissos da parte católica à
outra parte, de tal modo que conste estar esta verdadeiramente consciente do
compromisso e da obrigação da parte católica;

3°- ambas as partes sejam instruídas a respeito dos fins e propriedades
essenciais do matrimônio, que nenhum dos contraentes pode excluir.

Cân. 1126 - “Compete à Conferência dos Bispos estabelecer o modo segundo o
qual devem ser feitas essas declarações e compromissos, que são sempre
exigidos, como também determinar como deve constar no foro externo e como a
parte não-católica deve ser informada”.

E como deve ser celebrado o matrimônio nesses casos? O Código de Direito
exige o seguinte:

Cân. 1127
§ 1. – “No que se refere à forma a ser empregada nos matrimônios mistos,
observem-se as prescrições do cân. 1108; mas, se a parte católica contrai
matrimônio com outra parte não-católica de rito oriental, a forma canônica
deve ser observada só para a liceidade; para a validade, porém, requer-se a
intervenção de um ministro sagrado, observando-se as outras prescrições do
direito.

§ 2. Se graves dificuldades obstam à observância da forma canônica, é
direito do Ordinário local da parte católica dispensar dela em cada caso,
consultado, porém o Ordinário do lugar onde se celebra o matrimônio e salva,
para a validade, alguma forma pública de celebração; compete à Conferência
dos Bispos estabelecer normas, pelas quais se conceda a dispensa de modo
concorde.

§ 3. Antes ou depois da celebração realizada de acordo com o § 1, proíbe-se
outra celebração religiosa desse matrimônio para prestar ou renovar o
consentimento matrimonial; do mesmo modo, não se faça uma celebração
religiosa em que o assistente católico e o ministro não-católico, executando
simultaneamente cada qual o próprio rito, solicitam o consentimento das
partes.

Cân. 1128 – “Os Ordinários locais e os outros pastores de almas cuidem que
não faltem o cônjuge católico e aos filhos nascidos de matrimônio misto o
auxílio espiritual para as obrigações que devem cumprir, e ajudem os
cônjuges a alimentarem a unidade da vida conjugal e familiar”.

Cân. 1129 - As prescrições dos cân. 1127 e 1128 devem aplicar-se também aos
matrimônios em que haja o impedimento de disparidade de culto, mencionado no
cân. 1086,
§ 1.Como nem sempre é fácil interpretar essas normas da Igreja, a providência
primeira será procurar o pároco e conversar com ele sobre o seu caso.

*Felipe Aquino,_._,___*

ÁSIA/CHINA - Profissão religiosa em diversas congregações femininas chinesas

Pequim (Agência Fides) – Nos últimos dias, as religiosas de diversas congregações da China continental emitiram os votos temporários ou perpétuos, segundo informações recebidas pela Agência Fides. Duas religiosas da congregação de Nossa Senhora do Bom Conselho da diocese de Heng Shi, na província de Hebei, emitiram os primeiros votos temporários e outras 4 irmãs renovaram os votos na mesma ocasião. A liturgia foi presidida por Dom Pietro Feng Xin Mao e concelebrada por 23 sacerdotes, com a participação de cerca de quarenta religiosas da mesma congregação e centenas de fiéis.
As noviças da Congregação do Divino Amor da Diocese de Lin Yi, na província de Shan Dong, emitiram os primeiros votos. Dom Fang Xing Yao, Bispo ordinário da diocese, que presidiu a liturgia, ressaltou a importância da vocação à vida consagrada, e exortou as religiosas a recordarem sempre as promessas feitas ao “Esposo Jesus” para serem sempre dignas deste nome. Irmã Teresa Wang Jian Xia, da congregação do Sagrado Coração de Jesus da diocese de Da Tong, na província de Shan Xi, emitiu os votos temporários em 24 de junho, no dia de São João Batista.

Dois milhões de pessoas vivem nas ruas, 600 mil sem-teto

Porto Príncipe (Agência Fides) – No Haiti, depois de seis meses do terremoto, existem ainda cerca de 2 milhões de pessoas que vivem nas ruas. Cerca de 1.300 tendas de emergência, tornaram-se morada fixa de muitas pessoas. São 600 mil os sem-teto longe das áreas de residência que ainda dependem das agências humanitárias. Todos lutam pela sobrevivência. As crianças estão desnutridas, é preciso higiene e assistência médica de base. Além disso, faltam eletricidade e água potável. Um quadro desolador da situação foi reiterado nas últimas horas pelas agências internacionais empenhadas no local do terremoto que matou 230.000 haitianos. Estas agências internacionais continuam fornecendo água e serviços de saúde a milhares de deslocados.
Foi enviada à Agência Fides uma nota da Caritas do Haiti, onde Dom Pierre-André Dumas, Presidente desta instituição, junto com a Caritas Internacional declararam que conseguiram ajudar mais de 2,3 milhões de haitianos. “A Caritas – disse Dom Dumas – forneceu água, comida, alojamento de emergência, primeiros socorros e ajudas necessárias e urgentes no valor de 46.8 milhões de dólares USD (cerca de 37.4 milhões de euros). São cerca de 1 milhão e quinhentos mil pessoas que recebem ajuda e quase 400.000 pessoas estão registradas no programa de assistência médica”.
O responsável para o Haiti da Cruz Vermelha, Alastair Burnett, afirmou: “o que estamos fazendo não poderá durar par sempre. Não temos recursos infinitos”. Burnett sublinhou que a higiene é um problema muito mais amplo da reconstrução urbana, que vai além da capacidade e da competência da agência humanitárias.
Um relatório do senador estadunidense John Kerry, Presidente da Comissão das Relações Exteriores, indica a falta de liderança, os desacordos entre os doadores e a desorganização, como as razões fundamentais porque muitos haitianos não receberam ainda a ajuda que deve ser dada. “A reconstrução foi colocada em dúvida. Os escombros estão ainda espalhados pelas ruas, a maior parte dos edifícios está danificada e muitas tendas estão em precárias condições, estão em todo lugar. Um emblema é o palácio presidencial que permanece ainda nas ruínas, sem algum sinal de reconstrução” – lê-se no relatório do Senado dos E.U.A.
Também a Caritas está organizando planos de reconstrução para os próximos cinco anos. Dom Óscar Andrés Cardinal Rodríguez Maradiaga, S.D.B., Presidente da Caritas Internacional, propôs uma reflexão intitulada “A oportunidade de construir um Haiti melhor” dentro do relatório elaborado pela Caritas Internacional “Nova Esperança para o Haiti, após seis meses do terremoto”, onde pede a todos para que apóiem a iniciativa de reconstrução do país porque faltam escolas, casas e muitas outras coisas. “Ainda hoje, muitas pessoas na capital e também nos arredores precisa de ajudas, devemos pensar em sua saúde, em sua alimentação e também pensar na educação. Não podemos nos esquecer do Haiti”. (CE) (Agência Fides, 10/07/2010)

Links:
Relatório da Caritas Internationalis
http://www.caritas.org/includes/pdf/HaitiSixMonths.pdf

Brasil: Bodas de ouro episcopais de D. Clemente Isnard

Fonte: Agência Ecclesia

No dia 10 de Julho, no mosteiro de S. Bento do Rio de Janeiro, celebrou-se uma Eucaristia solene presidida pelo Arcebispo metropolita D. João Tempesta Orani, em acção de graças pelos 50 anos de vida e ministério episcopal de D. Clemente Isnard.
O prelado, com 93 anos, é um grande liturgista brasileiro e foi um grande trabalhador na reforma litúrgica, sendo a única voz de língua portuguesa no Consilium ad exequendam Constitutionem de sacra liturgia.
Ordenado bispo em 1960, foi enviado da diocese de Nova Friburgo (1960-1992) e bispo emérito aceitou ser vigário geral da diocese de Duque de Caxias (1992-2004). Actualmente reside no mosteiro de S. Bento do Rio.
Na CNBB e no CELAM foi por muitos anos responsável pelos organismos dedicados à liturgia e foi também vice-presidente da CNBB (1979-1982).
Segundo D. Clemente Isnard “Jubileu é pausa no caminho para a eternidade. Pausa que, de um lado incita a um olhar retrospectivo, e de outro lado, inspira novos anelos, pois ainda resta parte da estrada a percorrer”.
Mantendo-se um espírito livre, diz: “À medida que a idade vai chegando, eu me sinto cada vez mais livre para escrever o que penso”. Todavia, “a liturgia é o lugar do encontro da pessoa humana com Deus”, sendo a vida da própria Igreja.
Por feliz coincidência, porque a referida celebração estava prevista para o dia 25 de Julho, a festa aconteceu na conclusão do retiro anual do mesmo mosteiro beneditino realizado de 4 a 10 de Julho.
A comunidade monástica é constituída por 40 monges e o Abade D. Roberto Lopes. Este ano os exercícios espirituais foram orientados pelo Pe. José Manuel Cordeiro, da Diocese de Bragança e Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma.
Além dos monges participaram nas celebrações e nas conferências mais 10 Irmãs Beneditinas e 1 Padre diocesano. No dia 11 de Julho celebrou-se solenemente a festa do Patriarca S. Bento com milhares de fiéis.
O mosteiro de S. Bento foi fundado em 1590. A sua igreja dedicada a Nossa Senhora de Monsserrat é uma obra-prima. O seu interior é riquíssimo, totalmente forrado forrado com talha dourada que vai do estilo barroco de fins do séc. XVII ao rococó da segunda metade do século XVIII.
A sua adaptação ao espírito conciliar é muito bem conseguida segundo o princípio da nobre simplicidade.

Terremoto no Haiti lembrado seis meses depois

Fonte: Agência Ecclesia

O sismo que provocou mais de 220 mil mortos no passado dia 12 de Janeiro, no Haiti, é lembrado esta segunda-feira na oração da comunidade ecuménica de Taizé.
A comunidade convida “todos os que o puderem fazer a rezar pelo povo do Haiti”, sozinhos ou em grupo, no dia 12 de cada mês, durante 12 meses.
Entretanto, a Província Portuguesa da Congregação de S. José de Cluny agradeceu todos os donativos recebidos para ajudar as Irmãs do Haiti na reconstrução das escolas e outros edifícios que foram atingidos e danificados pelo sismo.

Cuba: Igreja Católica anuncia libertação de mais cinco presos políticos

Vaticano fala em mudança e saúda as «boas notícias»
Fonte: Agência Ecclesia

A arquidiocese de Havana revelou este Sábado que mais cinco presos políticos cubanos serão libertados em breve e enviados para Espanha.
Normando Hernández, Julio César Gálvez, Omar Ruiz, Mijail Bárzaga e Ricardo González vão juntar-se aos que já tinham sido anunciados como os primeiros a serem soltos.
Ao todo, 52 dissidentes tiveram a liberdade prometida pelo governo cubano após negociações com a Igreja Católica e o ministério dos negócios estrangeiros de Espanha.
Para o Vaticano, a libertação de prisioneiros políticos, representa uma mudança.
"O mundo olha com esperança para a novidade que vem de Cuba", afirma o director da sala de imprensa da Santa Sé, Federico Lombardi, no seu editorial para o programa “Octava Dies”, do Centro Televisivo Vaticano.
Para este responsável, é justo se fale em "transformação" e que o "mundo olhe com esperança para as novidades que chegam".
"Boas notícias que esperávamos há algumas semanas, sinais significativos que desejamos indiquem um progresso estável através daquele clima de renovada convivência social e política que todos queremos para a nação cubana", assinalou o Pe. Federico Lombardi.

Falando de um "passo importante", o porta-voz do Vaticano lembra “o papel desempenhado pela Igreja” em Cuba neste processo.

15ª Semana do Tempo Comum – Segunda-Feira

A liturgia de hoje nos questiona sobre o verdadeiro culto divino. Na primeira leitura retirada do livro de Isaias 1, 10-17, o Senhor critica categoricamente àqueles que dão oferendas inadequadas a Ele.Muitos davam Holocaustos – certo tipo de sacrifício -, bois , cordeiro e até sangue de animais (v 10-12).
Para Deus, tudo isso era um crime de heresia, caracterizado na passagem pela palavra moléstia (v.14). Para Ele, o caracteriza um verdadeiro culto é realizar boas obras, preces e iniciativas apostólicas, vida conjugal e familiar, trabalho cotidiano, descanso do corpo de alma, com Ele superar e suportar as provações do dia-a-dia: tudo isso praticado em espírito e em verdade, fazendo com que cada ser humano seja uma hóstia espiritual.
Alem disso, Javé (Senhor), afirma, que “deixar de fazer o mal e começar a fazer o bem, respeitar o direito, proteger o oprimido, fazer justiça ao órfão (que acham que não tem Pais espirituais) e defender a viúva (pessoas que se sentem sem companhia)”(v.17) são caminhos que nos aproximam mais e mais do Reino dos Céus.
De fato,”Deus quer a Misericórdia e não o sacrifício” (Os 6,6).Entretanto, é importante destacar que, isso não significa que Deus não goste de Sacrficio.O que Deus quer que nossas oferendas sejam embebidas de amor e pureza.
No Evangelho de hoje, mais exatamente no livro de Mateus 10,34 – 11, 1, Jesus, o filho de Deus, pontua algumas dificuldades e nos propõe alguns caminhos para viver o verdadeiro culto cristão.Inicialmente, Ele, Jesus expõe um fato muito comum nos dias de hoje: o nome de Jesus, em muitas famílias gera divisão.
São filhos que vão a Igreja sem o apoio dos pais; mulheres que vão a Igreja sem os maridos ou namorados e vice-versa; pessoas que até freqüenta a Igreja, mas não querem participar de pastorais, enfim, um rosário de elementos motivados por “birra espiritual”, pode-se dizer assim (v 34-36).
Jesus quer nos ensinar a fazer da nossa vida, um exercício de desprendimento, renúncia.Ele diz: Quem ama seu pai, mãe ou filho mais que Eu, não é digno de mim”.Há uma passagem correlata a isso, em Mt 19,29, lá Cristo fala que quem renunciar tudo isso em nome do evangelho terás a vida eterna.
Para os incrédulos e os homens de pouca fé, compreender essas questões é uma verdadeira loucura. Mas a teologia ensina a carregarmos a nossa Cruz como cristo carregou a dEle para a remissão dos pecados.
A Trindade Santa trocou reinos por nós, abriu o caminho de mares muitas vezes revoltos, pois ele nos ama e; quer bem(Isaias 43,4). A dependência de Deus gera fidelidade, a fidelidade gera amizade e amizade faz com que demos a vida por esse amigo.
Concluindo, Deus nos convida no dia de hoje a darmos a vida por Ele, assim como Ele dá a vida por nós.O irmão de fé ou a pessoa carente de tudo depende de nossa acolhida depende do nosso coração.Afinal, quem acolhe o irmão, acolhe o próprio Cristo que derramou seu próprio sangue para a remissão dos pecados do mundo inteiro.