quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Rio Paraíba do Sul em 10,10m: famílias ribeirinhas são encaminhadas para abrigo

Fonte: Site Ururau

Primeira comunidade a ser afetada pela cheia do Rio Paraíba do Sul, em Campos dos Goytacazes, Norte do Estado do Rio de Janeiro, a Ilha do Cunha sentiu mais uma vez os efeitos das chuvas. Com o aumento do nível, a água atingiu as primeiras casas 25 famílias foram removidas na manhã desta quarta-feira (29/12), para o Colégio 29 de maio.

A Defesa Civil em conjunto com a Secretaria de Promoção Social e outras secretarias municipais que dão apoio, atendem as famílias que levam o que podem tentando salvar móveis e eletrodomésticos.

Às 16h o nível chegou a 9,90m, às 18h a medição era de 10m e a subida continua em 10cm a cada duas horas, às 20h o nível chegou a 10,10m. E o nível dos demais rios ainda está subindo.


Pela manhã, a preocupação apresentada pelo Major Pessanha, subcomandante da Defesa Civil de Campos, é que o Rio Muriaé em Itaperuna subiu 1,07 em quatro horas na manhã desta quarta-feira (29/12). O rio estava com 4,80m às 8h e às 12h chegou aos 5,87m.

Uma equipe da Defesa Civil está de prontidão na localidade de Três Vendas, que é sempre a primeira a sofrer os danos com a cheia do Muriaé. Outra preocupação nesta região é com o dique de Santa Bárbara que sofre ameça de rompimento. O Muriaé é um dos principais afluentes do Paraíba.

Santo Eduardo
Em Santo Eduardo 20 famílias tiveram suas residências atingidas pela água. A defesa Civil esteve no local e realizou um cadastro. Agora os moradores vão receber assistência da Secretaria de Família e assistência social.

Ururaí
Em Ururaí a situação está controlada. As ruas atingidas pela chuva foram drenadas com bombas. Caso volte a chover pode ser que sejam necessárias novas ações.

Murundu
Na localidade de Murundu a Defesa Civil e a Promoção Social estão avaliando a situação de cerca de 40 famílias que estão desalojados em casa de amigos e parentes, para saber quais são as famílias que precisarão ir para escolas.

....................................................................................