Leniéverson Azeredo Gomes
Existem leituras informativas
religiosas que nos deixam, de alguma forma, extasiados de alegria devido à
beleza transcendente de seus parágrafos –, e, nos alimentam de coisas boas, tem
uma lógica argumentativa consistente, etc. Entretanto, há leituras informativas
que são dignas não se sabe de riso, de preocupação, de indignação e lá vai
fumaça.
Um artigo divulgado no site Arca
Universal, braço virtual da Igreja -ou seita- Universal do Reino de Deus (IURD),
diz, dentre outras coisas que “um dos maiores medos do diabo é ver o povo de
Deus crescendo e tendo melhores condições financeiras” e “Se o povo de Deus for
pobre, então ninguém vai querer ouvi-lo nem respeitá-lo, pois a pobreza nesse
mundo é sinal de fracasso”.
O autor desse artigo é, nada
mais, nada menos que o autointitulado bispo Renato Cardoso. Esse cidadão é
casado há 15 anos com Cristiane Cardoso, uma das filhas do “Bispo” Edir Macedo,
fundador da IURD e Ester Bezerra. Com a Esposa, apresenta o programa
“Love´s School” ou em português, “Escola
do Amor”, gravado na cidade americana de Houston, Texas, e, transmitido pela IURD TV, pela Rede Record e Record News,
que dá dicas sobre relacionamentos conjugais. Mas parece que nesse artigo, ele
está ensinando a como conjugar com o deus Mamon ou deus dinheiro.
"Bispo" Renato Cardoso com a esposa, Cristiane Cardoso |
Cristiane Cardoso, com o empre$ário da fé e Pai, Pedir Maiscedo |
Se o internauta fizer uma rápida
busca no Google irá perceber que não há, assim, quase nenhuma referência mais
profunda sobre o “bispo” em questão. Só informações de onde ele mora
atualmente, algumas missões e sua estória de amor com uma das herdeiras de um
dos grupos ligados a Teologia da Pro$peridade, nada mais.
Tão obscuro quanto o seu passado
é a sua teologia baseada na Sola Scriptura extremista e radicalista. Como
alguém pode, por exemplo, pinçar um trechinho isolado de Eclesiastes 9,16 e
dizer que a oração de um pobre será jamais atendida? Que base teológica tem isso?
Para quem tem juízo apologético nenhuma, mas para os líderes dessa igreja seita,
em particular o genro do Edir Macedo, tem muita. Segundo o “bispo” Renato
Cardoso, Deus na passagem bíblica descrita acima não escutou a oração do pobre,
porque o cidadão era obviamente pobre.
"Bispo" Renato Cardoso no "Templo é dinheiro" |
Mas o “bispo” esqueceu ou
malandramente sonegou a informação – é preferível crer nessa última opção -, de
que foi a sabedoria do pobre quem salvou a cidade, descrita nos versículos
anteriores, de um grande rei que além de
vir contra ela, cercou-a e levou contra ela obras de assédio. Deus mesmo chama
atenção na passagem de Eclesiastes:
“Mais vale a sabedoria do que a
força, mas a sabedoria do pobre é desprezada e ninguém dá ouvido as suas palavras.
Palavras calmas de sábios são mais ouvidas do que gritos de quem comandam
insensatos. Mais vale sabedoria do que armas, mas um só pecador anula coisas
boas”.
Deus afirma que o pobre salvou a
cidade com a sua sabedoria e que Ele, Deus, prefere mais os sábios aos que se
utilizam da força para conquistar alguém, alguma coisa ou algum território.
O livro de Eclesiastes, segundo
uma interpretação própria da versão bíblica católica de Jerusalém, trabalha com
“variações sobre um tema único, a vaidades das coisas humanas, que é afirmada
do princípio ao fim do livro, onde tudo é decepcionante: a ciência, a riqueza,
o amor e inclusive a vida”.
Bíblia de Jerusalém, editada no Brasil, pela Paulus. |
A Escola Bíblica de Jerusalém
chama atenção que o livro de Eclesiastes ensina uma verdadeira “lição de
desapego dos bens terrestres e de que a felicidade é negada aos ricos”. Isso é
provado no capítulo 5º, versículos 7ss, Deus nos mostra que “quem ama a
abundância, nunca terá vantagem” e que “há um mal doloroso que se vê debaixo do
sol: riquezas que o dono acumula para a sua própria desgraça”. Nesta passagem o
Pai estabelece que a verdadeira felicidade se “encontra em todo o trabalho que
é feito debaixo do sol, durante a vida que Ele nos concede”.
Como se vê, basta ler não um
trecho isolado do texto, mas sim todo o contexto, para não se criar através da
heresia, um pretexto para enganar as pessoas.
Se passarmos para o Novo
Testamento, podemos ver que várias passagens claras, é em relação a riqueza, a
começar pela passagem do nascimento de Jesus. Maria, sua mãe, O concebeu em uma
manjedoura de animais, que fora colocado numa parede de um pobre alojamento,
tão superlotado, que não se pôde encontrar melhor que este para deitar a criança.
(Lc 2,6-7.12.16)
Jesus nasceu pobre numa manjedoura |
Além disso, ao longo dos quatro
evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), podemos encontrar referências de que
Jesus Cristo condenava riquezas, tinha preferência pelos pobres, sinalizava que
os humildes teriam lugar no céu e sempre falava se sua própria pobreza, tendo
em vista que José, seu pai adotivo trabalhava como carpinteiro e, portanto,
tinha um padrão de vida bastante humilde. Eis algumas passagens que comprovam
isso:
·
“Bem-aventurados os que têm o coração de pobre,
porque deles é o Reino dos céus!”(Mt 5,3);
·
“Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou
odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se á um e desprezará o outro. Não
podeis servir a Deus e a riqueza”. (Mt 6,24);
·
“As raposas têm suas tocas e as aves do céu,
seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. Uma das
disposições para seguir Jesus, ditas pelo próprio Jesus. (Mt 8, 18-20);
·
“Por que
come vosso mestre come vosso mestre com os publicano e com os pecadores?”
Discípulos questionando a Jesus. (Mt 9,10-11);
·
“Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em
vossos cintos, nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem
bastão, pois o operário merece o seu sustento”. O dinheiro dos fiéis tem de ser
revertido estritamente para a missão e isso é uma instrução de Jesus aos seus
apóstolos. (Mt 10,8-10);
·
O evangelho revelado aos humildes (Mt 11,25-29);
·
Aquele que se fizer humilde como esta criança
será maior no Reino dos céus. (Mt 18,4);
·
“É mais fácil um camelo passar pelo buraco
[fundo] de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos céus”. – Parte final
do diálogo de Jesus com um jovem rico que não quis distribuir seus bem para
seguir o Filho de Deus. (Mt 19,16-23).
·
“Se o servo for fiel no pouco, Cristo nos
confiará mais” – Parábolas dos talentos (Mt 25,14-30);
·
“Em verdade vos digo, todas as vezes que fizestes
isso a um destes pequeninos (necessitados), foi a mim mesmo que o fizestes.
Parábola do juízo final (Mt 25,40);
·
“Se alguém quiser me seguir, renuncie-se a si
mesmo, toma a sua cruz e me siga”. (Mc
8,34);
·
“O Espírito do Senhor está sobre mim, pois me
ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos
de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da
vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do
Senhor” (Lc 4,18). Jesus lendo ao povo da Galileia um trecho do livro de
Isaías. (Is 6,1ss)
· “A Vida vale mais do que o sustento e o corpo
mais que as vestes” – Uma das vãs preocupações descritas em Lc 12, 22-34;
· “Todo aquele que se exaltar será humilhado, e
todo aquele que se humilhar será exaltado” (Lc 14,11);
Ilustração da Parábola do Rico e o Pobre Lázaro |
Fora outras passagens em que
Jesus ouvia e curava coxos, paralíticos e cegos, se fazia presente e convertia pessoas.
São Pedro, um dos apóstolos de Jesus Cristo, em Atos 10,34b-35, mostrava sua “compreensão
de que Deus não fazia acepção ou distinção entre as pessoas, muito pelo
contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a
nação a que pertença”. São Pedro também fazia perguntas como essa: “pode-se,
por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas [pagãos] que receberam, como
todos, o Espírito Santo?” (At 10,47).
Se a questão da sola scriptura
defendida pelas Igrejas protestantes históricas já é problemática em si mesma,
imaginem as usadas pelas seitas adeptas da teologia da pro$peridade? Cada herético
com sua heresia e, cada ingênuo com sua ingenuidade elevada à milésima
potência.