domingo, 21 de outubro de 2012

Velório em cidade do Norte Fluminense é suspenso depois de famíliares suspeitarem que idosa estava viva


Vejam que curioso, meus visitantes internautas o que achei num blog de propriedade de um amigo de faculdade de jornalismo e do pai dele, que moram na cidade vizinha a minha, chamada São Francisco de Itabapoana (RJ). Parece um típico “Causo” de interior, mas aconteceu de verdade. Acompanhem a matéria e nota do Blog:
 Fotos:  Paulo André/Blog do Paulo Noel
 (Blog do Paulo Noel - 21/10/2012) -  Depois de cerca de 10 horas de velório, durante o dia deste sábado, 20, na localidade de Praça João Pessoa, em SFI, bem na hora no sepultamento, por volta das 17 horas, no Cemitério de Santa Luzia, localidade da zona rural de São Francisco de Itabapoana, familiares de Cremilda Dias Lopes, 79 anos,  decidiram interromper o sepultamento após uma das filhas perceber que a mãe havia aberto um dos olhos, no momento em que a tampa do caixão fora aberta para a última despedida, já próximo à sepultura.

 
Caixão foi devolvido a funerária

O coveiro com outros familiares colocaram a mão no corpo da mulher e afirmaram que ela ainda estava "quentinha e sem rigidez cadavérica".
 "Assim, deste jeito eu não vou sepultar", decidiu o coveiro Jorge Moraes Gomes, que teve imediato apoio dos familiares.
Coveiro que se negou a continuar o sepultamento
Se dona Cremilda Dias Lopes estava viva, o que fazer. Foi quando os familiares revolveram a idosa para o interior da Igreja de Santa Luzia e chamaram o resgate da Saúde do Hospital Municipal Manoel Carola.

 
Familiares aguardam em frente ao Hospital Manoel Carola

A enfermeira campista Verônica da Silva Reis, que, por acaso estava na comunidade, foi solicitada pelos familiares para ajudar a verificar se a dona Cremilda realmente estava viva. Após alguns exames, Verônica disse aos familiares que estava convencida de que a idosa estava viva, com pressão arterial de 5 por 2.
"Ela ainda vive, podem removê-la para o Hospital", afiançou a enfermeira.

 
Zeladora arruma Igreja de Santa Luzia após velório

 Foi então que os familiares, já por volta das 20 horas, começaram a retirar as flores de cima do caixão, enquanto a enfermeira se incumbiu de retirar o algodão da boca e do nariz do "cadáver" e o caixão fora devolvido ao serviço  funerário, que aguardava na igreja.
O resgate municipal demorou a chegar ao local, que é de difícil acesso, e veio escoltado por uma viatura policial da PM. No interior do templo católico,  a pedido da família, o corpo de dona Cremilda foi colocado na maca e removido para o Hospital Manoel Carola, por volta das 20h40m, onde duas médicas de plantão, que não quiseram dar entrevista, constataram que Cremilda estava morta, segundo informou o administrador do Hospital Manoel Carola, Eliezer Sarlo.
Por medida de segurança mais duas viaturas da Polícia Militar foram chamadas para frente do hospital, enquanto cerca de 10 familiares aguardavam alguma informação.

          

                 Nora                             Filha                           Enfermeira
                                     

A PM disse aos familiares que o procedimento seguinte, tendo em vista o ocorrido, seria uma comunicação à 147ª DP  Legal de São Francisco de Itabapoana para registro de um Boletim de Ocorrência do caso, com abertura de inquérito, e, que cabia a Polícia Civil solicitar um rabecão para remoção do corpo para o Instituto Médico Legal.

Atestado de óbito

O atestado de óbito informa a causa da morte: falência múltipla dos órgãos e pneumonia. 

Mais informações

A idosa, que estaria viva minutos antes de ser sepultada em Santa Luzia, deu entrada morta no Hospital Manoel Carola, por volta das 21h15m de ontem a noite, 20-10. No laudo da autópsia será possível saber a causa da morte, além de apontar há quanto tempo que a idosa está morta. Neste domingo, 21, pela manhã, segundo a administradora do Hospital Manoel Carola Kíssila Silveira, o corpo de Dona Cremilda foi removido para o IML em Campos dos Goytacazes.
O Blog apurou com a família de Dona Cremilda que a idosa vivia acamada, devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido há cerca de dois anos, e que ao longo desse tempo era cuidada pelos parentes em casa. Há um mês ela contraiu uma forte pneumonia, e desde então foi internada no Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas. Às 05h20 deste sábado foi atestado o óbito. A família ficou desconfiada de que ela poderia estar viva devido ao fato de Dona Cremilda não apresentar rigidez cadavérica, durante o velório, ocorrido em sua residência , em Praça João Pessoa, além do que a família sustenta que o corpo da idosa se manteve em temperatura normal, indicando que ela poderia estar viva. Um familiar ouvido pelo Blog disse que sentiu os batimentos cardíacos em ritmo lento.

_________
Nota do Blog: Esse caso inusitado foi parar até no portal G1, das organizações Globo. Lá há algumas explicações técnicas sobre o que pode ter acontecido de fato com a Dona Cremilda. Mas de qualquer forma é um fato incrível que vai ficar na memória por um bom tempo de familiares e cidadãos são franciscanos.



Quem é maior: Deus ou você?


Leniéverson Azeredo Gomes


Vejam essas conhecidas passagens:

"Jesus Cristo é sempre o mesmo ontem,hoje e por toda a eternidade".(Hb 13,8) e 
"Ceus e terras passarao mas as minhas Palavras não passarão" (Mt 24, 35).
As duas passagens mostram que a doutrina de Cristo é imutável e por quê? Porque Jesus é imutável. Ele era, Ele é, Ele sempre será. Há aqueles cuja visão cega acha que a doutrina é temporal, ou seja, muda de acordo com as ditas "evoluções" da sociedade. Errado, é a sociedade,é a humanidade, não importando o ano, a década e o século que tem de se dobrar aos pés da Cruz, quem tem de se prostrar aos pés do Senhor. Quando se fala em dobrar, em prostrar o texto da carta de São Paulo aos Gálatas, diz assim:
"Com efeito, está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, todo o joelho se dobrará diante de mim e toda a língua dará glória a Deus” (Rm 14, 11) (olhem para a foto)
Deus é o nosso Senhor, não temos o direito de querer que Ele se ajuste aos nossos caprichos humanos, aos nossos prazeres da carne, as nossas teimosias, a nossa busca por não ter culpa de nada (afinal, não querermos muitas vezes ter o freio moral) e as nossas vontades. Oras, o que o evangelista amado nos pontua:
"Importa que Ele cresça e que eu diminua. Aquele que vem de cima é superior a todos. Aquele que vem da terra é terreno e fala de coisas terrenas. Aquele que vem do céu é superior a todos".(Jo 3,30)
Muitos seres humanos almejam suas vidas cheias de prazeres, devotados ao Hedonismo, ou seja, ao mundo de prazeres e não querem ver a Bíblia como sinal de contradição, como lembra-nos, o profeta Simeão em Lucas 2,34:
“Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições".
Concluindo: É a humanidade que tem de reconhecer a grandeza de Deus e não Deus reconhecer uma suposta grandeza da humanidade, isso é petulância, arrogância e sandices elevadas a décima potência. 
Bom, acho que mais claro que isso, impossível.