sábado, 1 de dezembro de 2012

Novo brasão da Diocese de Campos dos Goytacazes

Leniéverson Azeredo Gomes


Este é o novo brasão da diocese de Campos dos Goytacazes (RJ), que será divulgado oficialmente, amanhã, dia 2, durante as comemorações pela nona década da mesma, ás 15 horas, no Parque de Exposições da Pecuária, em Campos dos Goytacazes .




Papa Bento XVI discursa para bispos franceses no Vaticano.


Da Redação da Canção Nova, com Serviço de Informação do Vaticano


O Papa Bento XVI recebeu na manhã desta sexta-feira, 30, um grupo de bispos franceses em visita ad limina. Em seu discurso na ocasião, o Santo Padre destacou que um dos graves problemas que afeta homens e mulheres dos tempos atuais é a ignorância religiosa.
Bento XVI citou a constituição pastoral Gaudium et spes, que recorda o fato de que Deus, em sua bondade paternal, quis responder aos questionamentos do ser humano sobre a vida e a morte e que Cristo fundou a Igreja para que o homem pudesse conhecer essas questões. “Por isso, um dos problemas mais graves de nosso tempo é o da ignorância religiosa na qual vivem muitos homens e mulheres, incluindo os católicos”, disse.
Nesse sentido, o Pontífice declarou que um dos obstáculos mais fortes para a missão pastoral da Igreja é a ignorância do conteúdo da fé. Essa falta de conhecimento trata-se, segundo ele, de um duplo aspecto.
“...desconhecimento a respeito da pessoa de Jesus Cristo e ignorância sobre a sublimidade de seus ensinamentos, de seu valor universal e permanente na busca do sentido da vida e da felicidade”, explicou.
E para que a nova evangelização possa, então, ter sucesso diante destas problemáticas, o Papa destacou a importância do envolvimento das comunidades e paróquias e da educação católica.
“Os institutos católicos ocupam, evidentemente, o primeiro lugar no grande diálogo entre a fé e a cultura. O amor pela verdade que neles brilha é, por si mesmo, evangelizador. São lugares de aprendizagem e diálogo, assim como centros de investigação, que devem desenvolver-se cada vez mais, ser mais ambiciosos”.

Reflexão Litúrgica - 1º/12/2012



Leniéverson Azeredo Gomes



Chegamos ao mês de dezembro, o último do ano. É habitual por algumas pessoas começar a refletir e fazer um balanço  sobre o que fez ou deixou de fazer em 2012. Neste sábado da 34º Semana do Tempo Comum e também o último do tempo litúrgico, as leituras trazem a nós algumas considerações sobre isso. O evangelho de São Lucas narra o diálogo de Jesus com os seus discípulos. O Messias adverte a eles a respeito de alguns comportamentos inadequados para quem quiser O seguir, como, por exemplo, “a gula, a embriaguez, se preocupar em demasia com as coisas” (Lc 21, 34-36).
Quantos  de nós, neste ano de 2012, nos entregamos de “cabeça” em algumas atitudes consideradas reprováveis aos olhos de Cristo. Aquelas promessas em que eu e você, no final de 2011, prometemos mudar, mas não mudamos. No entanto, não há motivos para exaltações e tristezas. Cristo, no texto do evangelista Lucas, nos mostra que para transformar nossos corações e desviar a rota de nossas vidas em direção a Ele, requer duas coisas: “oração e vigilância em todos os momentos, no dia-a-dia, a fim de terem forças para escapar a tudo o que deve acontecer e ficar, sobretudo, de pé diante do Filho do Homem” (Lc 21,36).
O Senhor Jesus é caridoso e misericordioso com a nossa história, não se importa com o nosso passado, com o que nós fizemos lá trás. “Ele é o grande Deus, o grande Rei (...) a qual devemos vir adorar e prostrar por terra. (...) Porque Ele é o nosso Deus, nosso pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão”, bem nos lembra, o salmo de responsório de hoje (94).
Este é o Senhor, o qual nós devemos entregar todos os nossos projetos, depositar toda a nossa confiança, pois é “Ele quem fez o céu, o mar e modelou com as mãos esta terra” (Sl 94). E não é a toa que o refrão do Salmo diz: “Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém”. Maranata, como também pode ser chamado o versículo grifado, é um termo que se repete em Apocalipse 22,20, e, é uma sinalização, uma indicação e uma recordação de que estamos as portas do Advento, que começa amanhã, dia 2. O Advento é um período penitencial em que a Igreja nos convida e nos orienta, a nos prepararmos  para esta grande parusia, ou seja, a esta grande vinda do Senhor no Natal.
Durante quatro semanas, as leituras serão para nós roteiros, a fim de nos ajudar a prepararmos nossos corações para este momento muito lindo que é o Nascimento de Jesus. E quem sabe “estas palavras inspiradas que são dignas de fé e verdadeiras” (Ap 22,6), nos ajude a pensar como fazer um 2013 diferente do que foi 2012 e, buscar colocar em prática, acima de tudo.