quarta-feira, 25 de abril de 2012

Vaticano: Papa lembra vítimas de acidentes rodoviários Bento XVI prossegue ciclo de catequeses e pede «prioridade» para a oração

Cidade do Vaticano, 25 abr 2012 (Agência Ecclesia) – Bento XVI lembrou hoje as vítimas de acidentes rodoviários e as suas famílias, num encontro com milhares de pessoas, no Vaticano.
“Ao mesmo tempo que asseguro a minha oração por quantos perderam a vida na estrada, recordo o dever de conduzir sempre com prudência e sentido de responsabilidade”, disse o Papa, na saudação em italiano que dirigiu na audiência pública desta semana, na Praça de São Pedro.
Antes, numa advertência dirigida aos católicos, Bento XVI declarou que “sem oração”, qualquer atividade “se esvazia, convertendo-se em puro ativismo”.
Falando mundo “acostumado a avaliar tudo segundo os critérios da produtividade e eficiência”, o Papa afirmou que a oração deve ser “a respiração da alma e da vida”.
A catequese semanal foi dedicada às primeiras comunidades cristãs, sublinhando que “a Igreja, desde o início, se deparou com situações imprevistas, às quais procurou dar resposta à luz da fé, guiada pelo Espírito Santo”.
Nesse contexto, recordou a escolha de “homens de boa fama para o serviço da caridade” junto dos fiéis de língua grega, o que mostra que “os Apóstolos, embora cientes de que a prioridade da sua missão era o anúncio da Palavra de Deus, não ignoravam a necessidade de dar assistência aos fracos, pobres e indefesos”.
“Este exemplo ensina-nos que, no meio das atividades de cada dia, não devemos perder de vista a prioridade da nossa relação com Deus na oração”, observou.
O Papa deixou ainda uma saudação aos peregrinos de língua portuguesa: “No meio dos inúmeros afazeres diários, é justamente na oração, alimentada pela Palavra de Deus, que encontrareis novas luzes para vos guiar em cada momento e situação. E que Deus vos abençoe a vós e vossas família”.

Catequese com o Papa Bento XVI, hoje, 25 de abril.




"A Igreja não deve somente anunciar a Palavra, mas  também realizar a Palavra"