quarta-feira, 8 de junho de 2011

Diocese de Campos dos Goytacazes anuncia nome de novo bispo.


Leniéverson Azeredo Gomes




A Diocese de Campos dos Goytacazes (RJ) anunciou em entrevista coletiva, na manhã de quarta-feira, dia 8, o nome do bispo substituto do campista Dom Roberto Gomes Guimarães, que chefiou o rebanho da Igreja Católica nas regiões norte e noroeste fluminense por 15 anos e que, pelo código de direito canônico teve que apresentar ao Papa Bento XVI, carta de renúncia após completar 75 anos.
Trata-se do Uruguaio, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, 58 anos, que até então era Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói (RJ).
Ordenado Sacerdote em 16 de dezembro de 1989, na arquidiocese de Porto Alégre (RS), o novo bispo foi vigário paroquial da Paróquia São Luís Gonzaga, em Porto Alegre (1990-1991); Professor de Direito Canônico na Pontifícia Universidade Católica e no Seminário Maior de Viamão (1990-1996); Juiz do Tribunal Eclesiástico (1990-2006); pároco da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Porto Alegre (1992-2007); Membro Conselheiro do Serviço Interconfessional de Aconselhamento (SICA); Diretor Espiritual Regional do “Encontro de Casais com Cristo - ECC”, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina (1995 a 2007); Coordenador Pastoral do Vicariato da Cultura; Vigário Judicial do Tribunal Interdiocesano Regional de 2ª Instância (2006-2007); Responsável pelo Setor do Ecumenismo e do Diálogo Interreligioso; Presidente da Comissão Arquidiocesana para as Comunicações Sociais; Supervisor Teológico do Jornal “Novo Milênio” e Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Porto Alegre; delegado arquidiocesano na Comissão Regional de Ecumenismo, coordenador de Pastoral da Área Petrópolis.
Foi ainda assistente eclesiástico da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa; Membro fundador do Movimento de Profissionais Católicos, da Associação de Juristas Católicos, do Grupo de Diálogo interreligioso em Porto Alegre e membro da Associação Brasileira de Canonistas; Secretário do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Cardiologia de Porto Alegre.
Nomeado com o lema episcopal“In libertatem vocati estis”.Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Niterói com a sede titular de Accia, em 19 de dezembro de 2007, foi ordenado Bispo na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, no dia 22 de fevereiro de 2008, por Dom Frei Alano Maria Pena OP, e apresentado na Arquidiocese de Niterói no dia 03 de março de 2008.
Dom Roberto Francisco Paz tomará posse na Catedral Diocesana, situada na Praça São Salvador, no dia 30 de julho em horário a ser definido pelo bispado.Até a posse, Dom Roberto Gomes Guimarães atuará como administrador apostólico.
O novo bispo, receberá de Dom Roberto Gomes Guimarães um rebanho formado por 50 paróquias e a missão de conduzir pastoralmente 70 padres diocesanos - sendo 49 ordenados pelo agora bispo emérito - e outros 16 sacerdotes de ordens reigiosas. que estavam presentes na pequena sala do Centro Diocesano.
Para Dom Roberto Francisco, um dos principais desafios a frente da diocese é a defesa da família tradicional.
"Num mundo onde a família tradicional é atacada, contra o evangellho de Cristo, temos que defendê-la.Inclusive, pretendo incentivar bancadas católicas nas câmaras municipais nos municípios da área de jurisdição da diocese e, também, como eu costumava fazer na Região dos Lagos, passeatas em defesa da familia", afirma o novo bispo.

Nota da CNBB sobre as Católicas pelo Direito de Decidir

Fonte: CNBB

Têm chegado à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – inúmeras consultas sobre a ONG denominada “Católicas pelo Direito de Decidir”, uma vez que em seus pronunciamentos há vários pontos contrários à doutrina e à moral católicas.

Esclarecemos que se trata de uma entidade feminista, constituída no Brasil em 1993, e que atua em articulação e rede com vários parceiros no Brasil e no mundo, em particular com uma organização norte-americana intitulada “Catholics for a Free Choice”. Sobre esta última, a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos já fez várias declarações, destacando que o grupo tem defendido publicamente o aborto e distorcido o ensinamento católico sobre o respeito e a proteção devidos à vida do nascituro indefeso; é contrário a muitos ensinamentos do Magistério da Igreja; não é uma organização católica e não fala pela Igreja Católica[1]. Essas observações se aplicam, também, ao grupo que atua em nosso país.

A Campanha da Fraternidade deste ano de 2008 reafirma nosso compromisso com a vida, especialmente, com a vida do ser humano mais indefeso, que é a criança no ventre materno, e com a vida da própria gestante. Políticas públicas realmente voltadas à pessoa humana são as que procuram atender às necessidades da mulher grávida, dando-lhe condições para ter e a criar bem os seus filhos, e não para abortá-los.

“Escolhe, pois, a vida” (Dt 30,19). Ainda que em determinadas circunstâncias se trate de uma escolha difícil e exigente, reafirmamos ser a única escolha aceitável e digna para nós que somos filhos e filhas do Deus da Vida.

Conclamamos os católicos e a todas as pessoas de boa vontade a se unirem a nós na defesa e divulgação do Evangelho da Vida, atentos a todas as forças e expressões de uma cultura da morte que se expande sempre mais.

Brasília, 03 de março de 2008

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB
Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário-Geral da CNBB