sexta-feira, 11 de maio de 2012

Não há amor maior do que aquele que dá a vida pelos seus amigos


 Leniéverson Azeredo Gomes


A liturgia de ontem nos chamou atenção para o amor biunívoco. Mas o que é o amor biunívoco? É aquele que  tem uma via de mão dupla. Vamos entender isso através do texto  de São João 15,12-17, que é uma continuação do evangelho litúrgico de ontem. Jesus, aos seus discípulos, dizia que eles devem sempre “amar um aos outros, assim como Ele os amava”(Jo 15,12) .Um amor fraternal de verdade, compreende em gestos claros de doação, afinal “Não há amor maior do que aquele que dá a vida pelos seus amigos”.
Esse entendimento de doação ou caridade, descrita por São João Evangelista nos lembra de diversas passagens do livro de Eclesiástico, que descreve características de um verdadeiro amigo e de uma verdadeira amizade, por exemplo:
·    É um tesouro para a vida do outro, sendo conselheiro e protetor (Eclesiástico 6, 1-17);
·         Tem de ser bondoso e paciente com o outro (Eclesiástico 7,20);
·         Tem de valorizar as antigas amizades (Eclesiástico 9,14-15);
·     Precisa compreender que um deve estar  sempre ao lado do outro, mesmo diante das provações, pobrezas materiais, tristezas, entre outras coisas. (Eclesiástico  12, 8-9;37, 1-6);
·           Atua como aquele que corrigem (Eclesiástico 19,13-18);
·  Precisa ser respeitado e não podemos nos envergonhar dele (Eclesiástico 22,24-33);
·           Ensina-nos o valor da justiça (Eclesiástico 25,9-14);
·      É aquele que não revela os segredos que são contados pelo amigo aos outros (Eclesiástico 27, 17-24);
·         Evita ser genioso que provoca querelas e semeia inimizades no meio das pessoas que vivem em paz. (Eclesiástico 28,10-14) e
·      Elogia quando vê um amigo ensinar aos filhos os rudimentos da fé cristã. (Eclesiástico 30,2).

A nossa relação de amizade com Deus e a amizade de Deus para conosco, envolve exatamente essas questões. E uma amizade  bem estabelecida entre as duas partes é importante na evangelização. Quando assumimos a nossa fraternidade com o Pai, desejamos ouvir a palavra d´Ele, admitimos que fomos escolhidos por Ele para “ir produzir fruto e este fruto possa permanecer.