segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Todos são chamados a serem imitadores do Senhor


Leniéverson Azeredo Gomes

“Sejamos, pois, imitadores do Senhor como convêm aos amados filhos seus. Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.”(Sl 1)


O fragmento do salmo litúrgico de hoje, extraído desse salmo, retoma imediatamente  um conceito registrado no livro do Gênesis,  capítulo primeiro, versículo 26, quando diz que “Deus criou o homem a imagem e semelhança d´Ele mesmo”. Vejamos isso, internautas amados, ser imitador de Deus, não é ser perfeito, como Ele, até mesmo porque só Deus é perfeito. Imitar a Deus, é procurar viver de forma intensa as virtudes d´Ele.
Na Carta de São Paulo aos Efésios, da primeira leitura de Hoje, Deus inicialmente nos chama atenção de forma muito precisa sobre duas a que devemos imitar: a caridade e ter espírito de perdão. Ele nos aconselha que nós devêssemos ser um com os outros: bom, compassivo e ter espirito de clemência (Ef 4,32).   
Oras, quando a passagem de Efésios nos chama atenção para que vivamos no amor, nos recorda também que foi por ternura que o seu Filho, Jesus Cristo, se entregou numa cruz, um gesto de oblação e sacrifício de suave odor para remissão dos pecados e do mundo inteiro. (Ef 5,2).
Ser imitador de Deus é procurar ser exemplo através de comportamentos. Há um ditado cristão muito sábio que diz que: Os testemunhos edificam, mas os exemplos arrastam. No texto de Efésios fala que para sermos exemplos arrastadores de almas, devemos evitar a: devassidão, palavras grosseiras, insensatas ou obscenas, que são inconvenientes, avareza e a impureza (Ef 5, 3-5).
A palavra nos pontua isso, porque muitas vezes nós buscamos ser idólatras de comportamentos humanos que desagradam a totalmente Deus, comportamentos esses que são enquadrados como atos de desobediência as leis divinas.  Para Ele, rebeldia ou desobediência é uma das características de pessoas que estão vivendo em trevas, na escuridão.
Se nós observarmos atentamente o evangelho de hoje, retirado de São Lucas 13, de 10 a 17, podemos perceber que muitas vezes que viver em trevas também pode significar viver uma Verdade equivocada. Jesus, num dia de sábado, curou uma mulher que sofria há, pelo menos, dezoito anos de uma tormenta espiritual que a deixava doente, com o corpo encurvado e incapaz de se endireitar. Ele estava ensinado numa sinagoga e aquela mulher estava lá, e Jesus com todo o seu amor e misericórdia curou a mulher, o que gerou revolta do chefe do local, exatamente por ter feito o milagre, num dia de sábado, afirmando que havia dias os laborais e nesses dias, Jesus podia fazer tal cura.
Cristo repreendeu severamente aquele homem dizendo, dentre outras coisas,  que todos os dias, são dias de cura e de libertação da escravidão. Percebem que Ele, ao dizer aquilo, mostra que é possível viver na luz, desde que saibamos encontrar a Verdade revelada correta, com a fonte correta, sob um prisma e olhar misericordioso. Assim, como se alegraram com Jesus Cristo, as pessoas possam igualmente se alegrar com o nosso testemunho e ardor missionário.