quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A liturgia de hoje coloca Nossa Senhora dentro da História da Salvação.


Mas quando veio a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, que nasceu de uma mulher e nasceu submetido a uma lei, a fim de remir os que estavam sob a lei, para que recebêssemos a sua adoção.(Gl 4,4).

Leniéverson Azeredo Gomes

 

A plenitude dos tempos citada no trecho da carta de São Paulo aos Gálatas, é, “o cumprimento das promessas e das preparações. Maria é convidada a conceber aquele em que habitará “corporalmente a plenitude da divindade” (Cl 2,9) (CIC § 484). O Anjo Gabriel foi o grande mensageiro que trouxe o convite de Deus, para que aquela jovenzinha, filha de São Joaquim e Santa Ana, fosse o sacrário vivo de Deus Pai. Há um conceito defindo pela mariologia de que Nossa Senhora foi a primeira cristã, exatamente por dar o seu “sim” a missão de gerar o Messias.
O evangelho liturgico de hoje, Lc 1,26-38, nos traz a baila de novo, a  cena da Anúnciação do Senhor Jesus, porque a vimos no  dia 25 de Março, quando a Igreja Católica comemora solenemente esse momento. Como foi dito acima, Nossa Senhora era uma jovenzinha, em torno dos 15 anos. Maria Santíssima, virgem, era uma mulher prometida em casamento a um homem chamado, José, que era da estirpe (da família) de Davi (Lc 1,27). Por ser virgem , logo nunca ter tido relações sexuais com homem algum, tinha evidentemente as suas inseguranças e os seus medos, primeiro por ficar pertubada ao receber a visita angelical que (Lc 1,29) e quando ela ouviu do ser alado a missão que Deus estava a propondo (Lc 1, 31-33). Afinal, “como isso aconteceria, se ela não conhecia nenhum homem ainda” (Lc 1,34).
Os versiculos 35, 36 e 37, do capitulo primeiro, mostra que o anjo soube mostrar a Maria que deveria confiar no poder do Espirito Santo, que tudo daria certo, porque “para Deus nada é impossivel”. A Jovenzinha, provavelmente  deve ter se ajoelhado, quando disse “Eis aqui a serva [ou a escrava] do Senhor, faça em mim, segundo a tua palavra” (Lc 1,38).
De fato, Deus usou o anjo, muito mais para anunciar a Nossa Senhora de que ela foi a escolhida para ser o receptáculo messiânico, mas para fazê-la entender que ela deveria fazer a vontade do Senhor.
A primeira leitura de hoje, retirada do livro de Isaias 7,10-14, nos mostra que Maria já estava predestinada a gerar Cristo Jesus. “Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel [Deus conosco]” (Is 7,14). Assim, como o texto de Isaias há vários outros no Antigo Testamento (A.T) que fazem menção, quem fazem uma ponte ao momento da anunciação do nascimento do verbo encarnado. Maria, sem sombra de dúvida, é uma das maiores personagens da História da Salvação, pois ela foi escolhida pelo “Deus Pai para dar ao mundo o Emanuel (Deus-conosco)” (Mt 1,23).