segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ex-assessor da CNBB sofre acidente em Campinas e seu estado de saúde é grave

O vigário geral da arquidiocese de Campinas (SP), padre José Antônio Moraes Busch, 77, sofreu traumatismo craniano ao cair do palco de onde proferia uma palestra no sábado, 21, no Colégio Imaculada. Busch, que também é pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores, no Cambuí, estava consciente quando foi socorrido, mas entrou em convulsão e chegou sedado ao hospital Celso Pierro, onde passou uma por cirurgia e está em coma induzido.

Padre Busch foi assessor de Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando a comissão ainda se chamava Comissão Nacional de Liturgia (CNL), após o Concílio Vaticano II. Além disso, atuou em diversos trabalhos da reforma litúrgica, e é um dos responsáveis pela tradução do Ordinário da Missa para os países de língua portuguesa, tendo composto a comissão mista Brasil – Portugal.

Segundo o arcebispo de Campinas, dom Bruno Gamberini, o padre precisou ser operado com urgência para a remoção de dois coágulos no cérebro e alívio da pressão intracraniana. Seu estado era grave. “Após cair, ele foi perdendo a consciência, convulsionou e teve que ser entubado”, afirmou o bispo.

A assessoria de imprensa do hospital Celso Pierro informou que após a cirurgia o padre seria encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O palco de onde o vigário caiu tem cerca de um metro e meio de altura. Dom Bruno conta que ele se desequilibrou e bateu com a cabeça no chão. No momento do tombo, Busch falava a uma plateia de aproximadamente 300 pessoas que participava do Encontro de Liturgia e Pastoral, realizado anualmente pela arquidiocese de Campinas.

Nenhum comentário: