sexta-feira, 5 de julho de 2013

Lumen Fidei, a primeira encíclica escrita por dois Papas, é a apresentado nesta sexta-feira, dia 5, em coletiva de imprensa no Vaticano.


 Canção Nova Notícias


Vaticano publica primeira encíclica de Francisco, escrita por dois Papas A primeira encíclica do Papa Francisco foi apresentada nesta sexta-feira, 5, em coletiva de imprensa no Vaticano. Intitulada Lumen fidei(foto ao lado), “A luz da fé” , o documento é dirigido aos bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e a todos os fiéis leigos e busca recuperar o caráter de luz específico da fé, capaz de iluminar a existência humana. 
O documento é o primeiro a ser escrito por dois Papas. Ele começou a ser desenvolvido pelo Papa Emérito Bento XVI e depois contou com a contribuição do atual Papa, Francisco. 
“À trilogia de Bento XVI sobre virtudes teologais faltava um pilar. A Providência quis que o pilar que faltava fosse um presente do Papa emérito ao seu sucessor e ao mesmo tempo um símbolo de unidade, porque assumindo e levando ao cumprimento a obra iniciada pelo seu predecessor, Papa Francisco dá testemunho com ele da unidade da fé”, declarou o Prefeito da Congregação dos Bispos, Cardeal Marc Ouellet, presente na coletiva. 
Segundo escreve o Santo Padre na encíclica, a fé é um bem comum que ajuda a edificar a sociedade, levando a esperança. E este é o coração da Lumen fidei. “Numa época como a nossa, a moderna – escreve o Papa – em que o acreditar se opõe ao pesquisar e a fé é vista como um salto no vazio que impede a liberdade do homem, é importante ter fé e confiar, com humildade e coragem, ao amor misericordioso de Deus, que endireita as distorções da nossa história”.
 
Para o Cardeal Ouellet(foto acima), a encíclica apresenta verdadeiramente a fé cristã como uma luz proveniente da escuta da Palavra de Deus na história. “Uma luz que mostra o amor de Deus no trabalho para fazer uma aliança com a humanidade”

Link para a encíclica aqui

Frase de filosofo e escritor holandês, diz muito sobre a crise, sobretudo a moral, educacional e econômica a que vive países como o Brasil.