segunda-feira, 26 de julho de 2010

Secretário geral da CNBB abre segundo dia do Congresso Nacional de Educação Católica

CNBB

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa, abriu no dia 22, o segundo dia do Congresso Nacional de Educação Católica, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento começou no dia 21, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, e conta com a participação de mais de 2 mil pessoas, de todo o Brasil.

Segundo dom Dimas, a Educação Católica no Brasil foi fortalecida com a fusão das três antigas entidades AEC, ANAMEC e ABESC na atual Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, a ANEC.

Dom Dimas mencionou que a partilha de metas e objetivos, a comunhão das Entidades Associadas, os novos rumos do ensino católico são contribuições de valor inestimável que o Congresso está oferecendo e ainda mais, "É muito importante que a Escola Católica retorne às suas origens e redescubra sua própria identidade e missão", afirmou o secretário geral da CNBB.
O secretário geral da CNBB afirmou ainda que pretende se reunir com os responsáveis pelas instituições católicas de ensino para propor um Projeto de Lei de Iniciativa Popular. “No Ficha Limpa houve uma mobilização social muito bonita das escolas, com alunos levando fichas para as suas comunidades e recolhendo assinaturas. Imagine se fizéssemos um Projeto de Lei de Iniciativa Popular em prol da melhoria da educação no Brasil, como não seria? Temos aproximadamente 2 milhões de alunos em escolas católicas, se apenas 500 mil se mobilizasse e recolhesse cinco assinaturas, só aí já conseguiríamos 2.5 milhões de assinaturas em apenas um mês. Nós não sabemos a força que nós temos”, afirmou dom Dimas.

Abertura

Após abertura do 1º Congresso Nacional de Educação Católica, o presidente do Conselho Superior da ANEC e Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, proferiu a primeira palestra do Congresso. O tema foi "Educação Católica, identidade e inovações para uma sociedade plural". Dom Joaquim ressaltou que as inovações promovidas pelas Escolas Católicas fazem parte da própria identidade dessas Instituições.

Nota do Blog: É preciso fazer com que as escolas e universidades católicas, tenham professores e funcionários alinhados com a doutrina da Igreja, para evitar notícias como docentes que apoiam o aborto, o sexo antes do casamento, dentre outras coisas. E mais, as escolas católicas, precisam alicerçar valores positivos e buscar elementos que fortaleçam o testemunho de um Deus vivo e eficaz.

Novas mídias, Televisão e Rádio são temas discutidos pelos agentes da Pastoral da Comunicação

CNBB

Os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) discutiram nesta quinta-feira, 22, a relação da Igreja com as novas mídias de comunicação, com a televisão e com o rádio. O debate aconteceu durante o segundo encontro nacional da Pastoral, que começou dia 21, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Mais de 300 lideranças participam da reunião.

“Para viver de forma digna nesse novo mundo da economia digital, é preciso impor valores ético-humanistas à técnica. Dominá-la [a técnica] é fundamental”, disse o presidente para a América Latina da Associação Mundial de Comunicação, Luciano Sathler.

Satlher, um dos conferencistas do encontro, falou sobre inclusão e exclusão a partir das novas tecnologias e das novas mídias. Ele vê a democratização das novas tecnologias como um desafio e defendeu que a Igreja deixe de ser apenas usuárias delas.

“A Igreja precisa deixar de ser apenas usuária, vítima, da tecnologia, mas tornar-se dominadora e produtora de tecnologia. As Comunidades Eclesiais de Base precisam ser focadas em tecnologia”, sublinhou.

Para Sathler, a web 2.0 deve fazer parte do cotidiano da Igreja. “Ainda não percebemos o valor que a Web 2.0 tem para mudar a cabeça da pessoa”, insistiu.

O conferencista questionou a falta de integração da comunicação na Igreja. “Não entendo como os meios [de comunicação] católicos não trabalham integrados”, disse.

Televisão e Rádio

O jornalista Elson Faxina, por sua vez, recordou o papel da TV na sociedade e a classificou como “reflexo antecipado da sociedade amanhã”.

“A TV é como espelho que uso para me corrigir. Que sociedade ela mostra? Não é a sociedade do real, mas a do desejo, a do devir. A televisão propõe nova organização social”, acentuou.

Segundo Faxina, a TV pauta a vida social e, no Brasil, a lógica que prevalece é a do mercado. “A TV no Brasil tem a lógica do mercado que, com a TV Pública, corre o perigo de virar a lógica do poder e não da solidariedade e da democracia”.

Já o padre César Moreira, que por mais de 30 anos atuou na Rádio Aparecida, destacou a importância do rádio no cotidiano das pessoas e também na evangelização. “Rádio faz amigos, informa, presta serviço, faz propaganda, faz humor, polemiza, forma opinião”, disse.

Ele defendeu a capacitação técnica dos que fazem comunicação nos meios da Igreja e também a publicidade nos veículos da Igreja. “Todos os anos fazemos encontro com os anunciantes da Rádio Aparecida e os ensinamos para que vendam mais”, disse.

O encontro da Pascom prosseguiu até sábado, dia 24. Um dos destaques da programação de domingo, dia 25, foi à entrega dos prêmios de comunicação, às 20h, no auditório da TV Aparecida, que transmitiu ao vivo toda a cerimônia.


Nota do Blog: Da mesma forma que os protestantes, os blogs católicos deveriam ter uma associação de classe para juntar forças para a criação de um estatuto aprovado pela maioria de seus membros, estabelecer formação contínua, troca de idéias que produzam soluções a curto prazo, defender a Igreja Católica contra os ataques da mídia secular e ser a opção que contraponha a idéia cultivada pela CNBB de oferecer a outra face ou ter uma relação cordializada com produtores de novelas, cheia de contra-valores.