sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A Caritas leva ajuda a 300 famílias atingidas pela onde de frio

Puno (Agência Fides) – Mais de 300 famílias nas áreas montanhosas de Santo Antônio de Esquilache, província de Puno, receberam ajudas oferecidas pela Caritas. Muitas famílias foram atingidas pela forte onda de frio que continua insistindo nas zona sul dos Andes peruanos. As ajudas consistem em roupas, cobertas, comida e remédios.
Foi dada a prioridade nas distribuição de ajudas às famílias que têm crianças abaixo de cinco anos e aos idosos.
Numa nota enviada à Agência Fides, a Caritas elenca as comunidades rurais que receberam ajudas:
Komerucho, Cruzan e a parte central de San José de Cachipascana. “As nossas comunidades estão agradecidas pela ajuda oferecida pela Caritas Puno, visto que as autoridades regionais e a administração local parece ter se esquecido” – afirma Edilfonso Ticona Aldude, residente naquela área.
No Peru foi declarado estado de emergência em 16 das 25 regiões do território peruano. O frio causou várias mortes e graves danos materiais. A onda de frio é caracterizada por temperaturas que chegam a 23 graus abaixo de zero em algumas áreas da região sul de Puno, que confina com a Bolívia. (Ver Fides 27/07/2010)
O representante da Caritas Puno, Albania Bellota declarou que serão enviadas ajudas também a outras localidades da região de Puno, e recordou que em 17 e 18 de agosto está em programa a entrega de gêneros de socorro às comunidades rurais da província de Lampa, incluindo o distrito de Cabanillas, que se localiza a mais de 4.000 metros do nível do mar, onde as baixas temperaturas são insuportáveis. (CE)

Nenhum comentário: