quinta-feira, 30 de maio de 2013

Um recado do Padre Demétrio a aqueles que rezam o credo nas santas missas, mas não vivem o que rezam.

Este É o meu corpo: Porque a celebração de Corpus Christi é algo que tem de ser vivido de forma segura bem compreendida? Acompanhe o texto abaixo:


Leniéverson Azeredo Gomes


Hoje, dia em que celebramos a solenidade do corpo de cristo (Corpus Christi), um verbo de ligação tem um sentido teológico magistral. Em 1º Coríntios 11, 24, há o verbo "ser" foi conjugado no presente do indicativo, duas vezes, veja: "Tomai, comei; isto É o meu corpo que É partido por vós; fazei isto em memória de mim".
A ideia se assemelha a ideia defendida pelo livro do Exodo 3,14, quando o Deus Pai, diz a Moisés "Eu sou aquele que sou" ou "Eu sou aquele que é" ou "Eu sou aquele que sempre será". 
Nota-se que o verbo ser, não há nenhum sentido de representação. Por isso, a solenidade de Corpus Christi, não pode e não deve ser interpretada como uma celebração onde trazemos a memória um Pão que representa o Corpo de Cristo, mas sim, uma celebração, onde dizemos sem medo de ser feliz e com a certeza absoluta, que o Pão, descrito em primeira coríntios, É o Corpo de Cristo.
A liturgia de hoje, em hipotese alguma, trabalha algo que simboliza uma coisa, trabalha com algo que é alguma coisa. Não cabe aqui, com exatidão, uma relação semiológica entre o Pão e o Corpo, pois uma coisa não significa a outra, ela é algo. 
Portanto, irmãos e irmãs, para se viver de forma segura e santa o dia de hoje, saibamos compreender o peso e o sentido teológico do verbo de ligação "ser" em nossas vidas, a visita aos tapetes santos, durante a procissão e durante a missa na data de hoje.
 Para terminar, devemos lembrar as palavras de São Francisco de Sales: "Na Sagrada Eucaristia tornamo-nos um com Deus, com o alimento com o Corpo". Santo Dia para todos!