domingo, 16 de setembro de 2012

Cardeal Raymundo Damasceno afirma em entrevista que 'não cabe às igrejas assumir papel partidário'


 Fonte: Estadão

O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno, afirmou na sexta-feira, 14,em entrevista ao Estado que "não se pode instrumentalizar a religião para angariar votos". O cardeal disse ainda que "no mundo democrático não cabe à igreja assumir papel político-partidário".
As declarações do presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida ocorrem um dia após a divulgação de uma nota da Arquidiocese de São Paulo com ataques ao PRB, partido de Celso Russomanno, líder nas pesquisas.
D. Raymundo disse que a Igreja acompanha o processo eleitoral em todo o País, com orientações para o voto consciente e estímulos aos leigos que desejam participar como candidato. "A Igreja estimula, apoia, vê com bons olhos o leigo que se sente chamado para a política", afirmou. "Queremos que ele não tenha medo de assumir posições político-partidárias. Isso é fundamental, porque a sociedade justa vai ser resultado da ação de homens políticos, homens públicos. Eles é que devem trabalhar para uma sociedade mais solidária."

Bíblia: Uma bússola para a nossa vida.


Leniéverson Azeredo Gomes



Os marinheiros quando navegam em alto mar, usam a bússola, um instrumento náutico, para saber em que direção ir, a fim de ter o menor risco de se perderem. Assim como a bússola está para os marinheiros, a bíblia está para nós cristãos, pois, “é inspirada por Deus, útil para ensinar, para repreender, para corrigir e formar na justiça, de forma, que, por ela, o homem de Deus se trone perfeito para toda boa obra”.(I Tm 3, 16-17).
No mês de setembro, a Igreja Católica, destaca, homenageia e nos convida a refletir sobre a importância das Sagradas Escrituras ou, como se diz popularmente, a Palavra de Deus, em nossas vidas. Formada por 73 livros e dividida em Antigo e Novo Testamento, a bíblia não é apenas um conjunto de livros, é uma literatura que nos ajuda  fazer a diferença em um mundo violento, egoísta, cheio de autossuficiências; onde o “TER” é muitas vezes mais importante que o “SER”, dentre outras coisas.
São Bernardo de Claraval dizia que “O Cristianismo é a religião da Palavra de Deus, “não de uma palavra escrita e muda, mas do verbo encarnado e vivo””. Para isso, amados, a Bíblia tem de servir como o Pão da Palavra, nos alimentar todos os dias, dar sustento a nossa caminhada rumo ao céu.
Nos últimos cinco séculos, pelo menos, tem se levantado ideologias que tentam interpretar  a palavra para que se ajuste a evolução da humanidade. Oras, amados, Deus “é o mesmo, ontem hoje e sempre” (Hb 13,8) e “Céus e Terras podem passar, mas as palavras de Deus jamais passarão”(Lc 21,33). Afinal, se Cristo é sinal de contradição, a Palavra de Deus, também.
Ninguém tem o direito de interpretar a Palavra de Deus, de forma diferente do proposto pelo Magistério da Igreja. A Constituição Dogmática “Dei Verbum” (10,3)  assegura que as Sagradas Escrituras, o plano de Deus, a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja estão de tal modo entrelaçados e unidos que um não tem consistência sem os outros, e que juntos, cada qual a seu modo, sob a ação do Espirito Santo, contribuem eficazmente para a salvação de almas.
Dessa forma, somente ela, a Igreja Católica Apostólica Romana, através do Papa e aos bispos em comunhão com ele, tem a autenticidade  para formular interpretações ideais para nós. 
Por isso, devemos nos afastar da ideia de buscar falsos profetas que fazem a “livre interpretação” ou o “livre exame” da Palavra, que além de distorcê-la. São Paulo aos Gálatas afirma que só há UM evangelho autêntico e qualquer coisa contrária a isso, é promoção de “confusões que perturbam o Evangelho de Cristo” (Gl 1, 7).
Que o Nosso Senhor Jesus Cristo promova no coração de cada um dos leitores desse informativo, um maior interesse pela Palavra de Salvação, para que a mesma seja convertedora e transformadora da humanidade que carece da boa nova.
           


           


Dia Nacional da Juventude na Diocese de Campos dos Goytacazes/RJ