Leniéverson Azeredo Gomes
A Sociologia é
uma ciência sábia, mas que, como outras; pode ser usada, para o bem ou para o
mal. Vamos utilizar, para o bem, alguns conceitos sociológicos para depois
conversarmos sobre o famoso Movimento Passe Livre, que se julga ter – mas não
tem – a procuração do povo para criar movimentos reivindicatórios da população e ser
o representa dela (população).
Em primeiro
aspecto, é preciso saber diferenciar semiologicamente, ou seja, o significado
das palavras grupo e agrupamento. Muita gente costuma dizer que as duas (palavras)
são a mesma coisa. É errado afirmar tal coisa. Elas se distinguem exatamente
pela questão objetiva, isto é, pelo foco.
O grupo,
também chamado de grupo social, é, grosso modo, uma reunião de pessoas que tem a
mesma razão de existência, possuem a mesma finalidade. Deve, por essência ter,
entre cada membro do grupo, uma coerência, um amálgama, um ponto central que os
une. É claro, o grupo precisa assumir certa fidelidade a princípios que
orientam, formatam e delineiam o seu modo de ser. Ex: Grupos de Jovem de uma igreja,
grupo de trabalho, família, grupo de estudo, grupo de pesquisa, etc.
Já
agrupamento, tem uma característica completamente distinta, pois são formado
por pessoas que se estão reunidas, mas
com objetivos diferentes, muitas vezes nem se conhecem, nunca se viram, embora
possam estar no mesmo lugar.
Talvez,
algumas pessoas pode se e me dizer: Mas é possível diferentes tipos de grupo
estar num mesmo lugar. Eu diria: sim, é verdade, digamos que haja um conselho
comunitário, onde há representantes da sociedade. Nesse caso, cada grupo dentro
de suas respectivas especificidades, vai defender os interesses do seu grupo ou
fazer com que o grupo tenha um caráter sinérgico, ou seja, troque ou junte
energias em prol do desenvolvimento de uma determinada comunidade. Mas note-se:
nesse caso, todos os demais grupos se interagem, sem se importar com a presença
do outro grupo. Não há competição, não há cisma, há uma união em prol de um
objetivo comum – leia-se comunidade na diversidade.
No caso
descrito acima, é importante dizer, que, não houve ali, naquele conselho um
agrupamento, mas sim, uma reunião de diversos grupos distintos compositores de
uma entidade representativa de uma determinada localidade. Esses conceitos precisam
estar bem definidos em nossas consciências.
O conceito de
grupo e agrupamento, usado na sociologia durkheimiana , pode ser usado para o
Movimento Passe Livre – aquele grupo que organizou protestos pelo Brasil
inteiro pleiteando redução da tarifa de transporte coletivo -.
Quando
começaram a pipocar os recentes protestos pelo Brasil inteiro, muita gente
considerava o movimento como de fato representante do povo. Na verdade, havia
muitas outras pessoas que participaram dos protestos, que tinham outros itens a
ser reivindicados (como estar contra a PEC 37, contra o aborto, a favor do
projeto 234/11, etc) Mas, pouquíssimo tempo depois foi descoberto que o ‘movimento’
tinha vínculos ideológicos com partidos e outros grupos de esquerda. O fato se
realçou, quando, ao conseguir baixar a tarifa em grandes cidades, como Rio de
Janeiro e São Paulo e algumas cidades menores, o grupo cessou – provisoriamente
– os protestos, e, reclamou das pautas ‘conservadoras’ que ‘infestaram’ nas
manifestações e ataques a partidos – leia-se partidos de esquerda.
Vejam a declaração
na íntegra de uma das lideranças do grupo MPL, chamado, Douglas Beloni, sobre
isso, dada na emissora de rádio CBN:
“O movimento
não deve mais convocar manifestações, levando em conta algumas pautas
conservadoras que foram levantadas. Por exemplo, algumas pessoas pediam a
redução da maioridade penal (...) e houve uma hostilidade a outros partidos que
estavam desde o início compondo luta contra o aumento”.
A sociologia
explicaria isso, da seguinte forma: O tempo todo para o MPL, as pessoas que
ajudaram a engrossar as manifestações eram, na verdade, os agregados ou
agrupamentos, algumas vezes chamados, perfeitamente, em alguns artigos, de ‘inocentes úteis’ descartados assim, que o MPL
logrou êxito em seu objetivo.
A massa de
manobra com sua ‘pauta conservadora’ não podia fazer parte da festa, foi ‘barrado
no baile’ comuna, não podia fazer parte do grupo do MPL. Devido a isso,
chega-se a conclusão de que o MPL é uma fraude, porque é um
pseudo-representante do povo. É comum no marxismo a existência de ‘movimentos’
sociais, de sindicatos, Organismos não tão Não Governamentais que acreditam ter
procuração do povo para representar o grupo da sociedade real, quando, na
verdade, só representam seus próprios interesses, com a ajuda da imprensa,
igualmente militante.