segunda-feira, 1 de abril de 2013

Depois de uma intensa e abençoada Semana Santa, chegou o momento de contemplar o período pascal.


Leniéverson Azeredo Gomes


Nós católicos, nós cristãos vivemos intensamente a  Semana Santa ou Semana Maior, onde os textos litúrgicos diários nos possibilitou, nos ajudou a rumar e a compreender a dinâmica e o sentido da Paixão,  Morte e Ressureição de Cristo. É verdade que esta Semana Maior, nos auxilia a cada ano a entender que, de fato, Cristo fundou a Igreja Católica, foi ele quem instaurou a eucaristia, deu seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade para a remissão dos nossos pecados na Cruz.
A cada dia desta Semana Maior procuramos seguir a risca roteiros santificados que permitiram a todos nós, nos aproximar cada vez mais de Cristo, nosso Senhor e conhecer melhor as raízes de nossa fé. Nota-se e é importante dizer que a Quaresma por anteceder a Semana Santa, nos convida urgentemente, nos faz o apelo para a conversão, a mudança de vida, conforme já foi escrito em um artigo deste blog. É como um preparar de terreno para que nosso coração viva bem a Semana Santa. Quarenta dias de treinamento espiritual, de decisões firmes sempre amparadas em Cristo.
Mas, essa Semana Santa, a Maior, nós ainda vivemos esse tempo de penitência, de recolhimento, de certo silêncio interior, enfim, uma pedagogia própria para fazer esta passagem, esta Páscoa.
No final da Vigília Pascal, dizemos em boa e em alta voz: Jesus Cristo ressuscitou. Aleluia! Aleluia! Aleluia! É a grande explosão, a grande emoção, a grande alegria que brota dentro do peito que leva o Cristo Crucificado.
A ressurreição é o ponto máximo do Cristianismo, não o Natal. É a partir da morte e morte de Cruz que a sociedade irá encontrar o caminho que leva as pessoas a Salvação. Não é a toa, que a Páscoa nos recorda o trajeto do povo hebreu da escravidão pelo faraó do Egito para a libertação na Terra Prometida.
Durante esse percurso, rumo à libertação, encontraram muitas tentações, talvez as mesmas que eu e você, vivemos no período quaresma, mas na medida em que essas tentações aconteciam, havia sempre uma voz que nos dizia: persevere, lute, reconheça a presença do Senhor que quer alforriar a sua vida.
Muito mais que sabermos que Cristo ressuscitou, e, que um Deus se fez homem para a remissão dos nossos pecados, devemos também nós pregar incessantemente esse Cristo Crucificado, fazer disso uma missão insaciável em nossa vida, uma meta a ser alcançada para o nosso bem espiritual.
Agora, nós cristãos, sobretudo os católicos percorreremos sete semanas nesse grande rio pascal que tem como foz, o Tempo de Pentecostes. Que o período pascal nos ajude a estreitarmos nossa relação com o Espirito Santo de Deus.
Jesus Cristo ressuscitou! Aleluia!Aleluia!Aleluia!