sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Os membros do FOCUS agora estão presentes em 50 campus

Denver (Agência Fides) – A Associação de Estudantes Universitários Católicos (FOCUS) é uma realidade em rápido crescimento nos capus universitários dos Estados Unidos. Atualmente, existem grupos FOCUS nos colégios de 28 estados (incluindo o District of Columbia). Num comunicado, a associação dos universitários católicos anunciou que, para o ano letivo 2010-2011, outras 8 universidades entraram na lista, elevando o número total de campus geridos pelo FOCUS a 50.
A cada ano, os missionários de FOCUS são enviados em equipes de quatro (ou mais) homens e mulheres nos campi universitários, a convite do bispo local e com o apoio do local Newman Center ou de uma pastoral universitária existente. Desde a sua fundação em 1998, a presença de FOCUS passou de quatro missionários que atendiam um único campus, a mais de 250 deste ano, que vão trabalhar em 50 campus.
"Estamos entusiasmados de ver a crescente demanda e o desejo dos missionários do FOCUS em todo o país", disse o fundador do FOCUS, Curtis Martin. "Os estudantes dos colégios têm uma profunda fome de amor e verdade. Os nossos missionários continuam respondendo ao chamado de Jesus Cristo e da Igreja com generosamente oferecendo aos estudantes o Evangelho e suas vidas ".
Os missionários são geralmente os recém-formados que dedicam dois ou mais anos de suas vidas pós-faculdade para viver a tempo integral junto com seus coetâneos nos campus. Através da amizade,a lealdade e dedicação pessoal, os missionários do FOCUS convidam os estudantes a uma relação pessoal com Jesus Cristo e seguir a Igreja Católica. Em resposta ao chamado da Igreja por uma “nova evangelização", FOCUS busca comunicar o Evangelho aos jovens de maneira dinâmica e culturalmente relevante.

A Caritas leva ajuda a 300 famílias atingidas pela onde de frio

Puno (Agência Fides) – Mais de 300 famílias nas áreas montanhosas de Santo Antônio de Esquilache, província de Puno, receberam ajudas oferecidas pela Caritas. Muitas famílias foram atingidas pela forte onda de frio que continua insistindo nas zona sul dos Andes peruanos. As ajudas consistem em roupas, cobertas, comida e remédios.
Foi dada a prioridade nas distribuição de ajudas às famílias que têm crianças abaixo de cinco anos e aos idosos.
Numa nota enviada à Agência Fides, a Caritas elenca as comunidades rurais que receberam ajudas:
Komerucho, Cruzan e a parte central de San José de Cachipascana. “As nossas comunidades estão agradecidas pela ajuda oferecida pela Caritas Puno, visto que as autoridades regionais e a administração local parece ter se esquecido” – afirma Edilfonso Ticona Aldude, residente naquela área.
No Peru foi declarado estado de emergência em 16 das 25 regiões do território peruano. O frio causou várias mortes e graves danos materiais. A onda de frio é caracterizada por temperaturas que chegam a 23 graus abaixo de zero em algumas áreas da região sul de Puno, que confina com a Bolívia. (Ver Fides 27/07/2010)
O representante da Caritas Puno, Albania Bellota declarou que serão enviadas ajudas também a outras localidades da região de Puno, e recordou que em 17 e 18 de agosto está em programa a entrega de gêneros de socorro às comunidades rurais da província de Lampa, incluindo o distrito de Cabanillas, que se localiza a mais de 4.000 metros do nível do mar, onde as baixas temperaturas são insuportáveis. (CE)