quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Procuradoria denuncia Edir Macedo e mais 3 por lavagem de dinheiro


Edir Macedo



O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou o bispo Edir Macedo, fundador e líder da Universal do Reino de Deus, e outros três dirigentes da igreja pelos crimes de quadrilha para a prática de estelionato, falsidade ideológica, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Segundo a Procuradoria, Macedo, o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa montaram uma quadrilha para lavar dinheiro da igreja, remetido ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos por meio de uma casa de câmbio paulista, entre 1999 e 2005.
De acordo com a denúncia do procurador da República Sílvio Luís Martins de Oliveira, o dinheiro era obtido por meio de "oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela igreja".
Os quatro também são acusados pelos crimes de falsidade ideológica por terem supostamente inserido nos contratos sociais de empresas do grupo da igreja composições societárias diversas das verdadeiras. O objetivo dessa prática seria ocultar a real proprietária de diversos empreendimentos.
Segundo a denúncia, a igreja só declara ao Fisco parte do que arrecada junto aos fiéis, apesar de ter imunidade tributária.
Somente entre 2003 e 2006, conforme a Procuradoria, a Universal declarou ter recebido pouco mais de R$ 5 bilhões em doações, mas, segundo testemunhas, esse valor pode ser bem maior.
Oliveira encaminhou cópia da denúncia à área Cível da Procuradoria da República em São Paulo, solicitando que seja analisada a possibilidade de cassação da imunidade tributária da igreja.
A denúncia foi oferecida à 2ª Vara Federal de São Paulo.

OUTRO LADO

Procurada pela reportagem, a assessoria jurídica da igreja afirmou que os advogados ainda não tiveram acesso à denúncia.
"Tudo indica, pelo que a mídia está veiculando, que tratam-se das mesmas acusações de sempre aos dirigentes da Igreja Universal do Reino de Deus, que sempre se mostraram inverídicas", diz comunicado da igreja.

Eu comento: Inverídicas, advogado? Nos poupem!Chega de enganar os fiéis.No próximo post, eu farei uma abordagem sobre essas seitas que são adeptas da teologia da prosperidade.