segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os riscos de se pertencer a uma seita adepta da Teologia da Prosperidade Parte II

Leniéverson Azeredo Gomes





Pirâmide Financeira pode ser muito bem aplicada as seitas da Teologia da Prosperidade


Certamente, você já ouviu falar de pirâmides financeiras, isto é, são aquelas propostas ditas milagrosas de ganhar dinheiro fácil. Também chamadas de correntes monetárias ou por nomes hilários como “pernas” ou “braços “, essas pirâmides prometem ao investidor, na maioria vulnerável e, cujo perfil será descrito abaixo, uma série de vantagens, através de palavras sugestivas, apresentação de pessoas que pretensamente ganharam muita grana com a tal pirâmide, enfim vendendo um “rio de maravilhas”. Normalmente, o dono da pirâmide financeira ou corrente monetária, como foi dito acima, sabe usar palavras sugestivas, tem o dom da oratória, ou seja, fala bem, tem um alto poder de convencimento discursivo e persuasivo, num processo e formas de proceder extremamente semelhante a hipnose.
A leitura que podemos fazer das vítimas das pirâmides financeiras ou correntes é que muitas vezes, elas, as vítimas, são pessoas que acabam muitas vezes dominadas, sugadas pela cobiça, ambição e pela necessidade imediata de ganhar dinheiro e, por conseguinte, melhorar, prosperar na vida, sobretudo materialmente falando.
Assim como os donos de pirâmides financeiras ou correntes monetárias, as Seitas adeptas da Teologia da Prosperidade, que não aceitam serem chamadas com tal nomenclatura, usam conceitos de exploração dá boa fé das pessoas. Assim como as pirâmides, que teve um precursor (o americano Charles Ponzi), a teologia da prosperidade tem o seu, o também americano Kenneth Hagin, no início dos anos 60, mas no Brasil, surgiu entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, a partir da Igreja de Nova Vida, fundada pelo Walter Mc Alister – igreja da qual eram membros o Edir Macedo, depois fundador da Igreja Universal do Reino de Deus; Romildo Ribeiro Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus e o Miguel Ângelo, fundador da Igreja Apostólica Jesus Vive .
Enfim, quais as seitas que são adeptas da teologia da prosperidade? Eis a lista:

• Igreja de Nova Vida (1960), fundada por Roberto McAlister
• Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo “Bispo” Macedo (1977);
• Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada pelo “Missionário” R.R. Soares (1980);
• Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo “Apóstolo” Waldemiro Santiago, dissidente da Igreja Universal (1998);
• Igreja Transformando Vida, do “Bispo” Gerson Cardoso, fundada pelo também dissidente da Igreja Universal (2008);
• Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada pelo casal “Apóstolo” Estevam e “Bispa” Sônia Hernandes (1986);
• Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, fundada por Valnice Milhomens(1994),;
• Igreja Apostólica Jesus Vive, fundada pelo “Apóstolo” Miguel Ângelo (1985);
• Igreja Sara Nossa Terra, fundada pelo “Bispo” Robson Rodovalho (1992).
• Conferencistas itinerantes proclamadores desta doutrina, como:
Pastor Marco Feliciano e Pastor Paulo Marcelo, entre muitos outros.

Note-se que os termos apóstolos, bispo, bispa e missionário foram colocados em parênteses, é para chamar atenção para homens e mulheres que se auto intitulam com esses termos. Uma pergunta que precisa ser feita, quem lhes outorgou tal titulo? Com que poder? Eles são sucessores de quem?
Nós católicos aprendemos que diáconos permanentes ou não, padres, bispos, papa, são títulos recebidos por alguém que são representantes de Cristo na Terra. Isso acontece desde a antiguidade no catolicismo. O texto de Mateus 16,19, diz:
“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”
Aqui não irá ser feita uma defesa da origem de como surgiu a Igreja Católica ou explicar apologeticamente a chamada Primazia de São Pedro, que foi o primeiro Sumo Pontífice ou Papa. Tem se o objetivo de assegurar que nenhum religioso da Igreja Católica se auto intitulou bispo, se auto intitulou padre, se auto intitulou apóstolo. Foram investidos, foram intitulados como tais pelo próprio Jesus Cristo.
Além de usurpar títulos que só a Igreja Católica pertence, a exceção de bispa é claro, apoderam-se de formas de se chamar suas edificações religiosas. Exemplificam-se aqui as tais “catedrais da fé” da Igreja (Seita) Universal do Reino de Deus, nome roubado ou adaptado de forma rasteira da Catedral da Sé, situada na capital do Estado de São Paulo.

Catedral da Sé em São Paulo



Catedral da Fé em São Paulo


As apoderações dos títulos e formas de se chamar as construções, são parte da tática que as seitas adeptas da teologia da prosperidade usam para enganar as pessoas. Seus lideres até algumas vezes – e em certos momentos - usam até roupas parecidas com paramentos sacerdotais católicos, que dificilmente saberíamos distinguir se é um pregador que se auto intitula alguma coisa ou um padre. Veja abaixo: (colocar fotos diferenciando)
Apesar de tudo que foi dito nos seis parágrafos acima, a pior forma de enganação consiste na mistura de técnicas de pirâmides financeiras ou correntes monetárias, expostas no início deste artigo, com as técnicas de oratórias bem parecidas com as técnicas de hipnose.
No próximo post, irei expor alguns vídeos de pessoas auto intituladas explorando a fé das pessoas com alguns comentários.