quinta-feira, 2 de setembro de 2010

COMEMORAÇÕES

CNBB

Nascimento

· Dom João Nilton dos Santos Souza, Bispo de Amargosa - BA, 1943

· Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, Arcebispo Emérito de Cascavel - PR, 1931

Ordenação Episcopal


· Dom Frei Aloísio Alberto Dilli, OFM, Bispo de Uruguaiana - RS, 2007

· Dom Heriberto Hermes, OSB, Bispo Prelado Emérito de Cristalândia - TO, 1990

· Dom Osvino José Both, Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, 1990

Ordenação Presbiteral

· Dom Jaime Pedro Kohl, PSDP, Bispo de Osório - RS, 1984

30 anos dos verbitas na Amazônia

CNBB

Os verbitas, missionários da Congregação do Verbo Divino, completam 30 anos de missão na Amazônia. Para comemorar a data, foi preparada uma vasta programação que inclui palestras sobre a presença da congregação nos cinco Continentes, retiro, assembleia e exposições dos trabalhos realizados. Os eventos acontecerão entre os dias 08 a 17 e devem ter a participação de 34 verbitas de 10 países e aproximadamente 120 leigos representantes de municípios.

Dia 19 marca o fim das inscrições para o Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

CNBB

Ainda estão abertas as inscrições para o Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), que acontecerá na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, campus Betim, em Belo Horizonte, dos dias 9 a 11 de outubro. As inscrições seguem até o dia 19 de setembro, no blog da EBRUC na internet (http://ebruc2010.blogspot.com).

O arcebispo de Sorocaba (SP), dom Eduardo Benes de Sales, que é bispo referencial do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), enviou uma mensagem aos jovens, pedindo o empenho e a participação no evento. “Querido jovem universitário, sua presença no Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos é importante. A juventude universitária espera receber de você o anúncio de Jesus Cristo. Outro nome não existe que possa significar salvação e vida para seus irmãos de juventude. Você, que fez a experiência do encontro com Cristo, caminho, verdade e vida, como os primeiros discípulos, deve anunciar Jesus e construir com outros uma pequena comunidade de seguidores, cujo testemunho possa modificar pela força do Evangelho. Venha participar de nosso encontro, e que Deus o abençoe e lhe conceda alegria que o mundo jamais poderá dar”.

Segundo a assessora do Setor Universidades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que é a idealizadora e organizadora do EBRUC, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, a importância para o Setor Universidades é assegurar a representatividade dos jovens de todo o Brasil. “Este encontro é uma iniciativa a mais para abrir os caminhos de uma rede de universitários de acordo com as diversidades”, afirmou irmã Eugênia.

O bispo auxiliar de Goiânia (GO), dom Waldemar Passini Dalbello, esperamos contar com a presença de jovens universitários de todo o país. "Ao menos um representante por diocese deve-se ter no 1º Encontro de Universitários Cristãos. O tempo dos estudos em uma Instituição de Ensino Superior, seja ela pública ou privada, constitui para o cristão uma grande oportunidade de crescimento no discipulado de Jesus. Estudar e pesquisar se tornam uma ocasião para melhor buscar a verdade e orientar a própria existência ao bem dos irmãos no exercício da futura profissão. Mas a Universidade também é lugar de missão, entre alunos, professores e funcionários. Assim, o Setor Universidades da CNBB pretende apoiar as numerosas iniciativas de evangelização nesta área específica e tão importante de nossa sociedade".

O encontro promete uma diversidade de linguagem, com jovens envolvidos com internet, skate, música, esportes radicais e outros. “É importante que a juventude cristã se aproxime cada vez mais, em busca de sentido, felicidade e realização na vida, mas por caminhos novos, orientados pela Palavra”, afirmou a assessora do Setor Universidades.

Mais informações no site da Arquidiocese de Belo Horizonte.

REFLEXÃO - QUINTA-FEIRA - Lc 5, 1-11

CNBB

Um dos elementos mais importantes do cristianismo é a vida comunitária. Para quem é cristão, não existe lugar para o individualismo. Jesus nos mostra isso quando não realiza sozinho a sua missão, mas chama os apóstolos para participarem ativamente dela. Para o apostolado, Jesus não chama os melhores do ponto de vista da economia, da sociedade ou mesmo os mais santos; Jesus chama a todos, sem fazer qualquer tipo de distinção entre as pessoas. Assim, nos mostra que na atuação pastoral, devemos nos preocupar não simplesmente em fazer o trabalho, mas sim em envolver todas as pessoas, para que a atuação pastoral seja comunitária e revele este importante valor do Evangelho.