quarta-feira, 9 de maio de 2012

Carolina do Norte aprova proibição de casamento gay

Cerca de 61% apoiam emenda à Constituição estadual

Matéria retirada de "O Globo", mas o blogueiro comenta.

RALEIGH - Os eleitores da Carolina do Norte aprovaram nesta terça-feira uma emenda constitucional que proíbe o casamento homossexual e as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo, o que representa um revés para os esforços dos Estados Unidos para expandir os direitos do casamento entre gays.
A alteração que diz que o casamento entre um homem e uma mulher é a única união reconhecida legalmente no estado, foi aprovada por uma ampla margem. De acordo com os resultados de 95 dos cem condados, cerca de 61% apoiaram a emenda.
A Carolina do Norte já impede os casais de gays e lésbicas de se casarem, mas o estado agora se junta aos outros do sudeste ao acrescentar a proibição a sua constituição.
- Muitos eleitores simplesmente viram a emenda como um voto sobre o casamento homossexual, apesar dos esforços dos opositores da medida para ampliar a discussão - disse Tom Jensen da empresa de Pesquisa de Políticas Públicas com sede em Raleigh.
- Toda vez que a Carolina do Norte tem uma maioria de republicanos e afro-americanos do mesmo lado de um problema, há uma combinação muito potente - acrescentou Jensen.
Vinte e oito estados aprovaram proibições constitucionais sobre casamentos do mesmo sexo, de acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais.
Massachusetts, Iowa, Vermont, New Hampshire, Connecticut, Nova York e do Distrito de Columbia permitem o casamento gay.
Os estados de Maryland, Nova Jersey e Washington aprovaram leis este ano sobre o casamento homossexual, mas o governador Chris Christie vetou a lei de Nova Jersey e adversários em Maryland e Washington estão ameaçando iniciativas eleitorais para derrubar a legislação.
A votação na Carolina do Norte acontece após declarações de altos funcionários do governo do presidente Barack Obama esta semana que foram interpretadas como apoio ao casamento gay.
O vice-presidente Joe Biden disse no domingo que estava "absolutamente confortável" com a permissão de casais do mesmo sexo de se casar, e o secretária da Educação, Arne Duncan afirmou que o casamento gay deve ser legalizado. Obama disse que favorece uniões civis, mas não chegou a apoiar o casamento gay.
Os defensores da emenda na Carolina do Norte disseram que iriam preservar a santidade do matrimônio entre um homem e uma mulher e fazer leis que proíbem o casamento gay mais difícil de serem revogadas.
Adversários dizem que a proibição prejudicaria os benefícios de seguro de saúde para gays solteiros e casais heterossexuais e indica que o Estado é hostil para uma força de trabalho diversificada.
Foto AP: Em Raleigh, na Carolina do Norte, Seth Keel (centro) é consolado pelo namorado, Ian Chambers, e a mãe, Jill Hinton, após aprovação de emenda que proíbe casamento gay


O reverendo evangélico Billy Graham apelou aos eleitores para apoiar a medida, enquanto o ex-presidente Bill Clinton e alguns líderes empresariais pediram para a Carolina do Norte rejeitá-la.
- Nós não vamos permitir que o casamento seja redefinido neste estado. A nação está assistindo a Carolina do Norte, e demos um alto padrão a seguir - disse Tami Fitzgerald, presidente do grupo pró emenda para o Casamento Carolina do Norte, a partidários em uma festa de comemoração.

O blogueiro comenta: Antes de ontem, este que vos fala recebeu uma mensagem em seu twitter - @jornalistacmprj - na qual afirmava que o blog estaria fazendo uma cruzada homofóbica, mas não se está fazendo homofobia ou o que ela entende por homofobia, está apenas demonstrando o posicionamento cristão do blogueiro a respeito de temáticas cristãs com visão cristã.O blogueiro não tira nada de sua cabeça, tira da bíblia, do catecismo, documentos e encíclicas católicas e nada mais.Hoje, em dia, a verdadeira cruzada é contra a liberdade de expressão e de crença.Pessoas que querem calar a voz discordante, como se pode ver aqui, mas não deu certo para a militância.Portanto, a democracia verdadeira tem de permitir a discordância sobre este e outros temas, sem, é claro, o incentivo a violência.
Agora, quanto a matéria em questão, a Carolina do Norte é o 31º estado americano a banir esta modalidade matrimonial, por considerar o casamento entre homem e mulher.É verdade que os críticos da decisão usam retóricas chantagistas e descabidas.Foi, de fato, uma vitória dos conservadores que tem tido vitórias nos EUA, e, isso pode ser uma "stone in the shoes"-pedra nos sapatos - para a reeleição do presidente Barack Obama.