quarta-feira, 7 de julho de 2010

Quinta-Feira – 14ª Semana do Tempo Comum – Divina Misericórdia.

Nesta quinta-feira, a liturgia de hoje dedica de forma muito especial a Divina Misericórdia. A expressão misericórdia é a mistura de duas palavras: Miséria + Córdia (Coração). De fato, Deus é aquele que se fez homem para a redenção dos nossos pecados. As leituras de hoje, nos ajudam a compreender, de forma bastante contundente, essa importante característica divina.
A primeira leitura retirada do livro de Oséias 11, 1-4. 8c-9 nos chama a atenção de que o Senhor Deus, nos conhece e; ama desde a infância (meninice espiritual)(v.1).O Pai, segundo a passagem chama cada ser humano, de filhos muito amados e se preocupa quando, ao invés de buscarmos seu Santo Nome, queremos nos envolver com falsos Deuses(v.2).
O Deus misericordioso instrui cada ser vivente a dar nossos primeiros passos na fé, porem sabe também que muitos não reconhecerão suas instruções. Há uma interpretação evangélica toda própria de que, ainda que o homem tenha dureza em seus corações, Deus estará todo ali “com laços de humanidade, amor, sendo para eles como um pai que carrega um recém-nascido no colo”(v.4)
A palavra do profeta Oséias nos remete a vocação de Jeremias (Jr 1,4-8), quando o senhor Deus, acrescenta que Ele nos estima desde o ventre materno, nos designa com o título de profeta das nações.
O profeta Jeremias por inspiração divina sabia que, ser profeta das nações era uma função que conferia a responsabilidade de ir e espalhar o evangelho para toda a humanidade. Assim, consequentemente o Senhor iluminará a face de cada temente a Ele (Sl 79,8).
Cada discípulo, no evangelho de São Mateus 10, 7-15, tinha em suas mentes e coração os mandamentos do Filho de Deus: mostrar a todos os povos que seu Reino Celeste estava próximo, curar os doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar demônios. Tudo isso, contando com a providência divina e a hospitalidade humana, ainda que a missão tenha alguns empecilhos como a negação da pregação ou que a região fosse impura.
Assim, estas duas pessoas da Santíssima Trindade, o Pai e o Filho, convidam cada ser humano a ser misericordioso com o seu próximo, pois estes obterão também a misericórdia divina, como nos lembra muito bem o sermão da montanha (Mt 5,5).

2 comentários:

aline disse...

COMO É BONITO ESSE INFINITO AMOR QUE DEUS TEM POR CADA UMA DE SUAS CRIATURAS! SE ANTES O HOMEM ERRAVA PRESTANDO CULTO A FALSOS DEUSES, HOJE A ESPÉCIE HUMANA ALÉM DE AINDA PRESTAR CULTOS A OUTROS DEUSES, HOJE A ESPÉCIE HUMANA TENTA SER O PRÓPRIO TIRANDO O SOFRO DE VIDA DE SEUS SEMELHANTES E TANTAS OUTRAS AÇÕES. MAS DEUS CONTINUA A AMAR E A TER ZELO POR NÓS. QUANDO É QUE O SER HMANO VAI SE DÁ CONTA DESTA REALIDADE? DEUS É AMOR E HABITA E NÓS!

Blog Católico do Leniéverson disse...

Com certeza, não podemos cochilar que as falsa doutrinas podem invadir nossas vidas.Obrigado e colabore sempre.