Leniéverson Azeredo Gomes
O Título do post é um trecho da musica "Porque Ele vive". A canção não é
católica, mas sim de origem protestante e é de origem americana
(Because He Lives - http://www.youtube.com/watch?v=tpwQO3ckqNI&feature=related).
Ela foi composta nos anos 50 por William J. Gaither e Glória Gaither,
Marido e Mulher, respectivamente.O link Os dois são compositores de
diversos hinos adventistas (mas, peraí o que a Igreja Católica acha do
Adventismo?).
A Banda com componentes novos e o Bill (o último da esquerda para direita) |
Só para vocês terem uma idéia, Bill Gaither, como William é
chamado, fez parte da Banda Gospel que Elvis Presley fazia parte em
1954. Outras músicas protestantes são cantadas eventualmente em missas
não-tridentinas, encontros religiosos e grupos de oração. Exemplo:
"Renova-me", "Anjos de Deus", "Fico Feliz em Vir em Tua Casa"(Bendito em
do Senhor), a "Unção de Deus Sobre mim (Minha Benção)", entre outras.
É
errado tocar em missas? Nas missas Tridentinas (Tradicionalistas) não
se toca, nas missas não tridentinas (como na Quase-Paróquia São
Vicente, onde este blogueiro participa de missas, em Campos dos Goytacazes/RJ) tudo depende se o pároco aprova ou não.
Existem padres que
permitem outros não, há dioceses que não permitem a partir de normativas
de diretório liturgico pastoral e alguns padres desobedecem, outras
dioceses que permitem mas alguns padres preferem não permitir, enfim, há
um samba de crioulo doido.
Vamos ver o que a Sacrosanctum Concilium
sobre a liturgia diz sobre isso:
"Artigo 116. A Igreja reconhece como
canto próprio da liturgia romana o canto gregoriano; terá este, por
isso, na acção litúrgica, em igualdade de circunstâncias, o primeiro
lugar.Não se excluem todos os outros géneros de música sacra, mormente a
polifonia, na celebração dos Ofícios divinos, desde que estejam em
harmonia com o espírito da acção litúrgica, segundo o estatuído no art.
30"; "Artigo121.
Os compositores possuídos do espírito cristão
compreendam que são chamados a cultivar a música sacra e a aumentar-lhe o
património.Que as suas composições se apresentem com as características
da verdadeira música sacra, possam ser cantadas não só pelos grandes
coros, mas se adaptem também aos pequenos e favoreçam uma activa
participação de toda a assembleia dos fiéis.Os textos destinados ao
canto sacro devem estar de acordo com a doutrina católica e inspirar-se
sobretudo na Sagrada Escritura e nas fontes litúrgicas". Fonte:http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19631204_sacrosanctum-concilium_po.html
Como eu canto na Igreja também, fiz uma pesquisa
sobre o assunto no "Pai dos Inteligentes Virtuais" que atende pelo nome
de Google, fiz alguns cruzamentos de informação e escrevi esse "pequeno"
texto.
O assunto é polêmico, eu tento evitar canções protestantes em
todas as situações, mas de qualquer forma esse texto não objetiva
promover uma briga entre grupos musicais de canto litúrgico e ou seu
padre ou bispo.
Siga o bispo da sua diocese e o seu padre. Se deixar,
toquem, se não deixar, não toquem. Leiam textos da Irmã Mírian T.
Kolling ela é excelente especialista em cantos liturgicos. O que importa
é cantar a missa com júbilos ao Senhor.
3 comentários:
Texto muito esclarecedor. Parabéns!
São músicas lindas não tenho preconceito mais temos músicas lindas de compositores católicos que precisam ser divulgadas
A Igreja Católica tem de cantar e tocar as lindas canções do padre Zezinho,que muitos cantores evangélicos, protestantes estão regravando.
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