quinta-feira, 19 de julho de 2012

E por falar em Extrema-Unção...

Leniéverson Azeredo Gomes


 O Blog repercutiu uma reportagem publicada pelo portal de notícias “E-Band”, onde um padre foi impedido, nesta terça-feira, dia 17, de dar assistência religiosa, conhecida como extrema-unção, ao paciente, Hélio Moises Fernandes, que estava em estado terminal, num Hospital de Taguatinga, cidade satélite de Brasília e veio falecer às 5h do dia seguinte .
O tema é polêmico, mas urge alguns pontos a serem explicados com bastante profundidade. Em primeiro aspecto, a “Extrema-Unção” é um sacramento da Igreja Católica, mas o termo mais adequado e recomendado pelo Magistério da Igreja, é Unção dos Enfermos. De acordo com o Denziger-Schönmetzer Enchiridion Symbolorum, definitionum et declarationum de rebus fidei et morum, nº 1696, “no curso dos séculos, este sacramento foi conferida aos agonizantes, por isso, o uso do termo ”Extrema-Unção””. No entanto, “apesar desta evolução a liturgia jamais deixou de orar ao Senhor para que o enfermo recobre a saúde, se tal convier a sua salvação”.
De fato, “o Sacramento da Unção dos Enfermos é conferido às pessoas acometidas de doenças graves e perigosas, ungindo-as (....) com óleo devidamente consagrado” (CIC, cân.847, 1). Sempre com orações como esta:
“Por esta santa unção e por sua piíssima misericórdia, o Senhor venha em seu auxílio com a graça do Espirito santo, para que, liberto de seus pecados, Ele te salve e, em sua bondade, alivie teus sofrimentos” (Idem)
É muito comum, encontrar pessoas que questionam o fundamento bíblico-doutrinal para a Unção dos Enfermos e fundamentação constitucional para a assistência religiosa em hospitais e outras casas de saúde.
Quanto a fundamentação bíblico-doutrinal, o livro de São Tiago, capítulo 5, versículo 14 seguintes, diz:
“Está alguém enfermo? Chame os sacerdotes da Igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. A oração da fé salvará o enfermo e o Senhor restabelecerá. Se ele cometeu, ser-lhe-ão perdoados. Confessai os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros para serdes curados”.
Para a Igreja Católica, a Unção dos Enfermos é “uma celebração litúrgica e comunitária quer tenha lugar na família, no HOSPITAL ou na Igreja, para UM só enfermo ou para TODO grupo de enfermos” (Sacrossanctum Concilium, 27).
Segundo Sônia Watanabe, Mestre em Hospitalidade e Especialista em Gestão Hospitalar, explica com toda a sua experiência na área de Educação, Saúde e Hotelaria que “o hospital – casa de Deus - se revela, quanto às suas origens, uma profunda ligação com a Igreja e, também, forte vocação altruísta de acolher pessoas, marginalizadas pela sociedade, até então representadas nas figuras do doente, do pobre, do órfão e do peregrino”.
Por isso, em todos os países do mundo, é comum encontrar padres ou pastores, em presídios e casas de saúde, como hospitais, santas casas e beneficências portuguesas.
A Constituição Brasileira, além de dizer que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias” (art.5º, paragrafo VI), diz também que “é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva” (Art 5º, paragrafo VII).O Estado é laico, mas não é ateu.
Agora vejam esses comentários retirados, do Correio de Brasilia, sobre a matéria do impedimento a assistência religiosa do sacerdote em Taguatinga.

Percebem-se exatamente, como as pessoas são ignorantes em relação ao assunto, em questão e há, também uma intolerância militante, porque as pessoas rejeitam qualquer ensinamento sobre o assunto.
  
Os comentários são absurdos e o Hospital de Taguatinga feriu a constituição, merecendo responder um processo por isso e, a secretaria de Saúde do DF ser punida pela mesma violação. 

2 comentários:

stefan disse...

QUE ESTADO LAICO É ESSE?

Há Estado laico quando deixa as pessoas que são religiosas se manifestarem, e mesmo assim o Estado aceita a decisão da maioria, já que diz ser representante dela.

Caso contrário, quando o Estado quer impor normas ou leis contrárias à fé da maioria do povo que afirma representar, como impondo decisões contrárias à fé religiosa da maioria - católica no caso ou mesmo protestantes em suas centenas de diferentes ramificações - como legalizando o direito de abortar, proceder à eutanásia, uniões gays, incentivo à pedofilia, indistinção sexual, etc., o Estado é ateu-militante, já não sendo mais laico como quer se apresentar; é opressor disfarçado de laico, ou seja, age de uma forma querendo transparecer outra, e usa a mídia para se justificar, valendo-se de subterfúgios, para camuflar sua ideologia de origem socialista/comunista materialista, opressoras, ativista e anti Cristo.

Porque tanta vontade de impor à sociedade aborto, uniões gays, indistinção sexual, etc? Por ser de ideologia marxista/socialista/comunista e faz parte despistar as reais intenções que é de transformar o país em nova Cuba, Coréia do Norte, Venezuela etc.; basta notar que se pautam sob os "10 mandamentos de Stálin" - veja-os na net - e subverter as mentes por meio da ideologia marxista, servindo-se também de traidores da Igreja-Cristo, como a herética Teologia da Libertação, que por meio da doutrina da Igreja devidadamente fraudada, desinstrui os cristãos transformando-os em submissos ao comunismo.

Sem esquecer que católico que vota nos partidos acima e seus aliados ainda se exclui da Igreja por apostasia, por serem materialistas e ateus, ainda lhe oportunizando de o fazer de refém, ou dar-lhes o chicote para depois apanhar com o mesmo...

O fato poderia ser um sinal amarelo de que os tentáculos do marxismo principiam as primeiras investidas...Graças a muitos eleitores cristãos de comportamento dignos de fariseus.

A ética de socialistas e comunistas é atitudes como Lula se unir a Maluf; católico votatante desse pessoal poderá ser considerado do mesma ética comportamental, traidor da Igreja e de Jesus.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Perfeito, Amigão, Perfeito. Um abraço e feliz dia do amigo.