terça-feira, 5 de junho de 2012

Freiras criticam relatório do Vaticano, chamando-o de infundado e causador de escândalo


Por Michelle Boorstein
Washington Post

Alguns membros da Conferência de Mulheres Religiosas
dos Estados  Unidos

Depois de uma reunião especial nesta semana em Washington, o Conselho de 21 membros de liderança da Conferência de Mulheres religiosas, emitiu uma declaração dizendo que o relatório do Vaticano é "infundado" e; que ele tem "causado escândalo e dor" e exacerbada polarização em toda a Comunidade da Igreja Católica.
O conselho da conferência, cujos membros representam a grande maioria das 57.000 freiras americanas, reuniu-se durante três dias para preparar uma resposta ao relatório Vaticano que acusa o grupo de "feminismo radical" e de comprometer publicamente a liderança dos Bispos.
A conferência que tem 1.500 membros ao todo vai se reunir em agosto para determinar mais especificamente como reagir, mas a declaração de sexta-feira foi uma reação não habitualmente corajosa, impondo a doutrina do Vaticano e parecia implicar que as mulheres podiam optar pela rebelião.
"As sanções impostas foram desproporcionais em relação às preocupações levantadas e poderiam comprometer a habilidade [das freiras] para cumprir sua missão", disse na declaração de sexta-feira.
O relatório de Abril da Congregação para a doutrina da fé, atribuído a um arcebispo de Seattle para supervisionar a "reforma" da Conferência de liderança, que inclui possivelmente a alteração do estatuto delas e quem fala em eventos do grupo.
Em questão, no relatório do Vaticano  há afirmações de que a Conferência de liderança tem se desviado demais das normas da Igreja e das prioridades dos Bispos, incluindo se manter opostas ao casamento homossexual e ao ministério de gays e lésbicas. A Conferência centrou-se muito mais em questões como a reforma da pobreza, da imigração e espiritualidade pessoal. Ele não enfatiza alguns assuntos dos quais priorizam os Bispos, incluindo combate ao mandato [do Presidente Barack Obama] na casa branca, exigindo que os empregadores providenciem contracepção em pacotes de cuidados de saúde.
Após a declaração desta sexta-feira, notaram-se dezenas de vigílias que foram realizadas em todo o país em apoio das freiras nas últimas semanas.
O Conselho de administração, disse, "acreditamos que questões de fé e justiça que capturam o coração das irmãs católicas, são claramente partilhadas por muitas pessoas ao redor do mundo. Como a Igreja e a sociedade enfrentam tempos tumultuados, o Conselho crê imperativamente que estas questões serão abordadas por toda a Comunidade-Igreja num clima de abertura, honestidade e integridade."
A declaração diz que a Presidente da Conferência, Irmã Pat Farrell e, a diretora executiva, Irmã Janet Mock, irão retornar a Roma, no dia 12 de Junho para se reunir com as autoridades sobre as preocupações das mulheres. Algumas pessoas próximas à Conferência de liderança dizem uma opção que as mulheres consideraram na reunião desta semana foi romper com sua identidade, que lhe caracteriza como um organismo aprovado de Igreja, mas que esse resultado parecia muito improvável.
A reação ao relatório do Vaticano revela as tensões atuais entre muitos católicos americanos, principalmente, como autoridades da Igreja devem participar de política partidária e quais devem ser as prioridades da Igreja. Papa Bento XVI e seu antecessor, concentraram-se em esclarecer os exigentes ensinamentos e declarações da Igreja — tais como hospitais e escolas — promover totalmente posições oficiais da Igreja, especialmente sobre sexualidade, casamento tradicional e contracepção.
Enquanto muitos católicos têm se reunido para apoiar a Conferência de liderança, outros — incluindo algumas freiras — têm comemorado o que enxergam como a repreensão adequada às mulheres acusadas de prejudicar a unidade da Igreja Católica. Relatórios demográficos recentes mostram que muitos católicos americanos vêm deixando a fé, que os especialistas mais tradicionais atribuem à confusão sobre o que a Igreja verdadeiramente ensina e uma forte inclinação nas últimas décadas no relativismo.
A vida espiritual dos membros da liderança "é mais provavelmente influenciada pelo Eneagrama e Deepak Chopra do que por Teresa de Ávila e Edith Stein," escreveu no mês passado, George Weigel, um estudioso católico. "As noções delas de ortodoxia são colocadas como gentil e suavemente inovadora; e relação delas com a autoridade da Igreja têm de ser mais adequadamente descrita como um desprezo mal escondido."
Comentário do Blog: Já passou da hora do Vaticano "Enquadrar" essas mulheres que estão desobedecendo o Magistério da Igreja.Chega a ser ridículo essas senhoras e senhoritas 'exigirem' alguma coisa. Todo padre, todo membro de congregação, seja ela feminina ou masculina, qualquer leigo que trabalhe na Igreja tem de manter fidelidade as palavras de Jesus, ao Papa e doutrina católica.A Igreja Católica tem a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida ApostólicaEste instituto que, inclusive, tem como prefeito, o brasileiro Dom João Braz Cardeal Aviz, que foi Arcebispo de Brasília, objetiva exatamente, regular todos os aspectos da vida consagrada: vida cristã, vida religiosa, vida clerical; é de caráter pessoal; não tem limites territoriais; alguns determinados assuntos de seus membros, porém, são repostos à competência de outras Congregações.Portanto, nada é solto na Igreja e essas freiras precisam ter um freio já

2 comentários:

Blog Católico do Leniéverson disse...

Curioso isso, vc deve ser viciado em leituras de Marx.O problema que o vício afetou seus neurõnios.Vou dar desconto.Mas infelizmente vou apagar seu comentário, por estar em desacordo com príncipios elementares de educação.Vc nem se identifica.Que medo é esse? Se você acha tudo isso é um direito seu, mas graças a Deus que vc é a minoria.Então, fica em paz e volte se identificando e traçando um debate sem palavras chulas.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Qual é o problema em ler Marx?Nenhuma, cada um lê aquilo que gosta,mesmo que esse gosto seja duvidoso.
Vc conhece desde criança?Legal, meu caro, mas demostra ter um trauma, uma frustração ou ódio por algo.Eu lamento, mas eu já disse, aqui neste blog, não será ambiente, onde psicopatas antirreligiosos terão espaços generosos para espalhar sua visão caricata de cristianismo.
Quanto a você não querer se identificar, mostra que vc não tem caráter suficiente para discutir algo como pessoa madura.