sábado, 8 de março de 2014

Um papo para católicos que desejam ser bons católicos ou com dificuldade de viver seu catolicismo.

Leniéverson Azeredo Gomes


Pode ser que em algum momento, alguém te pergunte:
-Porque você é católico, diante de tantas ofertas religiosas que se dizem cristãs ou não cristãs?
E pode surgir outra mais radical ainda:
-Porque você é cristão, se você tem a opção por ser ateu?

Em geral, essas perguntas tem um objetivo comum: Questionar a sua fé, uma tentativa - semelhante aos fariseus e escribas - de desinstalar a sua vivência católica, traçar paralelos entre a sua vida dentro da Igreja de Cristo com quem não está na Igreja de Cristo ou quem não frequenta a Igreja.
Mas, e aí, como você responderia:
a)Com conteúdo de forma segura e deixando a outra pessoa perplexa?
b)Com conteúdo, mas gaguejando, demonstrando insegurança?
c) Com pouco conteúdo, mas de forma segura?
d)Com pouco conteúdo, mas gaguejando?
e)Não responderia nada e deixava a pessoa questionar a sua fé e te deixando confuso?
f)Outras alternativas.

Pois é, minha gente, nossa vivência católica, não pode ser enraizada num solo não firme, tem de ser solidificada na rocha, compreendermos a importância da Eucarístia, das Obras Sociais Católicas, a importância da Igreja na criação de Universidades, na Teoria Musical (Foi um monge beneditino que criou o nome das notas musicais), dentre outras coisas. Católico não pode e não deve trocar a Igreja Fundada por Cristo por outras. Não pode trocar o seu amor, por outro amor. E mais: Catolicismo não coaduna com Espiritismo, budismo, Seicho no iê, com runas, cristais, ocultismos, etc. 
Quem é católico, só a Eucaristia e o Magistério da Igreja Basta. Só a Doutrina Social da Igreja - e não a Teologia da Libertação Marxista - basta. Não se deve viver a piedade católica, se preocupando com o que protestante - evangélico - acha, sobretudo a devoção dos santos e a Maria. Católico precisa fazer da Igreja seu porto seguro pra sempre. Tem de ser fiel, tem de ser uma pessoa não apenas batizada, mas catequizada, crismada (ou confirmada), tem de ter zelo por tudo aquilo que gira em torno da Igreja. É algo do tipo: "Mexeu com a Igreja, mexeu comigo". E para terminar:
 Católico que é católico tem de defender valores morais, considerados por alguns infelizes e intolerantes pensadores por fundamentalistas. Tem de sair do lugar de conforto, tem de ser sinal de contradição, tem de incomodar. Nesse período Quaresmal, Jesus nos convida a nos converter diariamente e crer no Evangelho [e também no Magistério da Igreja]. Saia de si, em direção a fé, a esperança e caridade. Vá em direção da verdade, que será eucaristicamente feliz. :)

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Leniéverson,Não tenho nada contra a religião de ninguem, mas, eu não acho justo um católico, protestante, evangélico ou alguem que faça parte de alguma seita dizer que é Cristão. Cristão é alguem que é salvo através da fé em Cristo.Nenhuma religião nos leva à Cristo. Lembre-se que Ele falou lá em João 14:6 - Eu Sou o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao PAI senão por MIM. Entendeu? Eu sei que dentro das religiões tem gente salva, mesmo que poucos. Quando elas despertarem para a conversão, que é o vai acabar acontecendo... Eles sairão da religião porque elas não poderáo mais conviver com o erro como a idolatria que é muito comum na religião católica. não estou julgando , mas se você lê a Bíblia você sabe que a idolatria é um pecado. Você entende, não é? não é nada contra você ou no que você crê. Você defende suas idéias criou o Blog, e isso é muito legal. Obrigado!

Anônimo disse...

E eu acho, sobre o comentário acima que cada a pessoa que escreveu isso ou até se só postou, já é bem grandinho pra saber disso... Então acho que nós mesmos devemos buscar a nossa salvação no lugar de criticar e julgar!
"Não tenho nada contra MAS..."
Não existe "mas", ou é contra, ou concorda! Não dá pra ficar em cima do muro.