segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Forro de Igreja centenária em Itajaí, interior de Santa Catarina, caiu na madrugada deste domingo.


Igreja centenária de Itajaí tem queda no forro. Felizmente não há mortos e nem feridos. 

Pascom - Arquidiocese  de Florianópolis 

 Acidente ocorrido na madrugada de domingo na centenária igreja da Imaculada Conceição, afetou o altar e o presbitério Os fiéis católicos que se dirigiram para a Igreja Imaculada Conceição, em Itajaí, a mais antiga do município, na manhã de domingo tiveram um triste surpresa.
Naquela madrugada, parte do forro caiu sobre o presbitério. Por conta disso, não houve a celebração e a igreja está interditada até que as autoridades façam melhor avaliação na estrutura. “Foi sorte que não houvesse ninguém na igreja no momento da queda. Se fosse durante a missa, certamente o presidente da celebração e quem mais estivesse diante do altar teriam se machucado”, disse Pe. Sérgio de Souza, pároco da Paróquia Santíssimo Sacramento, da qual a igreja faz parte.
Ele foi um dos primeiros a chegar no local, onde presidiria a celebração às 8h. A igreja estava em processo de restauração há algumas semanas. A parte elétrica foi concluída na última semana. Algumas imagens também já haviam sido restauradas e estão sendo entregues conforme ficam prontas.
A imagem da padroeira foi concluída há duas semanas e estava no altar durante a queda do forro. Ela teve a coroa danificada. A equipe de restauração vai avaliar se a coroa pode ser recuperada. Também um anjo teve danos não muito significativo. O outro anjo, que fica no lado oposto do altar, ainda não havia sido entregue. “Se já estivesse no altar, certamente sofreria avarias maiores”, disse Pe. Sérgio.
 Nas próximas semanas seria restaurada a sacristia, que já havia sido desocupada. Segundo Pe. Sérgio, a igreja é muito procurada para casamentos e formaturas pelas suas características arquitetônicas e por ser a mais antiga do município. Ela estava com a agenda lotada de eventos para este ano.
 Por conta do acidente os eventos deverão ser assumidos pelas outras igrejas da paróquia. O acidente pode também comprometer a agenda de evento para o próximo ano. Em 2014 é celebrado os 180 anos da proclamação do dogma da Imaculada Conceição de Maria, e a paróquia já estava programando as atividades para celebrar essa data. A igreja será o principal centro das celebrações por ser a padroeira. Mais informações no fone (47) 3348-1254, na Paróquia Santíssimo Sacramento, em Itajaí.

Nenhum comentário: