segunda-feira, 10 de junho de 2013

Alunos, escolas e pautas de reivindicações: Porque essa relação nem sempre é boa? Ou porque a exigência de respeito pelo uso de saias por homens revelam o perfil ideológico dos nossos jovens estudantes?


Hoje, saiu uma reportagem no “Estadão” (veja a matéria na integra aqui) sobre uma manifestação de alunos do Colégio Bandeirantes (foto: Estadão), em São Paulo – chamada de “saiaço” - em apoio a um colega – também estudante do 3º ano do ensino médio que foi impedido de permanecer na escola por trajar saia longa. Vamos aqui fazer uma análise profunda sobre isso:

Leniéverson Azeredo Gomes
 

O filme "Sociedade dos Poetas Mortos", rodado (filmado) em 1989, contava a história de uma universidade fictícia, chamada Academia Welton, que era nada mais, nada menos uma cópia fiel da Universidade de Oxford, que primava por valores tradicionais e conservadores. E os país, muitas vezes, 'jogavam' - ou como queiram, colocavam na marra - seus filhos lá, independente se eles queriam ou não.
 Todos tinham de sair de lá, médicos, advogados, economistas, dentre outros. Todos os professores, quase em sua totalidade, ex-alunos, tinham a missão de fazer valer a tradição, sob a pena de ser demitidos. A receita tinha de ser seguido a risca e os professores obedeciam até....que apareceu um certo professor Keating, interpretado pelo ator Robin Williams - para mim um dos seus melhores personagens .
Assim, gota a gota, lenta e gradativamente, durante meses, o professor ensinava aos alunos que deveriam aproveitar o dia (Carpe Diem). Carpe Diem, era um conceito filosófico em latim que significava "Goze o Dia, a vida dura pouco". Isso se traduzia, numa quebra de paradigmas com os valores conservadores e tradicionais
. Um dos pontos mais altos, foi quando o personagem Neil Perry, um dos alunos da Academia Welton, influenciado pelo professor Keating, deseja ou ser ator ou jornalista, mas o pai não deixa, o que faz ele se suicidar. É uma cena antológica, e, ao mesmo tempo revela o ápice do filme dramático, dirigido cirurgicamente pelo Peter Weir .
Aqui não se trata de questionamentos dos valores tradicionais e conservadores, mas sim para mostrar que os alunos da Academia Welton tinham uma pauta, um sonho e tinham reivindicações bem mais úteis e bem mais relevantes que esses alunos do "Bandeirantes". Sinais dos tempos ou sinais de que há algo errado em nossas escolas e em certos alunos?

4 comentários:

Stefan disse...


VEJAM O QUE HÁ NA DA CABEÇA DE UM MEMBRO DO PT
MAIS QUE PROVADO: ADERIR AO COMUNISMO É LOUCURA, CASO DE HOSPICIO!
1) Os comunistas do PT não crêem em Deus e em moral-ética, pois são materialistas e ateus. Na verdade, acreditam apenas na "moral" que o favorece e o partido, isto é, “não roubar” para os outros mas para si ou para o partido pode assaltar à vontade.
2) Os esquerdistas promovem o anti-convencional, violentam os costumes e preferem a descontinuidade. Os exemplos são: a adoção do aborto = problema de saúde e direito como de escolha; uniões gays e glbts = direito de escolha; pedofilia = impulso natural, etc.
3) Os esquerdistas querem derrubar tudo que seja pré-estabelecido pela lei natural; tudo é à base do "inverta-se".
4) Os esquerdistas agem com incoerência, imprudência e irresponsabilidade; são os tais que atiram para depois perguntar.
5) Os esquerdistas desejam a uniformidade universal: todo mundo igual, exceto eles no poder que são a elite, os capitalistas e burgueses donos dos privilégios, representantes do deus-Estado, donos de vida e morte do povo, como nos fracassados "países-prisões" Cuba, Coreia do Norte e seu "gado confinado", abastecido com péssima ração e sem o mínimo do conforto moderno.
6) Os esquerdistas não se impõem limites e acreditam que podem melhorar, aperfeiçoar e acabar com as imperfeições de tudo, inclusive do próprio ser humano, bastando seguir os ditames da cartilha socialista.
7) Os esquerdistas são contra a liberdade e a propriedade, mas preferem a escravidão dos outros, embora troquem os termos: igualdade = responsabilidade social, justiça social e fazem tudo isso "em nome do povo".
8) Os esquerdistas impõem coletivismo forçado e nos fracassos nunca admitem erros: a culpa é da oposição, das elites exploradoras - citam-nas vagamente, sem identificar quem quer que seja, a começar deles os verdadeiros burgueses exploradores do povo sob a capa do Estado.
9) Os esquerdistas desejam o poder desmedido e a liberação de todas as paixões humanas (marxismo clássico e marxismo cultural).
10) Os pensadores esquerdistas não querem estabilidade – pregam a revolução perpétua, um estado contínuo de revoltas e querelas, não sendo à toa seguidores das ideias do confesso satanista Marx, que dentre mais blefou: "Quero me vingar d'Aquele que governa lá em cima"; "Meu objetivo é destronar a Deus do céu e e capitalismo da terra", etc., ou seja, segui-los e votar neles é associar-se a Satanás!


Blog Católico do Leniéverson disse...

Pois é, é a ideia do dividir para conquistar e a reformulação do perfil moral da sociedade ou do que chamam de sociedade.

Marcio/Allan disse...

A ALA ESQUERDISTA DA CNBB TALVEZ SERIA A GRANDE RESPONSAVEL PELO COMUNISMO NO BRASIL VIA ALGUNS EXPOENTES COMUNISTAS BISPOS EM ELOS COM O FORO DE SAO PAULO/PT E CONSELHO MUNDIAL DE IGREJAS!
A RUSSIA A CADA DIA ASSUSTA - NO BOM SENTIDO!
TUDO QUE ATENTE CONTRA O CRISTIANISMO E DESTROI A FÉ COLABORA COM O CAOS!
Tempos atrás, a Russia proibiu pelos próximos 100 anos a possibilidade de existencia no país de desfiles gays; estão moralizando-se, agora a mais nova, que é de o mundo virar de cabeça para baixo: Rússia vira bastião da moralidade cristã: KIT GAY FOI PROIBIDO NA RUSSIA!
A Duma russa acaba de aprovar quase unanimemente (436 votos numa câmara de 450 deputados) que restringiu a informação sobre “relações sexuais não tradicionais”, ou seja, não se poderá dirigir a menores de idade propagandas ou informações sobre a homossexualidade;
Chegaram á conclusão que marxismo em si, além de LOUCURA, caso de HOSPICIO, é destruir a nação, como já sucedeu ao povo russo anteriormente.
Defronte o edifício onde decidiam nessa quarta 12 houve manifestações contrarias dos ativistas pró gays/glbts e a policia agiu rápido e deteve 30 pessoas dentre seus simpatizantes.
O Brasil precisa recristianizar-se, remoralizar-se; os soviéticos já perceberam que em casa as coisas têem de funcionar com o cristianismo, nas casa dos outros, bem, isso é problema de cada um...
E Putin, cada dia uma nova nessa direção, querendo baixar lei na próxima semana que desaprovará casais gays de assumirem um filho, é de levantar defunto da cova!
E a Assembleia russa ainda por cima proíbe e institui multa por 'propaganda gay' de pessoas físicas e de empresas de mídia...

Blog Católico do Leniéverson disse...

E olha que a Russia, digamos assim, foi o berço do Comunismo.E mais: a Rússia sofre 'murros' e 'pancadas' do mundo por causa dessas posturas. Eu não sei se você lembra do caso Pussy Riot, onde jovens cantoras invadiram um templo de uma igreja ortodoxa quase seminuas para protestar a favor de 'direitos' das minoriais e contra o Wladmir Putin. Foram presas e o mundo vociferou contra também. Absurdo, não? Obrigado pela colaboração, Márcio/Allan. Fique com Deus!