segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Os riscos de se pertencer a uma seita adepta da Teologia da Prosperidade Parte II

Leniéverson Azeredo Gomes





Pirâmide Financeira pode ser muito bem aplicada as seitas da Teologia da Prosperidade


Certamente, você já ouviu falar de pirâmides financeiras, isto é, são aquelas propostas ditas milagrosas de ganhar dinheiro fácil. Também chamadas de correntes monetárias ou por nomes hilários como “pernas” ou “braços “, essas pirâmides prometem ao investidor, na maioria vulnerável e, cujo perfil será descrito abaixo, uma série de vantagens, através de palavras sugestivas, apresentação de pessoas que pretensamente ganharam muita grana com a tal pirâmide, enfim vendendo um “rio de maravilhas”. Normalmente, o dono da pirâmide financeira ou corrente monetária, como foi dito acima, sabe usar palavras sugestivas, tem o dom da oratória, ou seja, fala bem, tem um alto poder de convencimento discursivo e persuasivo, num processo e formas de proceder extremamente semelhante a hipnose.
A leitura que podemos fazer das vítimas das pirâmides financeiras ou correntes é que muitas vezes, elas, as vítimas, são pessoas que acabam muitas vezes dominadas, sugadas pela cobiça, ambição e pela necessidade imediata de ganhar dinheiro e, por conseguinte, melhorar, prosperar na vida, sobretudo materialmente falando.
Assim como os donos de pirâmides financeiras ou correntes monetárias, as Seitas adeptas da Teologia da Prosperidade, que não aceitam serem chamadas com tal nomenclatura, usam conceitos de exploração dá boa fé das pessoas. Assim como as pirâmides, que teve um precursor (o americano Charles Ponzi), a teologia da prosperidade tem o seu, o também americano Kenneth Hagin, no início dos anos 60, mas no Brasil, surgiu entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, a partir da Igreja de Nova Vida, fundada pelo Walter Mc Alister – igreja da qual eram membros o Edir Macedo, depois fundador da Igreja Universal do Reino de Deus; Romildo Ribeiro Soares, fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus e o Miguel Ângelo, fundador da Igreja Apostólica Jesus Vive .
Enfim, quais as seitas que são adeptas da teologia da prosperidade? Eis a lista:

• Igreja de Nova Vida (1960), fundada por Roberto McAlister
• Igreja Universal do Reino de Deus, fundada pelo “Bispo” Macedo (1977);
• Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada pelo “Missionário” R.R. Soares (1980);
• Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo “Apóstolo” Waldemiro Santiago, dissidente da Igreja Universal (1998);
• Igreja Transformando Vida, do “Bispo” Gerson Cardoso, fundada pelo também dissidente da Igreja Universal (2008);
• Igreja Apostólica Renascer em Cristo, fundada pelo casal “Apóstolo” Estevam e “Bispa” Sônia Hernandes (1986);
• Igreja Nacional do Senhor Jesus Cristo, fundada por Valnice Milhomens(1994),;
• Igreja Apostólica Jesus Vive, fundada pelo “Apóstolo” Miguel Ângelo (1985);
• Igreja Sara Nossa Terra, fundada pelo “Bispo” Robson Rodovalho (1992).
• Conferencistas itinerantes proclamadores desta doutrina, como:
Pastor Marco Feliciano e Pastor Paulo Marcelo, entre muitos outros.

Note-se que os termos apóstolos, bispo, bispa e missionário foram colocados em parênteses, é para chamar atenção para homens e mulheres que se auto intitulam com esses termos. Uma pergunta que precisa ser feita, quem lhes outorgou tal titulo? Com que poder? Eles são sucessores de quem?
Nós católicos aprendemos que diáconos permanentes ou não, padres, bispos, papa, são títulos recebidos por alguém que são representantes de Cristo na Terra. Isso acontece desde a antiguidade no catolicismo. O texto de Mateus 16,19, diz:
“E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”
Aqui não irá ser feita uma defesa da origem de como surgiu a Igreja Católica ou explicar apologeticamente a chamada Primazia de São Pedro, que foi o primeiro Sumo Pontífice ou Papa. Tem se o objetivo de assegurar que nenhum religioso da Igreja Católica se auto intitulou bispo, se auto intitulou padre, se auto intitulou apóstolo. Foram investidos, foram intitulados como tais pelo próprio Jesus Cristo.
Além de usurpar títulos que só a Igreja Católica pertence, a exceção de bispa é claro, apoderam-se de formas de se chamar suas edificações religiosas. Exemplificam-se aqui as tais “catedrais da fé” da Igreja (Seita) Universal do Reino de Deus, nome roubado ou adaptado de forma rasteira da Catedral da Sé, situada na capital do Estado de São Paulo.

Catedral da Sé em São Paulo



Catedral da Fé em São Paulo


As apoderações dos títulos e formas de se chamar as construções, são parte da tática que as seitas adeptas da teologia da prosperidade usam para enganar as pessoas. Seus lideres até algumas vezes – e em certos momentos - usam até roupas parecidas com paramentos sacerdotais católicos, que dificilmente saberíamos distinguir se é um pregador que se auto intitula alguma coisa ou um padre. Veja abaixo: (colocar fotos diferenciando)
Apesar de tudo que foi dito nos seis parágrafos acima, a pior forma de enganação consiste na mistura de técnicas de pirâmides financeiras ou correntes monetárias, expostas no início deste artigo, com as técnicas de oratórias bem parecidas com as técnicas de hipnose.
No próximo post, irei expor alguns vídeos de pessoas auto intituladas explorando a fé das pessoas com alguns comentários.

10 comentários:

Lobo Sagrado disse...

Interessante teu blog. Quando tiver mais tempo, darei uma lida com mais calma. To passando só pra avisar que também estou seguindo o blog a partir de hoje.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Obrigado Lobão, leia, comente sempre e divulgue, o Reino da Autêntica Verdade precisa ser anunciado.

Anônimo disse...

ME pergunto; quem pode falar tanto, e não saber da própria igreja, você sabia que o primeiro papa e padre da história da igreja católica se auto intitulou o papa e padre? você sabia que algumas histórias de "santos" que a igreja usa mas a história real deles ela esconde?por quê? só porque eles eram gays e lésbicas? não tem como você falar tanto assim, sendo que uma igreja verdadeira não faz parte do clero para ganhar poder e títulos com senhores feudais,não queima pessoas vivas falando que faz em nome de Deus, sem falar em outros livros que estão em poder de roma dentro da igreja católica que contam toda história que não podem ser divulgadas para não perder fiéis,sendo assim fica sendo impossível uma religião assim ser chamada de igreja é mais parecido com seita não acha? Sem falar na famosa inesquecível Santa Inquisição.uma duvida minha é.. onde na bíblia que fala que tem que se fazer imagens? se Deus proíbe fazer imagens do que há na terra,mar e céu.Não pode falar quem é seita ou não.meu amigo tenha bom senso você não sabe sobre teologia e nem arqueologia.
Eu não critico os católicos, mas já critiquei não nego, hoje eu tenho outra percepção, agora você falar que todas essas igreja são seitas assim você me faz falar a real.Assim como sua igreja acredita no Pai, Filho e Espirito Santo elas também acreditam, só não são adeptos as imagens que vocês usam como intermediar o homem a Deus. Sendo que a bíblia é bem clara a respeito de que só há um que pode intermediar o Homem á Deus é seu filho Jesus.Peço que veja na sua bíblia na capa do livro de hebreus.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Meu caro, anônimo das 15:06, acho que você está lendo muitos livros protestantes, ateus, agnósticos, marxistas, sei lá.Porque toda essas coisas que tu "vomitaste" é um clichê batido que todo mundo fala.Se eu fosse tu, estudaria mais a história, as contribuições da Igreja a Sociedade.Você não sabe, né?Foi a igreja que fundou as primeiras universidades, foi ela quem criou as primeiras notas musicais, teve uma grande contribuição nas artes, dentre outras coisas.É mais fácil, vir a este blog para fazer terrorismo do que conhecer a beleza da Igreja.Sai da sua ignorância, quem tu és?Membro de alguma dessas seitas, porque igreja verdadeira, só tem uma, o resto são igrejolas ou seitas.Quanto a questão das Imagens, cara-pálida, a Igreja católica não adora imagens, mas fazem representações de pessoas que deram exemplo na Terra e que estão mortas.Na sua Igreja, não tem vitrais, bustos, Smilinguido, entre outras coisas?Que papo é esse?E outra, eu acredito na intercessão de Nossa Senhora e dos Santos, leia a passagem das bodas de Caná (Jo 2,11), lá tem a mostra de como maria intercedeu a Jesus para que transformasse aquela água em vinho.Protestante que surgiu depois da Igreja Católica, não tem moral para falar da Igreja de Cristo. Estude algo que não seja tendencioso, ok?E volte mais educado e respeitador da Igreja, da próxima, vou deletá-lo e jogar no lixo.

stefan disse...

ELOS ENTRE PROTESTANTISMO, MAÇONARIA-OCULTISMO E SOCIALISMO-COMUNISMO
O protestantismo, todas as denominações cristãs fora da Igreja Católica, em seus primórdios teve no seu idealizador o dissenso Lutero vários princípios gnósticos, incluindo-se tendências igualitaristas e deístas subjetivistas, dentre outras, como: aversão a poderes superiores, no caso, ao poder hierárquico ortodoxo-doutrinário exercido pela Igreja àquela época.
Convém notar que as religiões holísticas orientais, como a Yoga, seicho-no-ie, etc., têem conteúdo aproximado, ao se enquadrarem em suas práticas semelhantes às de auto realização pessoal intermediadas por exercícios transcendentais.
Lutero evidenciou-se em suas ações por suprimir a hierarquia eclesial e sua rígida doutrina tradicional patrística por um sistema mais flexível e pessoal, em que pessoas e comunidades possuíssem autodeterminação bíblico-exegética e se instituirem como próprios pastores, os quais ensinam a seu modo pessoal ou conveniência; o resultado doravante foi o espoucar de centenas de seitas em que cada uma doutrina a seu modo ou conveniência, um Evangelho conversível a situações e interesses e muitos contrastes entre os mesmos que afirmam e se consideram inspirados pelo Espírito Santo(?)...
Sabe-se que desse conjunto ideário independenticionista existia a antiga esoterista maçonaria de antes do cristianismo, de Babilônia, do antigo Egito, etc., que em sua legislação atual é formalizada por J Anderson, pastor presbiteriano, que por sinal nos EUA e Europa os vínculos são mais próximos com o protestantismo, e que influenciaram a Revolução Francesa em seus princípios - igualdade, liberdade e fraternidade - idem o kardecismo e o comunismo, o qual é por sinal apenas a transposição de idéias de Lutero-maçonaria para a práxis socialista-comunista, igualitarista e o modernismo atual, em que a doutrinação do sistema vigente é igual, de um homem acima de tudo e todos, pelo menos na sua proposta, de fato, uma tremenda farsa.
Há vídeos na Net e em literatura específica em que pastores se acusam reciprocamente de pertença à Maçonaria ou admitem-no, e em que são descritos os vínculos de ambas agremiações; praticamente é inexistente oposição maçônica explícita às diversas denominações evangélico-protestantes como à Igreja Católica.
Não há qualquer sombra de dúvidas de que o orgulho e soberba e estão sutilmente camuflados sob essas comportamentos e que o progresso, a ciência e o modernismo tecnológico, cada vez mais resolvendo os problemas humanos estão a serviço de um reino Luciferino que poderá eclodir, de um homem auto realizador, mas tão cego que não percebe sua submissão a nova tutela, e logo de quem...
Inexistem diferenças entre os acima e o pecado inicial do homem no Éden, ou se preferir, é aliar-se a Satanás em seu orgulho de querer ser igual a Deus, aceito por nossos antecessores e que muitos atualmente o admitem e praticam.

stefan disse...

AS PATAS DE SATANÁS POR TRÁS DE SEITAS EVANGÉLICAS E PRETENSOS MILAGRES

Acaso existirem pessoas possuidoras de certos poderes de curas e milagres fora da Igreja, há um detalhe: fica apenas no eventual fato em si, ou seja, a igreja ou outra instituição a que pertencem são apenas mais uma das fundações humano-religiosas às centenas existentes em nosso meio.
Jesus, por outro lado, mostra-nos que o maior milagre é a cura da alma, o perdão dos pecados, pois todos os seus portentos direcionaram-se nesse sentido, e Lázaro ressuscitado posteriormente faleceu.
Aí está o problema: fora da Igreja de Jesus, ninguém tem condições de apagar os pecados e preparar-se convenientemente desde já para a vida eterna, pois todas essas igrejas por aí são fundações humanas paralelas à sua única: Cl 1, 18 Cl 1,24, etc., portanto inaptas a esse tipo de procedimento.
Há pretensas igrejas evangélicas praticantes da lavagem cerebral, o "setting e o brain washing" e hipnose coletiva, assim: o pastor, em potentes amplificadores, ao urros, em uma fala ininterrupta - todos em silêncio absoluto, concentradas nele - e nesse ínterim ele condena os não fiéis, cobra, insiste em recursos, ameaça os não seguidores e dizimistas e semelhantes e em meio àquelas ameças - todos em silêncio absoluto concentrados nele - há interferência no cérebro dos presentes - há um espécie de vácuo cerebral nesse momento, absorvendo tais mensagens e submissão às suas propostas: todo cuidado é pouco nesses momentos. Que adianta associar-se a instituições religiosas propagadoras de curas, se tudo o que fazem – se não forem truques do diabo ou hipnose coletiva, etc – restringem-se apenas a isso e não podem prepará-lo para a vida futura, que é a meta segura a se atingir?
Aí está o desafio de o católico ter de fato fé na pessoa e poder de Jesus-Igreja e não O procurar fora de seu redil, distinguir o verdadeiro e o compensador e o que permanece para sempre do que perece; tudo sinaliza que os pretensos milagres anunciados em redes de tv, se ao acaso possuidores de credibilidade e realmente se efetivarem, não passarem de ciladas do diabo para subverter as almas.
De imediato, só de procurarem por forças ocultas em seitas a dúvida em relação a Jesus e sua Igreja já transpareceu, e de imediato diabo já lucrou por ter havido a desconfiança na Igreja Católica; assim, ele seduzirá para lá permanecer; só de ele ter levado a pessoa para a seita pode ter contabilizado mais um em sua agenda da perdição das almas, mais um caiu na armadilha.

V acha boa idéia incluir-se no acima, iniciando desde já sua parceria com o diabo para se juntarem na eternidade?

Blog Católico do Leniéverson disse...

Isso mesmo, Stefan, boa reflexão sobre o comunismo, que Deus te abençoe.

DAMATA disse...

Damata:
Primeiramente saudações a todos, atentamente venho acompanhando, pesquisando e como não poderia e penso quê neste assunto de religiosidade quem perde é a verdadeira razão para qual todos os seres humanos foram criados.
Não há necessidades de entraves, debates, confrontos religiosos quando o assunto é salvação e não existência ou subsistência, pois não sabeis que do pó vieste e para ele voltará, por quê estais inquietos para o que lhe sobrevirá amanhã? Não sabem que DEUS só existe UM, porquanto andam voltados para seus próprios objetivos e se preocupam com que hão de comer, de vestir, de vomitarem nas rodas de assuntos, de se destacarem perante aos observadores, loucos e se hoje te pedirem suas almas de que lhes foi de proveito?
Temo pela humanidade, pois somente pensam em se atacarem quando o importante é seguirem ao ÚNICO que pode salvar a tua alma, sabem muito para se confrontarem com palavras difíceis, porém desconhecem o que há de mais valioso para sua eternidade ou pensam que se morrerem hoje tudo se findará? Raça de víboras sois todos vós vergonha e nada além de vergonha, ouça tu que entendes, avalie tu que julgas ou acaso não sabes que a ninguém foi dado tal poder? Em breve verão e conhecerão que DEUS O EU SOU...

DAMATA disse...


Damata:
Primeiramente saudações a todos, atentamente venho acompanhando, pesquisando e como não poderia e penso quê neste assunto de religiosidade quem perde é a verdadeira razão para qual todos os seres humanos foram criados.
Não há necessidades de entraves, debates, confrontos religiosos quando o assunto é salvação e não existência ou subsistência, pois não sabeis que do pó vieste e para ele voltará, por quê estais inquietos para o que lhe sobrevirá amanhã? Não sabem que DEUS só existe UM, porquanto andam voltados para seus próprios objetivos e se preocupam com que hão de comer, de vestir, de vomitarem nas rodas de assuntos, de se destacarem perante aos observadores, loucos e se hoje te pedirem suas almas de que lhes foi de proveito?
Temo pela humanidade, pois somente pensam em se atacarem quando o importante é seguirem ao ÚNICO que pode salvar a tua alma, sabem muito para se confrontarem com palavras difíceis, porém desconhecem o que há de mais valioso para sua eternidade ou pensam que se morrerem hoje tudo se findará? Raça de víboras sois todos vós vergonha e nada além de vergonha, ouça tu que entendes, avalie tu que julgas ou acaso não sabes que a ninguém foi dado tal poder? Em breve verão e conhecerão que DEUS O EU SOU...

Blog Católico do Leniéverson disse...

Cuidado, Dalmata, nem todos os caminhos levam a Deus. E nem toda religião que se diz cristã, segue o verdadeiro Deus. Para alguns há o deus dinheiro (mamon), deus sexo, deus Hippie, deus relativista, deus eu, todos os deuses com o "d' minúsculo. Cuidado estas seitas. Defender a sua fala é perigoso e, ao mesmo tempo, temerário.