domingo, 12 de junho de 2011

Vaticano: Bento XVI deixa apelos pela paz

Papa presidiu à missa de Pentecostes, no Vaticano, destacando missão universal da Igreja

12 jun 2011 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje à participação dos cristãos na “causa da paz no mundo” pela unidade da “família humana”.“Possa o Espírito Santo inspirar corajosos propósitos de paz e sustentar o compromisso de levá-los por diante, a fim de que o diálogo prevaleça sobre as armas e o respeito pela dignidade humana supere os interesses particulares”, apelou, diante dos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, esta manhã.O Papa referiu, neste contexto, que na segunda-feira, em Dresden, Alemanha, vai ter lugar a beatificação de Alois Alois Andritzki, sacerdote e mártir, assassinado pelos nazis em 1943, com a idade de 28 anos.“Louvemos o Senhor por esta heroica testemunha da fé, que se junta à esteira de quantos deram a vida em nome de Cristo nos campos de concentração”, disse Bento XVI, ele próprio alemão de nacionalidade.Antes, o Papa presidiu à missa da solenidade litúrgica do Pentecostes, dedicada ao Espírito Santo, na basílica do Vaticano.Na sua homilia, Bento XVI afirmou que a Igreja é “católica [universal] desde o primeiro momento e abraça o mundo inteiro”.“Ela abraça o mundo inteiro, ultrapassa todas as fronteiras de raça, classe, nação; abate todas as barreiras e une os homens na profissão do Deus uno e trino”, acrescentou.O Papa comentou os trechos da Bíblia proclamados na celebração e apontou que “criação e redenção pertencem-se reciprocamente e constituem, em profundidade, um único mistério de amor e de salvação”.“Para nós cristãos, o mundo é fruto de um ato de amor de Deus, que fez todas as coisas e do qual Ele se alegra porque é ‘coisa boa’”, disse ainda.Para Bento XVI, “Deus não é o totalmente outro, inominável e obscuro. Deus revela-se, tem um rosto. Deus é razão, Deus é vontade, Deus é amor, Deus é beleza”No Evangelho, disse ainda, “o Espírito Santo é representado como o sopro de Jesus Cristo ressuscitado”. “O Espírito Santo, Criador, é ao mesmo tempo Espírito de Jesus Cristo, de tal modo, porém, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só e único Deus”, precisou.Já no final das celebrações, após a recitação do Regina Caeli, o Papa sublinhou a celebração, a 14 de junho, do dia mundial dos dadores de sangue, lembrando os “milhões de pessoas que contribuem, de modo silencioso, para ajudar irmãos em dificuldade” e convidandos os jovens a seguir este exemplo.OC
Cidade do Vaticano, 12 jun 2011 (Ecclesia) – Bento XVI apelou hoje à participação dos cristãos na “causa da paz no mundo” pela unidade da “família humana”.

“Possa o Espírito Santo inspirar corajosos propósitos de paz e sustentar o compromisso de levá-los por diante, a fim de que o diálogo prevaleça sobre as armas e o respeito pela dignidade humana supere os interesses particulares”, apelou, diante dos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, esta manhã.

O Papa referiu, neste contexto, que na segunda-feira, em Dresden, Alemanha, vai ter lugar a beatificação de Alois Alois Andritzki, sacerdote e mártir, assassinado pelos nazis em 1943, com a idade de 28 anos.

“Louvemos o Senhor por esta heroica testemunha da fé, que se junta à esteira de quantos deram a vida em nome de Cristo nos campos de concentração”, disse Bento XVI, ele próprio alemão de nacionalidade.

Antes, o Papa presidiu à missa da solenidade litúrgica do Pentecostes, dedicada ao Espírito Santo, na basílica do Vaticano.

Na sua homilia, Bento XVI afirmou que a Igreja é “católica [universal] desde o primeiro momento e abraça o mundo inteiro”.

“Ela abraça o mundo inteiro, ultrapassa todas as fronteiras de raça, classe, nação; abate todas as barreiras e une os homens na profissão do Deus uno e trino”, acrescentou.

O Papa comentou os trechos da Bíblia proclamados na celebração e apontou que “criação e redenção pertencem-se reciprocamente e constituem, em profundidade, um único mistério de amor e de salvação”.

“Para nós cristãos, o mundo é fruto de um ato de amor de Deus, que fez todas as coisas e do qual Ele se alegra porque é ‘coisa boa’”, disse ainda.

Para Bento XVI, “Deus não é o totalmente outro, inominável e obscuro. Deus revela-se, tem um rosto. Deus é razão, Deus é vontade, Deus é amor, Deus é beleza”

No Evangelho, disse ainda, “o Espírito Santo é representado como o sopro de Jesus Cristo ressuscitado”.

“O Espírito Santo, Criador, é ao mesmo tempo Espírito de Jesus Cristo, de tal modo, porém, que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um só e único Deus”, precisou.

Já no final das celebrações, após a recitação do Regina Caeli, o Papa sublinhou a celebração, a 14 de junho, do dia mundial dos dadores de sangue, lembrando os “milhões de pessoas que contribuem, de modo silencioso, para ajudar irmãos em dificuldade” e convidandos os jovens a seguir este exemplo.

OC

Nenhum comentário: