quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia Mundial das Comunicações mobiliza as dioceses do Brasil

CNBB

Jornalistas, radialistas, comunicadores vão se juntar a comunidade da Ascensão do Senhor, no Centro Administrativo da Bahia para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais, na arquidiocese de Salvador (BA). A programação começa com uma missa presidida pelo padre Manoel Filho, coordenador arquidiocesano de comunicação. Na sequência haverá um café da manhã.

Em outras comunidades da arquidiocese, o dia das comunicações também será celebrado. Na paróquia Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba, haverá um Encontro de Comunicação reunindo paroquianos e fieis de comunidades. À tarde do dia 4 será um momento para os membros das pastorais e movimentos refletirem a carta do papa para os comunicadores e participarem de oficinas de comunicação. Os participantes poderão escolher entre quatro opções de temas: fotografia, redes sociais, texto jornalístico e novas regras ortográficas. O evento é coordenado pela Pastoral de Comunicação paroquial e todos os agentes de comunicação estarão envolvidos na atividade.

Já na Paróquia São Gonçalo do Retiro, a maior da arquidiocese de Salvador, no dia 5, os agentes de comunicação farão celebrações nas comunidades. As missas usarão elementos da comunicação e serão ocasiões para louvar as conquistas da Pascom na arquidiocese. A realidade local de cada grupo é que definirá os horários das missas.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais sempre é celebrado na festa da Ascensão do Senhor, quando a Igreja lembra a missão deixada por Jesus para os cristãos: “Ide pelo mundo e evangelizai”. Anualmente, para esta ocasião, o papa escreve uma carta refletindo o valor e os desdobramentos da comunicação no mundo contemporâneo e na Igreja. Para 2011, o tema proposto pelo papa foi “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”.

Nenhum comentário: