quinta-feira, 28 de abril de 2011

Parlamentares participam de Missa de Páscoa na sede da CNBB

Foi celebrada na manhã desta quinta-feira, 28, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a tradicional Missa dos Parlamentares, que é organizada pela assessoria política da CNBB e pela Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP). O evento, que acontece sempre na terceira quinta-feira de cada mês, celebrou a Páscoa e contou com a participação de 53 pessoas, dentre senadores, deputados, seus familiares, assessores parlamentares e integrantes da CNBB.

A missa foi presidida pelo assessor político da CNBB, padre José Ernanne Pinheiro. A senadora Ana Rita Esgário destacou a importância de valorizar o próximo e o papel da mulher na Ressurreição de Jesus Cristo.

“Cristo se faz presente nas pequenas atitudes como a partilha e a solidariedade e é assim que nós, parlamentares, devemos atuar pela sociedade brasileira”, sublinhou a senadora, que comentou também o olhar dos apóstolos Pedro e João ao paralítico, no pórtico do Rei Salomão. “O olhar dos discípulos nos faz refletir: de que maneira nós olhamos para o próximo? Nós, parlamentares, como olhamos para os setores da sociedade que todos os dias buscam respostas no Congresso Nacional para os problemas do país? Os discípulos olharam para o paralítico com o olhar da promoção da pessoa humana e não com olhar de desprezo e é assim que nós também devemos atuar todos os dias”, frisou Ana Rita.

Já sobre o papel da mulher, a senadora disse que “talvez a ressurreição de Cristo não tivesse a mesma ressonância se a mulher não tivesse anunciado que a pedra foi removida e que Cristo não está mais lá”. Segundo ela, o gesto das mulheres foi de “solidariedade e de protagonismo”.

Padre Ernanne falou sobre a dimensão do serviço. Com base na 1ª Leitura do dia (At 3,11-26) ele lembrou o papel dos discípulos Pedro e João como “exemplo a ser seguido” e disse que a Páscoa representa luz, Palavra, água e mesa: “A luz é a Ressurreição de Cristo, a Palavra é o seu ensinamento, a água é vida e a mesa é a partilha; eis o significado da Páscoa de Cristo”, explicou o presidente da celebração que comentou também a Mensagem Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo) do papa Bento XVI para a Páscoa 2011.

Nas preces, a beatificação do papa João Paulo II foi lembrada, bem como as guerras na Faixa de Gaza e a realização da 49ª Assembleia Geral da CNBB, que começa no próximo dia 4 de maio e segue até 13.

A próxima missa dos parlamentares está marcada para o dia 19 de maio, às 8h, e a reflexão ficará por conta do deputado federal Nazareno Fonteles, do Piauí.

Nenhum comentário: