Fátima, Santarém, 07 Fev (Ecclesia) – Os responsáveis pelo Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) da Igreja Católica mostraram-se preocupados com a falta de apoios sociais para universitários mais carenciados.
Após o Conselho Nacional do SNPES, que decorreu em Fátima a 4 e 5 de Fevereiro, o padre Nuno Santos, assistente nacional do referido serviço, disse à ECCLESIA que “há bons estudantes - com vontade de estudar e com capacidades - que estão a deixar o ensino porque não têm capacidade económica”.
“Há uma realidade nova, que é a pobreza envergonhada de portugueses”, alerta.
Para este responsável, “a atribuição de bolsas a acontecer – do modo como está, genericamente pensado – pode tornar de novo o ensino como um espaço para elites”,. “Elites não intelectuais, mas económicas”, acrescenta o padre Nuno Santos.
Joana Chelinho, coordenadora nacional da pastoral do Ensino Superior, realça à ECCLESIA que o SNPES é cada vez mais procurado por alunos afectados pela actual situação de crise económico.
Nestes, existem “estudantes a fazer a licenciatura, mas alguns estão a tirar o mestrado”, pelo que são colocados perante uma escolha difícil: “Deixar a formação quando o emprego é cada vez mais escasso e difícil”.
A coordenadora confidencia que “há alunos que fazem menos refeições por dia e – é duro dizê-lo – há alunos que passam fome e frio”.
“Os estudantes universitários estão a passar sérias dificuldades”, assinala.
Em relação ao mundo académico, o padre Nuno Santos, da diocese de Coimbra frisou que é fundamental “sensibilizar para a partilha”.
Algumas dioceses já têm fundos solidários para apoiar os estudantes mais necessitados e o “fundo mais antigo” é o da pastoral do Ensino Superior, do Porto.
Setúbal e Coimbra são outras dioceses que apostaram neste tipo de apoios (propinas e refeições) aos estudantes universitários.
No Conselho Nacional do SNPES foram aprovadas as “bases” para a acção da Igreja nesta área, com o objectivo de “criar uma linguagem e desafios comuns”, assinala o padre Nuno Santos.
LFS/PTE/OC
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