segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cuba: Igreja Católica anuncia libertação de mais cinco presos políticos

Vaticano fala em mudança e saúda as «boas notícias»
Fonte: Agência Ecclesia

A arquidiocese de Havana revelou este Sábado que mais cinco presos políticos cubanos serão libertados em breve e enviados para Espanha.
Normando Hernández, Julio César Gálvez, Omar Ruiz, Mijail Bárzaga e Ricardo González vão juntar-se aos que já tinham sido anunciados como os primeiros a serem soltos.
Ao todo, 52 dissidentes tiveram a liberdade prometida pelo governo cubano após negociações com a Igreja Católica e o ministério dos negócios estrangeiros de Espanha.
Para o Vaticano, a libertação de prisioneiros políticos, representa uma mudança.
"O mundo olha com esperança para a novidade que vem de Cuba", afirma o director da sala de imprensa da Santa Sé, Federico Lombardi, no seu editorial para o programa “Octava Dies”, do Centro Televisivo Vaticano.
Para este responsável, é justo se fale em "transformação" e que o "mundo olhe com esperança para as novidades que chegam".
"Boas notícias que esperávamos há algumas semanas, sinais significativos que desejamos indiquem um progresso estável através daquele clima de renovada convivência social e política que todos queremos para a nação cubana", assinalou o Pe. Federico Lombardi.

Falando de um "passo importante", o porta-voz do Vaticano lembra “o papel desempenhado pela Igreja” em Cuba neste processo.

Nenhum comentário: