quinta-feira, 31 de maio de 2012

Seguir a Cruz: loucura inconsequente ou um ato amoroso de adesão a Cristo?


           Leniéverson Azeredo Gomes


“Eis que deixamos tudo e te seguimos”, essa frase foi dita por Pedro a Jesus, na parte final da passagem do “Jovem Rico”. Vocês viram nesta segunda, dia 28/05, que o rico recusou-se a desprender dos bens materiais para seguir Jesus, mostrando o quão difícil pessoas com posses entrar no Reino dos Céus.
              A Pedagogia do seguimento a Cristo sempre foi a do “se lançar”, do desapego aos planos e sonhos humanos, para se entregar de corpo e alma aos planos e sonhos divinos. No evangelho de hoje (Mc 10,28-31), Cristo nos aponta, que “quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mae, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, mães, filhos, campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna”.
             Jesus certa vez disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa a ganhará de novo (...)”. (Mt 16, 24-25)   Amados,  para seguir o Mestre, temos que fazer certas renúncias. Deixar de lado concepções pessoais; projetos humanos; viver desejos e caprichos exteriores para “fazermos aquilo que Ele nos disser”(Jo 3,5).Tudo começa ou deveria começar dentro de uma casa, no seio de uma familia, onde pai e mãe, sendo os primeiros catequistas, “ensina a criança o caminho que ela deve seguir; de sobremodo quando envelhecer, dele não se há de afastar”(Pr 22,6).
          Mas nem sempre os país ensinam que se deve seguir a Jesus, que se deve renunciar coisas para viver segundo a vontade do Pai. Observem duas situações, descritas no evangelho que chamam a atenção e; também interferem no aceitar o seguimento de Jesus.
          A primeira situação está descrita em MT 10, 35, diz que  Jesus “veio para trazer a divisão entre o filho e o pai, entre a filha e a mãe, entre a nora e o sogro, e os inimigos do homem serão as pessoas de sua própria casa”. Oras, Jesus era e é o príncipe da paz (...) e fonte de eternidade e amor  (Is 9,6), aquele que se deu numa cruz por todos nós, mas, no entanto, muitos consideram  “ a linguagem da cruz uma loucura e por isso, se perdem” (1 Cor 1,18).
      Viver  e seguir a Cruz é, de fato, algo muito complexo para os que estão com o coração fechado, principalmente, no mundo de hoje, onde o materialismo, o subjetivismo, egoísmo ou egocentrismo, a concepção de que se a farinha é o pouca mas o pirão pessoal tem de vir sempre primeiro, dentre outras. E aí, amados, entra o segundo aspecto, que é a questão da porta estreita, descrita em Mt 7,13. Aqueles que compreendem a dimensão da cruz, entram por uma porta estreita, feita a medida para os escolhidos que buscam viver uma opção diferente do mundo. Aqueles que seguem a porta larga são os inimigos da Cruz, se acham autossuficientes, que não precisam de Deus para nada e, assim, vivem a vida a sua maneira, por isso, tendem a se perder e adentrar no ateísmo, agnosticismo, ceticismo ou falsas doutrinas.