segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Universidade: Crise afasta estudantes Responsáveis da Igreja Católica preocupados com a falta de apoios sociais para universitários mais carentes.

Fátima, Santarém, 07 Fev (Ecclesia) – Os responsáveis pelo Serviço Nacional da Pastoral do Ensino Superior (SNPES) da Igreja Católica mostraram-se preocupados com a falta de apoios sociais para universitários mais carenciados.

Após o Conselho Nacional do SNPES, que decorreu em Fátima a 4 e 5 de Fevereiro, o padre Nuno Santos, assistente nacional do referido serviço, disse à ECCLESIA que “há bons estudantes - com vontade de estudar e com capacidades - que estão a deixar o ensino porque não têm capacidade económica”.

“Há uma realidade nova, que é a pobreza envergonhada de portugueses”, alerta.

Para este responsável, “a atribuição de bolsas a acontecer – do modo como está, genericamente pensado – pode tornar de novo o ensino como um espaço para elites”,. “Elites não intelectuais, mas económicas”, acrescenta o padre Nuno Santos.

Joana Chelinho, coordenadora nacional da pastoral do Ensino Superior, realça à ECCLESIA que o SNPES é cada vez mais procurado por alunos afectados pela actual situação de crise económico.

Nestes, existem “estudantes a fazer a licenciatura, mas alguns estão a tirar o mestrado”, pelo que são colocados perante uma escolha difícil: “Deixar a formação quando o emprego é cada vez mais escasso e difícil”.

A coordenadora confidencia que “há alunos que fazem menos refeições por dia e – é duro dizê-lo – há alunos que passam fome e frio”.

“Os estudantes universitários estão a passar sérias dificuldades”, assinala.

Em relação ao mundo académico, o padre Nuno Santos, da diocese de Coimbra frisou que é fundamental “sensibilizar para a partilha”.

Algumas dioceses já têm fundos solidários para apoiar os estudantes mais necessitados e o “fundo mais antigo” é o da pastoral do Ensino Superior, do Porto.

Setúbal e Coimbra são outras dioceses que apostaram neste tipo de apoios (propinas e refeições) aos estudantes universitários.

No Conselho Nacional do SNPES foram aprovadas as “bases” para a acção da Igreja nesta área, com o objectivo de “criar uma linguagem e desafios comuns”, assinala o padre Nuno Santos.

LFS/PTE/OC

Educação: Papa destaca papel das escolas católicas Bento XVI recebe Congregação responsável por esta área e fala em «emergência educativa»

Cidade do Vaticano, 07 Fev (Ecclesia) – Bento XVI destacou hoje o “importante” serviço das escolas católicas em todo o mundo num momento de «emergência educativa».

Falando aos participantes na reunião plenária da Congregação para a Educação Católica, no Vaticano, o Papa disse ser “importante o serviço que desempenham no mundo as numerosas instituições formativas que se inspiram na visão católica do homem e da realidade”.

“A obra educativa parece tornar-se cada vez mais árdua porque, numa cultura que demasiadas vezes faz do relativismo o seu próprio credo, acaba por falta a luz da verdade”, indicou.

Bento XVI disse mesmo que alguns consideram “perigoso falar da verdade, instilando assim a dúvida sobre os valores de base da existência pessoal e comunitária”.

Para o Papa, “a educação e a formação constituem hoje um dos desafios mais urgentes que a Igreja e as suas instituições são chamadas a enfrentar”.

“Educar é um acto de amor, exercício da «caridade intelectual», que requer responsabilidade, dedicação, coerência de vida”, acrescentou.

Nas escolas católicas, disse Bento XVI, é necessária a “coragem de anunciar o valor «largo» da educação, para formar pessoas sólidas, capazes de colaborar com os outros e de dar sentido à sua própria vida”.

Aos participantes no encontro, entre os quais se inclui D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, o Papa falou de “educação intercultural”, pedindo “uma fidelidade corajosa e inovadora, que saiba conjugar a clara consciência da própria identidade e a abertura à alteridade”.

“Também a este respeito emerge o papel educativo do ensino da Religião católica como disciplina escola, em diálogo interdisciplinar com as outras”, defendeu Bento XVI, para quem, isso “contribui grandemente não só para o desenvolvimento integral do estudante, mas também para o conhecimento do outro, a compreensão e o respeito recíprocos”.

Neste contexto, o Papa sublinhou a importância de apostar na formação de dirigentes e formadores, “não só de um ponto de vista profissional, mas também religioso e espiritual”

“Com a coerência da própria vida e o compromisso pessoal, a presença do educador cristã torna-se expressão de amor e testemunho da verdade”, referiu.

Bento XVI deixou ainda uma palavra de estímulo às Universidades Católicas, desejando que possam ser “uma obra preciosa para promover a unidade do saber, orientando estudantes e professores para a Luz do mundo”.

OC

Brasil: Cidades atingidas pelas chuvas recebem imagem de Nossa Senhora de Fátima Visita começa esta Terça-feira na catedral da diocese de Petrópolis

Lisboa, 07 Fev (Ecclesia) – A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima vai visitar algumas das cidades da diocese de Petrópolis atingidas pelas chuvas e aluimentos de terra em Janeiro.

O bispo local, D. Filippo Santoro, pediu ao Santuário de Fátima o envio da imagem, que chega esta Terça-feira à catedral de Petrópolis, pelas 19h30 (hora local), seguindo-se a celebração da missa e visita por parte dos fiéis, refere o site da diocese.

O prelado salientou que a presença da imagem “é o abraço querido da mãe, que está intercedendo por cada pessoa vítima da chuva”, e classificou como sinal da presença de Deus o facto de em várias comunidades atingidas pela intempérie, as igrejas, algumas dedicadas a Maria, terem ficado de pé.

Além de Petrópolis, mil km a sudeste de Brasília, a imagem vai estar nas cidades de Areal, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis, regressando ao Rio de Janeiro na próxima Segunda-feira, 14 de Fevereiro.

A Caritas Portuguesa anunciou o envio de 50 mil euros para ajudar as vítimas das chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, que causaram pelo menos 700 mortos.

RM