terça-feira, 3 de abril de 2012

Direitos autorais do Cristo são da Arquidiocese do Rio, decide Justiça

Notícias Cristãs com Agência Estado
Cristo Redentor
Os direitos autorais sobre o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, são da Arquidiocese da cidade. A decisão, unânime, é da 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, em ação impetrada pelos familiares de Paul Landowski, um dos escultores da estátua, contra a fabricante de joias H. Stern. Cabe recurso.
Em jogo na ação estão os direitos sobre a imagem do Cristo, que estava sendo usada em joias da marca. Segundo a família de Landowski, ele era o detentor dos direitos autorais da estátua e não foi consultado sobre seu uso nos produtos da H. Stern. Foi à Justiça pedir indenização por violação de direitos autorais e dano moral. Pediu também a retirada dos produtos de circulação.
A primeira instância negou o pedido. Ao analisar os fatos alegados e ouvir os envolvidos, o juiz decidiu que os direitos pertenciam à Arquidiocese, a representante da Igreja Católica na cidade. Isso de acordo com confissão de Heitor da Silva Costa, arquiteto da obra, que disse ter cedido os direitos à igreja.
No TJ, os herdeiros de Landowski alegaram que os direitos foram cedidos por terceiros, que não os detinham. Convocada, a Arquidiocese, representada pelo escritório Dannemann Siemsen, demonstrou documentos comprovando a cessão dos direitos.
Paul Landowski, Heitor da Silva Costa e Carlos Oswald, o pintor, assinaram documentos dando os direitos de imagem do Cristo Redentor à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. Frase retirada do diário de Paul Landowski, hoje morto, dizia que "ele [Silva Costa] me convenceu a abrir mão de meus direitos de reprodução, dizendo tratar-se de uma obra religiosa, da qual haveria poucas reproduções".
A relatoria do caso ficou com o desembargador Vito Guglielmi. Diz o acórdão: "a quantidade de reproduções e reinterpretações da aludida obra para os mais diversos fins - de resto, exemplificada pelos documentos trazidos pela demandada (fls. 352/372) - efetivamente demonstra que, se legalmente não se encontra ainda a criação em domínio público (nos termos do artigo 41 da Lei 9.610/98), seu uso comum e persistente ao longo do tempo já seria suficiente, quando menos pela supressio ou verwirkung e caso se entendesse pela ausência da cessão, a impedir a atual pretensão".
Com base nesse argumento, e no fato de os autores terem aberto mão dos direitos de reprodução do Cristo, Guglielmi negou o pedido por ilegitimidade ativa da demandante. Ou seja: se os direitos já não pertenciam mais a Landowski, sua família não poderia pleitear violação dos direitos de reprodução.

Nota do Blog: Que bom saber dessa decisão, afinal a justiça foi feita,mas a familia irá recorrer, mas a justiça atenta, irá tomar a mesma decisão. 


O Papa Bento XVI enviou uma doação de 100 000 dólares para ajudar a mitigar o efeito da violência na Síria, através das organizações de caridade da Igreja local.

ACI Digital


Em um comunicado emitido pelo Pontifício Conselho Cor Unum, indicou-se que este é um novo gesto do Papa, somado às suas reiteradas chamadas a pôr um fim imediato a todo tipo de violência na Síria.
O secretário do Pontifício Conselho Cor Unum, Dom Giampiero Dal Tusso, entregará o donativo à Igreja local, hoje, 31 de março.
Através de seus organismos de caridade, a Igreja na Síria se encontra comprometida em ajudar a população terrivelmente afetada pela violência, particularmente nas cidades de Homs e Alepo, onde ademais os cristãos são perseguidos por extremistas vinculados a grupos como o Al Qaeda.