domingo, 26 de maio de 2013

O grande mistério das três pessoas que formam um só Deus: Santíssima Trindade.


(Site Catequisar) A Santíssima Trindade é um mistério de um só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

Pai que é Deus, que é Amor: somente o Pai que ama respeita a liberdade de seu filho.

Filho que é Jesus Cristo: é o Deus visível que se fez homem, nascendo da Virgem Maria para cumprir a vontade de Deus de libertar os homens do pecado.
Jesus é Deus e as principais provas são:
a) O próprio Jesus diz-se Deus (Jo 10, 30 / 14, 7 e Lc 22, 67-70) .
b) Os milagres eram feitos pelo próprio Jesus, e não por meio de Jesus.


Espírito Santo que é o Amor do Pai e do Filho que nos é comunicado e transmitido. Segundo o CREDO, Jesus foi concebido pelo Poder do Espírito Santo, nascido da Virgem Maria. Maria foi então convidada a conceber Jesus e a concepção de Jesus foi obra do poder do Divino Espírito Santo: "O Espírito virá sobre Ti..." A missão do Espírito Santo está sempre conjugada e ordenada à do Filho, ou seja, toda a vida de Jesus manifesta a vontade do Pai que por sua vez é manifestada pelo Espírito Santo.

Um fato dos Evangelhos é que os Apóstolos estavam com muito medo após a morte de Jesus. Foi à descida do Espírito Santo sobre eles que os transformou radicalmente e deu coragem para que saíssem anunciando o Evangelho. O mesmo Espírito Santo que deu forças aos apóstolos e mártires é recebido no sacramento da Crisma, e aí está a importância deste sacramento no fortalecimento da Fé e na profissão do Cristianismo de cada um.

O Dogma da Santíssima Trindade

A Trindade é Una; não professamos três deuses, mas um só Deus em três Pessoas. Cada uma das três Pessoas é a substância, a essência ou a natureza divina, As pessoas divinas são distintas entre si pela sua relação de origem: o Pai gera; o Filho é gerado; o Espírito Santo é quem procede. Ou seja, ao Pai atribui-se a criação ao Filho atribui-se a Redenção e ao Espírito Santo atribui-se a Santificação.

Resumindo, o mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus pode nos dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo.

Pela graça do Batismo "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade de nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação ou Crisma, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé ora recebida para que, além de vivermos segundo a Palavra de Deus, darmos testemunho dela e levá-la por toda à parte.

Mais um domingo, mais um Dia do Senhor. Vamos entender porque ir à Santa Missa é tão importante em nossas vidas?






Leniéverson Azeredo Gomes


  Santa tarde, abençoados e abençoadas. Dies Domini, Dia do Senhor. Hoje é dia, por excelência, de ir à Santa Missa. A Beata Madre Teresa de Calcutá costumava dizer, em primeiro lugar que "a vida humana deve ser tecida à volta da Eucaristia". Em segundo lugar que cada pessoa, "deve dirigir seus olhos para Cristo, que é a Luz". Em terceiro lugar, que "devemos nos aproximar bem os nossos corações do divino coração de Jesus." E em último lugar, que "devemos pedir a graça de O conhecer, o amor para O amar, a coragem de O servir"! Enfim, que cada ser humano "O procure ansiosamente!".
 Parece que a Beata Madre Teresa, entendia que o Senhor é aquele que nos seduz e nós devemos nos deixar seduzir, conforme está escrito em Jeremias 20, versículo 7. Porque o Senhor é aquele a qual nós devemos nos apaixonar, nos encantar, nos deixar seduzir.
E claro, quando nos apaixonamos por algo, ainda melhor o próprio Deus, somos atraídos por esse amor, sentimos saudades d´Ele. Somos impulsionados por essa saudade, a ir a Casa do Senhor, para receber Jesus na Eucaristia. Deve se defender a tese de que a missa, não é um evento social, do qual temos duas escolhas: ir ou não a Santa Missa. A Santa Missa não é um evento que se deve ir por mera tradição ou de forma mecânica e vazia. A Santa Missa deve fazer parte do nosso DNA, a eucaristia deve ser o nosso combustível ou alimento - para que possamos ter forças para caminhar.
Não é a toa que a Eucaristia é chamada de Pão dos Anjos, porque é a comida e bebida da alma. A Santa Missa é a atualização do sacrifício de Jesus, que se deu por nós na Cruz e devemos ser participantes disso e não meros assistidores - onde estamos com o corpo presente, mas com a alma distante.
Viktor Frankl, psiquiatra austríaco e fundador da logoterapia - que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência-, sem se referir a denominação cristã alguma, chamava isso de transcendência, ou seja, que quando uma pessoa vai a Igreja, participar de práticas espirituais, atua servindo de alguma forma, vai porque aquilo tornou-se lógico (Logos), ou seja, fez sentido a vida dele. Por isso, para terminar, dizemos: "Domingo sem Missa, Domingo sem Graça [Divina]" . Devido a ideia de que a Santa Missa nos completa, faz parte da nossas vidas e deve ser a essência do ser humano. Deus seja louvado e boa participação na missa para todos!