terça-feira, 11 de setembro de 2012

Uso de maconha pode desenvolver câncer nos testículos


Fonte: O Globo

Droga ativa células que produzem esperma, o que leva à doença. Cocaína diminui as chances, mas prejudica a fertilidade masculina




Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia encontrou uma ligação entre o uso de maconha e desenvolvimento de câncer testicular. Os resultados sugerem que a droga dobra a probabilidade do surgimento da doença e confirma conclusões de pesquisas realizadas nos últimos anos.
Para o estudo, Victoria Cortessis, líder do trabalho, examinou o histórico de 163 usuários diagnosticados com o tipo de câncer e outros 292 homens saudáveis com a mesma idade e etnia.
O câncer nos testículos costuma ser diagnosticado em homens na faixa entre 15 e 45 anos. A malignidade é cada vez mais comum no mundo. Pesquisadores suspeitam que isso se deva ao aumento da exposição a causas ambientais ainda não conhecidas.
— Não sabemos o que na maconha pode levar ao problema, embora se especule que ela possa atuar através do sistema endocanabinóide, que responde à droga e é o responsável pela formação de esperma. De alguma maneira, isso leva à doença — diz Victoria.
Os pesquisadores também descobriram que os homens com histórico de uso de cocaína tiveram uma redução nos riscos dedesenvolvimento do câncer testicular. A droga pode matar as células produtoras de espermatozoide, uma vez que tem este efeito sobre outros animais.
— Se isso for correto, o preço é alto. Embora as células germinativas sejam destruídas, a fertilidade também é prejudicada — alega Victoria.

Nota do Blog: Eu pergunto mais uma vez: E os defensores da liberação e a descriminalização da Maconha, o que acham disso?

Menina cristã acusada de blasfêmia sai da prisão no Paquistão.



Do site "Notícias Cristãs"

AFP
















   








    Segurança paquistanês escolta Rimsha Masih até um helicóptero. Presa no dia 16 de agosto por supostamente queimar páginas do Corão, a menina cristã foi libertada depois que um tribunal aceitou o pedido de fiança.
A jovem cristã paquistanesa acusada de ter profanado o Alcorão saiu neste sábado da prisão em que estava detida havia três semanas, segundo um ministro e um fotógrafo da AFP. "Ela deixou a prisão e foi levada de helicóptero para um lugar seguro, onde ficará com a família", declarou à Paul Bhatti, ministro paquistanês para a Harmonia Nacional, responsável pelas relações entre a maioria muçulmanana e as demais minorias.
Um fotógrafo da AFP viu o helicóptero deixar a prisão de Rawalpindi. Os canais de televisão paquistaneses mostraram imagens da adolescente - com o rosto coberto por um véu - saindo em um veículo blindado do prédio da prisão até a pista do helicóptero. Um juiz paquistanês autorizou na sexta-feira a libertação sob fiança de Rimsha Masih. Ele estabeleceu uma fiança de um milhão de rúpias (US$ 10.400). Mesmo com a soltura, segundo um dos advogados de Rimsha, Raja Ikram, disse que a adolescente não pode deixar o país.
A jovem analfabeta e com deficiências mentais, de 14 anos de idade, segundo os médicos que a examinaram, está detida há três semanas depois de ter sido acusada por vizinhos do bairro popular onde mora, na periferia de Islamabad, de ter queimado papeis que continham versos do livro sagrado muçulmano do Alcorão, um crime suscetível de punição com prisão perpétua no Paquistão.
O caso deu uma reviravolta no fim de semana passado quando a polícia prendeu o imã da mesquita próxima à residência da jovem cristão e o acusou de ter entregue ele próprio as páginas do Alcorão trazidas por um vizinho com o objetivo de expulsar os cristãos do bairro.