terça-feira, 6 de setembro de 2011

Como se encontra uma falsa católica pela TV

Leniéverson Azeredo


Foto: Ascom Rede TV!




Na Roda de Mulheres, quadro do programa da apresentadora Hebe Camargo, na Rede TV, na noite do dia 6 de setembro, o Presidente do Corínthians, Andrés Sanches, foi sabatinado pela titular do programa e por três mulheres: a modelo e apresentadora Ellen Jabour, a ex-jogadora de vôlei Ana Moser e a atriz Thais Pacholek.Ao ser questionado pela ex-atleta do volei, Ana Moser, sobre a sua espiritualidade, o cartola do futebol paulista, respondeu que era "católico", mas não praticante e a mãe dele era "de fé",de "reza".Hebe Camargo, a mesma que recebeu outro dia a Martha Suplicy e deu a ela espaço grande para falar sobre os "direitos" dos homossexuais, a mesma que foi a Brasilia, para entrevistar o FHC para falar sobre o documentário sobre a Maconha, a mesma que chorou quando foi ao Santuário de Fátima, em Portugal, interrompeu o Presidente do "Curintians" e soltou a seguinte pérola:
- Ninguem precisa ser praticante para ser católico, disse Hebe.
Que conversa é essa, cara-pálida?Hebe Camargo agora, dando uma de especialista em catolicismo?Me façam um favor!Me Poupem!Vejam o catecismo sobre o assunto, no seu artigo 837:
São incorporados plenamente à sociedade da Igreja os que, tendo o Espírito de Cristo, aceitam a totalidade da sua organização e todos os meios de salvação nela instituídos e na sua estrutura visível "regida por Cristo através do Sumo Pontífice e dos Bispos" se unem com Ele pelos vínculos da profissão de fé, dos sacramentos, do regime e da comunhão eclesiásticos.

É fácil entender o perfil de um verdadeiro católico?Não existe mil e uma maneiras de ser católico, existe uma e tem a ver com a virtude dos primeiros cristãos, descrita em At 2,42-47:
"42. Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. 43. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. 44. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum.45. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. 46. Unidos de coração freqüentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, 47. louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação."

O texto bíblico, dispensa muitos comentários, mas mostra que católico de verdade, tem atitude de católico, agir como católico, não é apenas dizer, Senhor, Senhor, ou ser católico de estatística, ou Nescau (inventar mil e uma maneira).Daí, chega-se a uma conclusão de que a Hebe falou um monte baboseiras travestidas de coisas geniais.

Reflexão sobre intolerância.

Leniéverson Azeredo Gomes




Gente, a paz de Jesus e o amor de Maria. Como católico, gostaria de externar meu luto pelo que aconteceu na cidade vizinha a minha, São Fidélis.A cidade poema sofreu um ato de vandalismo com resquícios de intolerância religiosa e de esquizofrenia intelectual.Um dos mais importantes templos católicos do interior do Rio, a Igreja de São Fidélis de Siguimaringa, no município de São Fidélis foi atacada por vândalos no domingo, dia em que o novo Bispo de Diocese de Campos, Dom Roberto Paz, que assumiu há menos de um mês, celebraria sua primeira missa no templo. Segundo o padre da paróquia, Luiz Carlos Reis de Amorim, a porta lateral da igreja foi arrombada e os invasores fizeram várias pichações com tintas spray. A mais chocante, segundo ele, foi a pichação da imagem de Nossa Senhora, no altar principal, que foi toda coberta pelas tintas.
Não posso me furtar em dizer que vivemos em um mundo onde a intolerância religiosa, a falta de respeito a patrimônios históricos católicos, onde se querem apoiar ideologias oriundas do marxismo, comunismo e iluminismo (como o homossexualismo, aborto e valores pseudo modernos), onde se querem retirar símbolos religiosos, onde a violência é crescente, onde num mundo competitivo se perde o valor de fraternidade, onde se cresce o numero de depressivos e obesos, a tendência e, que a sociedade entre cada vez mais em colapso sem perceber.

O que aconteceu em São Fidélis não é apenas só a destruição de um símbolo sagrado, é a destruição de algo que contribuiu para o crescimento da cidade de 40 mil habitantes, um patrimônio da cultura, da vida, da identidade de um povo, da referência de várias gerações.Por isso, convoco a todos os católicos, a demonstrar sinal de luto desagravo e indignação.