quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Porque o meu perfil nas redes sociais precisa ter uma identidade católica?


Leniéverson Azeredo Gomes


Recentemente fui, digamos, criticado de forma  velada ou ás claras por certas pessoas de que eu não estava demonstrando amor as pessoas e não aceitar que alguém coloque vídeos, musicas e participe de comuniudades protestantes em seus perfis de rede sociais ao escrever um  artigo onde eu abordo sobre a demonstração de identidade católica nas redes sociais, leiam aqui, o artigo. Pois bem, amigos de fé da Rede Internética, já algum tempo venho percebendo certo movimento ecumênico entre os ditos católicos que tem perfil em redes sociais, colocam lá no Orkut alguns vídeo e comunidades da Aline Barros, no Facebook colocam letras das canções da Ana Paula Valadão, no Twiiter são seguidores de “Apologetas” protestantes e são, pasmem, católicas.Ok!Ok!Não quero aumentar, mas nem inventar como poderia dizer aqui o jornalista das celebridades, Nelson Rubens e, nem cometer o pecado de dizer que todos que se dizem católicos praticantes nas redes sociais façam isso.

A questão não é a defesa de um radicalismo religioso ou decretar uma batalha entre religiões, até mesmo porque seria um prato cheio para ateus e agnósticos os quais em comum acham que as religiões geram guerras segundo eles “insanas”.
São João o discípulo mais próximo de Cristo, defendia de forma inalienável a chamada pedagogia do amor – amemo-nos uns aos outros porque o amor vem de Deus (I João 4,7ss)-; do acolhimento – quem me acolhe é a mim que acolhe -, mas também dizia que todos os cristãos “deveriam ser um”(Jo 17, 20ss).São Paulo também em sua carta aos Coríntios que “ainda que falássemos a língua dos homens, ainda que falássemos a língua dos anjos, sem amor, eu nada seria”(I Cor 13,1-3).O próprio Deus em seu primeiro mandamento nos diz que devemos “amar a Ele sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos” (Mc 12,30-31).
Sim, meus caros irmãos em Cristo devemos ser amorosos com as pessoas, devemos ser respeitos com cada irmãozinho presente nas redes sociais, porém amor não se traduz em passar a ‘mão na cabeça’  das pessoas e não  apontar os erros e reascendê-los na fé e não ajuda-los a viver melhor sua identidade católica.
Santo Agostinho de Hipona, Doutor da Igreja Católica, “preferia àqueles que o criticavam negativamente a aqueles que só ficavam o elogiando”. Após 30 anos de intensa oração de sua mãe por sua conversão, a também Santa, Mônica, Santo Agostinho entendia que amar é também mostrar setas que levem a pessoa a “cidade” da correção, do caminho de fé segura. Cristo, em seu ministério sobre a terra, amava os coxos, pobres e indigentes, como também repudiava os seus discípulos quando perdiam a fé e; usavam seu templo para uso comercial.
Existe um documento do Concilio Vaticano II, chamado Unitatis Redintegratio que diz que devemos nos abrir em dialogo com outras igrejas, porem, dialogar com elas, não significa que devemos abdicar de nossa identidade católica e cair na bobagem de dizer que musicas protestantes tem “mais poder” ou “mais unção” – eu confesso já ouvi muito católico que se diz praticante repetir esse lixo a torto e a direito como se tivesse “ crente que está abafando” -.É preciso lembra que muitas músicas protestantes se revelam altamente críticas negativas a doutrina católica. Identidade Católica em nossas redes sociais como Orkut, MSN, Twitter, entre outros significa mostrar que amamos a nossa Igreja, que queremos divulga-la, propaga-la, difundi-la e acima de tudo revelar ao mundo que somos feliz por ser católicos praticantes.
É muito esquisito quando uma pessoa que diz ser católica tem um perfil no Orkut que em nada lembra o catolicismo. Ou de uma pessoa que se diz católica que fica só colocando vídeo e comunidades ligadas ao protestantismo.
Portanto, irmãos que tal pararem de jogar pedras nas pessoas que apenas estão estimulando a dar mais identidade católica a sua rede social e aproveitar o mês missionário para fazer o mesmo? Certamente ganharão mais, muitíssimo mais. Afinal, os Sacramentos, a história da Igreja, doutrina, a Importância da Igreja Católica no mundo, as musicas católicas são tão lindas, para que divulgar de outra? Assuma a sua identidade católica por completo também lá. Eles, os protestantes não colocam nada nosso, porque devemos colocar as deles? Não faz sentido, não é?