domingo, 12 de agosto de 2012

O cristianismo tem de se ajustar ao mundo ou o mundo tem de se ajustar ao cristianismo?

  Leniéverson Azeredo Gomes
            
O mundo insiste em quer que o cristianismo se adapte a modernidade
A pergunta título é muito elementar no mundo de hoje e, muitas pessoas não sabem responde-las ou respondem segundo opiniões pessoais e carregadas clichês equivocados.
Em primeiro aspecto, precisamos olhar para a declaração de um ancião chamado Simeão. Em Lucas 2, 34-35, conta que este homem havia abençado o menino Jesus, quando este foi apresentado no templo em Jerusalém, conforme a Lei de Moisés. Na ocasião, o profeta Simeão disse a mãe de Jesus, Maria Santíssima:
“Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento (elevação) para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições (...)”.
De fato, muito dos ensinamentos de Jesus não foram projetados para agradar as pessoas. Em inúmeros momentos, as palavras do Filho de Deus incomodam, nos exortam a nos portar de forma diferente do mundo, sobretudo o atual, carregado de materialismos; sexualismo exacerbado; ceticismos; violência urbana, de falta de acolhimento; de educação e de gentileza, etc. Vamos a alguns ensinamentos elementares de Cristo:

·        Ensinava que “não é possível servir a Dois Senhores”. (Mt 6,19-21, Mt 6, 24; Mt 19, 16-22, Lc 16, 19-31);
·         Que nem todo aquele que costuma dizer “Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Deus” (Mt 7, 21);
·         “Não Julgueis para não ser julgados” (Mt 7, 1)
·         “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a Ti mesmo” (Mc 12,30);
·         Condenava aqueles que usavam o templo para servir de covil de ladrões (Jo 2,13-17);
·    Repreendia o seus discípulos quando perdiam a fé (Mc 4, 35-41 - Tempestade Acalmada -, Jo 6, 16-21 – Jesus Caminha seus discípulos);
·         Etc.
Cristo ensinava a todos a pregar este evangelho, que era traduzido pelo amor, mas ao mesmo tempo pela correção. Para isso, Cristo nos exortava e ainda exorta, porque Ele está vivo no meio de nós, que devemos ser “Sal da Terra e Luz do Mundo”, para que sejamos o tempero deste mundo insosso ou sem sabor e, que também sejamos a luz para iluminar o ambiente cheio de trevas.
Lembram-se das palavras do velho Simeão? Ele dizia que o menino Jesus, ao crescer, seria sinal de contradição e contradição gera incômodo, gera perseguição. Oras, no mundo de hoje, muitos criticam os Cristãos por questionarem a conduta homossexual, quem pratica o aborto e quem defende a liberação das drogas. Afirmam que Deus era amoroso e acolhedor e por isso invariavelmente diz que quem critica tudo isso que foi dito por mim, acima é intolerante.
Oras, se é assim, como se explica essas passagens bíblicas:

Sobre o matrimônio:

·       Jesus respondeu aos fariseus: “ Não leste que o Criador, no começo fez o HOMEM e a MULHER e disse: Por isso, o HOMEM deixará seu pai e sua mãe e unirá a sua MULHER; os DOIS formarão uma só carne?”(Mt 19, 4-6)/O texto fala da preocupação de Cristo sobre o divórcio. Mas o divórcio entre HOMEM e MULHER, não entre dois HOMENS ou entre duas MULHERES. Era uma perspectiva genésica, ou seja, oriunda do livro do Gênesis, lá no Antigo Testamento. É tão claro, não? O Cristianismo autêntico não compactua com ideias como as pregadas pela Lanna Holder, a tal “pastora” protestante homossexual que fundou uma seita “inclusiva”.

Sobre o aborto:

·         Ouviste o que foi dito pelos antigos: “Não matarás, mas quem matar será esmagado pelo juízo do tribunal. (Mt 5,21);
·       “Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade” (Dt 30,19).

Sobre as drogas:

·         Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espirito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destuirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isto sois vós.
                Como se vê a bíblia, dentro da perspectiva de II Tm 3, 16ss, é inspirada por Deus, é útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra.
                Como se vê, o verdadeiro cristianismo não foi feito de “paz e amor” o tempo todo, não tem esse papo de “passar a mão” na cabeça. Tem repreensão, tem correção, tem instrução e formação. Não obstante a coincidência, o sermão da montanha, nos lembra de que todo cristão que evangeliza e promove a justiça é perseguido (Mt 5,10) e ainda acrescenta que todo cristão  acossado, caluniado por causa do Cristo, será sempre chamado de Bem-Aventurado. Ora, Cristo foi crucificado pela inveja dos homens (Mt 5,11). Entáo, devemos fazer algumas perguntas:
·     Se Cristo era paz e amor, segundo os relativistas, porque Ele foi preso e um ladrão, Barrabás, solto? e
·      Porque tantos santos e não santos, da Igreja Católica foram e ainda estão sendo mortos em nome do Evangelho, muitos deles de forma muito violenta?
Barrabás na foto:  Se Jesus era só paz e amor porque
 Ele foi preso e um bandido foi solto?
Oras, muitos tem essa visão superficial do cristianismo. O livro de Hebreus 5, 11-14, resume bem essa questão quando assegura:
“Teriamos muita coisa a dizer sobre isso, e coisa bem difíceis de explicar, dada a vossa lentidão em compreender....A julgar pelo tempo, já devíeis ser mestre! Contudo, ainda necessitais que vos ensinem os primeiros rudimentos da Palavra de Deus; e vos tornastes tais, que precisais de leite em vez de alimento solido! Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma DOUTRINA PROFUNDA, porque ainda é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que a experiência já exercitou na distinção do bem e do mal.
Cristão tem de estudar doutrina e não desvirtuá-la.

Espiritas que em nada tem a ver com o universo cristão e o catolicismo, ateus, céticos, agnósticos, católicos nunca vão entender o cristianismo de forma completa, porque são imaturos quanto a sua compreensão. 
O Cardeal Ratzinger, no conclave onde o mesmo se tornaria Bento XVI, já alertava para a ditadura do relativismo; nos falava sobre “ o deixar-se levar ao sabor de qualquer vento de doutrina, como a única atitude à altura dos tempos atuais, constituindo uma ditadura que não reconhece nada como definitivo e que usa como critério último apenas o próprio “eu” e os seus apetites”. 
Bento XVI tem uma postura firme sobre a Ditadura do Relativismo 
E a Igreja Católica não vai mudar porque alguns revoltados e rebeldes, animadinhos e assanhadinhos, com os 12 anos de governo federal gerenciado pelo comunismo do  PT, assim querem. Até tem o “jus esperniandi”, mas, infelizmente – pra eles -, Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre (Hb 13,8).