sábado, 9 de junho de 2012

Curso de canto gregoriano é oferecido em Boituva, SP


As aulas serão realizadas todas as terça-feiras, na Igreja Matriz. O curso começa no dia 19 de junho.

Do  G1  Itapetininga e Região

Igreja Matriz de São Roque em Boituva

A Oficina de Artes de Boituva (SP) oferece aulas de canto gregoriano. As aulas serão ministradas pela professora Leila Pinheiro, na Igreja Matriz da cidade.O curso terá início no dia 19 de junho e as aulas serão realizadas todas as terças-feiras, das 19h30 às 21h30. Os interessados deverão se inscrever na própria Igreja.
O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (apenas a melodia), não acompanhada, ou apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o ritmo livre e não medido.
Nota do Blog: O canto gregoriano é o canto católico por excelência.Maiores informações sobre este tipo de canto, veja aqui.

Santo do Dia: Beato José de Anchieta, sj - Co-Fundador da Cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro


Fonte: Site "Cadê meu santo?"

Anchieta.jpg

Ele nasceu em 19 de março de 1534 em San Cristóvão de La Laguna, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha.Filho de uma rica e proeminente família e possivelmente parente de Santo Inácio de Loyola, ele foi educado em Portugal. Entrou para a Ordem dos jesuítas em 1551 com17 anos. Foi missionário no Brasil, chegando 13 de julho em 1553. Apóstolo Nacional do Brasil e co-fundador das cidades de São Paulo e São Sebastiãodo Rio de Janeiro.
Quando jovem deslocou a espinha e quando entrou para os jesuítas foi enviado ao Brasil na esperança que com o seu clima quente suas costas melhorassem. Isto nunca ocorreu e ele estava em constantes dores nas constas por 44 anos que ele trabalhou no Brasil.
Ele e o Jesuíta Manuel da Nóbrega chegaram em Piratininga na festa de São Paulo e  assim nomearam a missão como São Paulo. Nascia a cidade de São Paulo. Seus  fundadores, sob a inspiração de Manuel da Nóbrega, haviam sido os treze jesuítas chegados de São Vicente.
Em 1553 ele se encontrou com os índios Tupis que viviam nas proximidades da missão. Ele dominou rapidamente a língua dos índios. Por duas décadas José trabalhou na gramática indigina e escreveu dicionários que seriam usados pelos portugueses e pelos missionários.
José mais tarde foi feito refém por 5 meses pelos índios da tribo do Tamoios e durante este tempo ele compôs um poema em latim em Honra a Santíssima Virgem.Como não tinha papel e tinta, ele escreveu na areia molhada e memorizou os versos. Quando de novo voltou para São Vicente ele passou ,ao todo, 4.172 linhas para o papel.
José converteu a tribo dos Maramomis e compôs peças para os estudantes representarem. Ele as compunha em latim ,espanhol, português e em Tupi (a mais usada das línguas indiginas). Como os seus dramas foram os primeiros escritos no Brasil, José é conhecido como o "Pai da Literatura Nacional Brasileira".
Foi indicado Provincial Jesuíta em 1577 . Em carta para seus colegas missionários ele os advertia que o desejo de converter apenas, não era suficiente "E necessário vir com uma sacola cheia de virtudes". Ele faleceu em 9 de junho de 1597 em Reritiba( hoje Anchieta) no Estado do Espirito Santo, Brasil.Foi beatificado em 22 de junho de 1980 pelo Papa João Paulo II.

Comentário do Blog: No dia 28 de maio último, o beato José de Anchieta foi escolhido patrono da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, pois, também foi co-fundador  da capital fluminense. Beato José de Anchieta, santo do dia, Rogai por nós.