quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Menino portador de deficiência mental desaparece em Campos dos Goytacazes/RJ


Leniéverson  Azeredo Gomes

Mais um desaparecimento é registrado em Campos dos Goytacazes, norte do  Estado do Rio de Janeiro. Desta vez, aconteceu no bairro do Joquei Clube, que fica 15 minutos do centro da cidade. Por volta das 7 da manhã de ontem, dia 28, o menor, Gabriel Silva, de cinco anos,  que é portador de deficiência mental, saiu sozinho de  sua casa, que fica na Rua Amadeo de Queiros, número 189,  
Os familiares estão desesperados. Segundo eles, a criança estava vestindo camiseta cinza, short verde e não estava usando calçados, quando saiu de casa. Já procuraram em hospitais, na polícia, mas até agora nenhuma notícia do paradeiro do menor.
Se você, de qualquer lugar do Brasil, tiver alguma notícia a respeito desta criança, ligue para o telefone (22) 3462-8326 e contactar a Thais Silva, que é tia do menino. Mas só uma recomendação, sem passar trote, por favor.

Diocese de Campos dos Goytacazes/RJ comemora seus 90 anos neste dia 2 de dezembro


Dia 2 de dezembro de 2012
15 horas
Parque de Exposição da Pecuária
Av. XV de Novembro, S/N,
 Pecuária, Campos dos Goytacazes/RJ

Reflexão Litúrgica do Dia


Leniéverson Azeredo Gomes 
“Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!” O refrão do salmo responsório 97, descreve aquilo que o Senhor Deus é e deseja ser em nossas vidas. Deus é o grande “Rei das Nações” (Ap 15,3b) , “Todo-Poderoso” (Ap 15,3b), Santo (Ap 15, 4b)  aquele que “nos leva a caminhos justos e verdadeiros”(Ap 15,3b). “O Senhor, de fato, fez conhecer a salvação, e as nações, sua justiça, pois quer sempre nos recordar o seu amor sempre fiel pela casa de Israel” (Sl 97).
Deus é fiel com Israel, ou seja, Ele é fiel com cada povo, de cada nação, desta terra. Mas a fidelidade do Senhor conosco, ao passo que é exigente, é condicionada, também, a “glorificação e o temor” (Ap 15,4) a Ele. Temer a Deus, não significa ter medo, mas sim reconhecer Sua grandeza em nossas vidas e, reconhecer também que Ele faz prodígios (maravilhas) (Sl 97).
Vejamos amados, seguir esse Amor que nos constrange, não é fácil. O evangelho de hoje, situado em Lucas 21, 12-19. Pontua-nos que o seguidor de Cristo, por essência será “preso e perseguido; será entregue a autoridades civis por causa da palavra revelada” (v 12). E que, além disso, será entregue até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos, provocando até mortes por isso.
Todos serão odiados por causa do nome do Sagrado. No texto de Lucas, Jesus conta toda essas realidades aos seus discípulos, não para amedrontá-los, mas para dizer que, todo aquele que anuncia a palavra d´Ele, que prega as nações o nome santo do Senhor, será contradição na sociedade, de tal forma que será perseguido pelos inimigos do evangelho.
Cristo estimula aos discípulos, mas quer estimular a mim e a você, a não se desesperar por causa disso, ou seja, a não perder “um só fio de cabelo da cabeça” (Lc 21, 18) e “permanecer firmes” para ganhar a recompensa pela perseverança e, igualmente,  também a fidelidade.  
Ele “quer e deseja testemunhar a fé do povo” (Lc 21,13), e  para comprovar isso, o Senhor irá “julgar a terra inteira, o universo com justiça e as nações com equidade” (Sl 97).

A Devoção à Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa


Do blog "Na casa da vovó"

Foto:Leniéverson Azeredo Gomes
Encerramento da novena de Nossa Senhora das Graças, Parque Alvorada, Paróquia Santo Antônio, Campos dos Goytacazes/RJ

A Devoção à Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa

Foi na segunda aparição a 27 de novembro de 1830, em Paris, na França; que Nossa Senhora apareceu a uma das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo, à humilde noviça Santa Catarina Labouré. Ela descreve como lhe foi revelada a Medalha da Imaculada Conceição:
A Virgem apareceu sobre um globo, pisando uma serpente e segurando nas mãos um globo menor, oferecendo-o à Deus, num gesto de súplica.
Enquanto A contemplava, Catarina ouviu uma voz que lhe disse:
"Este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais delgados correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.“

A ORAÇÃO:

Enquanto Maria estava rodeada duma luz brilhante, de repente, o globo desapareceu e suas mãos se estendem suavemente, derramando sobre o globo brilhantes raios de luz. Formou-se assim um quadro oval, rodeado pelas palavras em letras de ouro:
"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós".
Virou-se então o quadro, aparecendo, no reverso, um " M" encimado por uma cruz e, embaixo, os corações de Jesus e de Maria. E a Santíssima Virgem lhe pede:

      
A PROMESSA:

’'Manda cunhar uma Medalha por este modelo; as pessoas que a trouxerem indulgenciada, receberão grandes graças, mormente se a trouxerem ao pescoço; hão de ser abundantes as graças para as pessoas que a trouxerem com confiança. “
E assim foi cunhada, em Paris, esta medalha, que logo se espalhou pelo mundo inteiro, derramando graças tão numerosas e extraordinárias que o povo, espontaneamente, passou a chamá-la: " A Medalha Milagrosa".


Oração a Nossa Senhora das Graças, 27 de novembro

Súplica - Ó Imaculada Virgem Mãe de Deus e nossa Mãe, ao contemplar-vos de braços abertos derramando graças sobre os que vo-las pedem, cheios de confiança na vossa poderosa intercessão, inúmeras vezes manifestada pela Medalha Milagrosa, embora reconhecendo a nossa indignidade por causa de nossas inúmeras culpas, acercamo-nos de vossos pés para vos expor, durante esta oração, as nossas mais prementes necessidades (momento de silêncio e de pedir a graça desejada). Concedei, pois, ó Virgem da Medalha Milagrosa, este favor que confiantes vos solicitamos, para maior glória de Deus, engrandecimento do vosso nome, e o bem de nossas almas. E para melhor servirmos ao vosso Divino Filho, inspirai-nos profundo ódio ao pecado e dai-nos coragem de nos afirmar sempre verdadeiros cristãos. Amém.

Rezar 3 Ave-Marias.

- Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós.
Oração Final - Santíssima Virgem, eu creio e confesso vossa Santa e Imaculada Conceição, pura e sem mancha. Ó puríssima Virgem Maria, por vossa Conceição Imaculada e gloriosa prerrogativa de Mãe de Deus, alcançai-me de vosso amado Filho a humildade, a caridade, a obediência, a castidade, a santa pureza de coração, de corpo e espírito, a perseverança na prática do bem, uma santa vida e uma boa morte. Amém.

Dia 25 de novembro, com a festa de Cristo-Rei, termina o atual Ano Litúrgico. E com o Tempo do Advento, inicia-se o Novo Ano.




Com o findar do Ano Litúrgico, a Igreja nos convida para um momento de reflexão maior quanto à consciência que todos devemos ter de nosso tempo e vida a caminho do definitivo, a vida eterna. Através de momentos fortes, como a recordação da morte no dia de finados, a nossa vocação à santidade celebrada na festa de todos os santos e a festa de Cristo Rei, a liturgia nos conduz para a consciência que o tempo presente é o tempo útil a caminho da eternidade. Precisamos tomar consciência que o tempo presente é o único tempo que possuímos como espaço sagrado que Deus nos dá para construirmos o Reino de Deus rumo à casa do Pai.
Por vezes, não nos soa bem aos ouvidos e à mente falarmos em festa de Cristo Rei diante da desvirtuação do exercício do poder nos tempos em que vivemos. Mas, foi o próprio Cristo que se reconheceu como o Rei de Israel e da humanidade diante de Pilatos que o questionava: 'Tu és rei? Sim, Eu o sou'Lc.23,3. 'Só que meu reinado não é deste mundo'.
Sabemos pela fé, que a autoridade de alguém, sendo Papa ou Rei, bispo, padre, religioso, pai, mãe, patrão ou operário, tem origem divina. Foi Jesus quem disse que toda autoridade provém de seu Pai. Ninguém a teria se não lhe fosse concedida do alto. A partir de Cristo, a autoridade não é poder, mas é um bem a serviço dos irmãos, particularmente dos mais pequeninos. São Paulo em sua carta aos Filipenses, ensina: 'Sendo Cristo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo tornando-se em tudo semelhante aos homens e uma vez feito homem se humilhou até a morte e morte de cruz'.Fp.2,5-8.
Cristo ao nos falar e convidar para seu reinado colocou uma única exigência: Amar o Pai como Ele O amou sendo em tudo fiel a Seus mandamentos e amarmo-nos mutuamente como Ele nos amou Jô.17-9-17. Cristo, ao colocar esta exigência como condição para os que desejam participar de seu reinado, Ele próprio dá o exemplo. Sendo Jesus, o Filho de Deus, desnudou-se de seu poder e vestes, toma de uma bacia lava, enxuga e beija os pés de seus discípulos. Após este gesto, Jesus se levanta e ensina com autoridade: 'Vós me chamais vosso Mestre e Senhor e dizeis bem, porque Eu o sou. Logo, se, eu vosso Senhor e Mestre vos laveis os pés, também vós deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós. O servo não é maior que o seu Senhor, nem o enviado maior daquele que o enviou. Se compreenderdes estas coisas, sereis felizes, sob a condição de as praticardes' Jô.13-12-17. É e será sempre nesta direção e dimensão que o reinado de Cristo deve ser compreendido e acima de tudo vivido.