sábado, 23 de fevereiro de 2013

Secretaria de Estado adverte para tentativas da mídia de influenciar o Colégio cardinalício


Cidade do Vaticano (Rádio Vaticano) – A Secretaria de Estado divulgou este sábado um comunicado sobre a qualidade da informação, diante de inúmeras notícias que têm circulado nos últimos dias na imprensa quanto à idoneidade ou não de membros do Colégio cardinalício, e não só, de desempenharem o trabalho que lhes cabe neste momento da história da Igreja.

Eis o comunicado da Secretaria de Estado:

“A liberdade do Colégio Cardinalício, ao qual compete prover, a norma de direito, à eleição do Romano Pontífice, sempre foi corajosamente defendida pela Santa Sé, como garantia de uma escolha que seja baseada em avaliações visando unicamente o bem da Igreja.
No decorrer dos séculos, os Cardeais tiveram que enfrentar múltiplas formas de pressão, exercitadas sobre os eleitores singularmente e sobre o próprio Colégio, que tinham como finalidade condicionar as decisões, submetendo-as a lógicas de tipo político ou mundano.
Se no passado foram as chamadas potências, ou seja, os Estados, que tentavam fazer valer o próprio condicionamento na eleição do Papa, hoje se tenta colocar em jogo o peso da opinião pública, muitas vezes com base em avaliações que não colhem o aspecto tipicamente espiritual do momento que a Igreja está vivendo.
É deplorável que, com o aproximar-se do tempo em que terá início o Conclave e os Cardeais eleitos deverão, em consciência e diante de Deus, expressar em plena liberdade a própria escolha, se multiplique a difusão de notícias muitas vezes não averiguadas, ou não averiguáveis, ou até mesmo falsas, inclusive com grave consequência a pessoas e instituições.
Nunca como nesses momentos, os católicos se concentram sobre aquilo que é essencial: rezam pelo Papa Bento XVI, rezam para que o Espírito Santo ilumine o Colégio dos Cardeais, rezam pelo futuro Pontífice, confiantes de que o rumo da barca de Pedro está nas mãos de Deus.”

Revista católica de Cuba rejeita manifestações contra Yoani no Brasil


Agência EFE- A revista católica cubana "Espacio Laical" criticou as manifestações contrárias à blogueira Yoani Sánchez durante sua visita ao Brasil, segundo assinalou a publicação em artigo divulgado nesta sexta-feira.
"Faz-se necessário rejeitar a fustigação a que está sendo submetida a blogueira opositora cubana Yoani Sánchez durante sua estadia no Brasil", assinala a revista, dependente do Centro Cultural Pai Félix Varela, da Arquidiocese de Havana.
A publicação acrescenta que "grupos organizados e, segundo supõem muitos, em coordenação com alguma instância de poder em Cuba, a confrontam insistentemente, não através do raciocínio e do emprego de argumentos, mas mediante a ofensa e o boicote".
"Atos dessa índole atentam contra a dignidade da pessoa agredida, contra a civilidade da cultura política cubana e contra a credibilidade da revolução à qual esses grupos pretendem defender", acrescenta a publicação.
No Brasil, ponto de partida da viagem que levará Yoani a vários países das Américas e da Europa, a blogueira foi alvo de protestos de simpatizantes do regime cubano nos aeroportos de Recife e Salvador.
O incidente mais sério aconteceu em Feira de Santana (BA), onde um grupo interrompeu na noite de segunda-feira a apresentação do documentário "Conexão Cuba-Honduras", no qual Yoani aparece como uma das entrevistadas, aos gritos de "Viva a revolução!" e "Cuba sim, ianques não”.