quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Brasil: Missa lembra vítimas das chuvas

Lisboa, 09 Fev (ECCLESIA) – O bispo da diocese brasileira de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, vai presidir a uma Missa, no próximo dia 12, recordando as vítimas das chuvas que, há cerca de um mês, provocaram centenas de mortos.

Segundo o site oficial da Diocese, D. Filippo Santoro vai celebrar, no sábado, a missa do 30.º dia pelas vítimas do Vale do Cuiabá (Petrópolis e no domingo por todas as vítimas das cidades atingidas pela chuva do dia 12 de Janeiro, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

Entretanto, iniciaram-se as celebrações com a a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que ali chegou proveniente de Portugal.

A imagem vai visitar as cidades atingidas pela chuva em Janeiro: Petrópolis, Areal, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis.

OC

Vaticano: Bento XVI sublinha importância de vida «moralmente coerente»

Papa lembra que existência cristã só cresce quando é alimentada pela participação na missa e oração pessoal diária

Cidade do Vaticano, 09 Fev (Ecclesia) – Bento XVI fez hoje um apelo à oração diária dos católicos e à sua participação na missa dominical, salientando que a vida cristã e a evangelização dependem também de uma vida “moralmente coerente”.

“No meio das mil actividades e dos múltiplos estímulos que nos rodeiam, é necessário encontrar a cada dia momentos de recolhimento” diante de Deus, “para o escutar e falar com Ele”, acentuou o Papa durante a audiência geral realizada esta manhã no Vaticano.

Para Bento XVI, “a vida cristã não cresce se não é alimentada pela participação na Liturgia, de modo particular na santa missa dominical, e pela oração pessoal diária”.

O “ministério apostólico é incisivo e produz frutos de salvação nos corações” só quando o pregador está “estreitamente unido” a Cristo através da “fé no seu evangelho e na sua Igreja”.

O anúncio deve também assentar numa vida “moralmente coerente” e na “oração incessante”, sublinhou o Papa, acrescentando que estas orientações são válidas para todas as pessoas que queiram “viver com empenho e fidelidade a sua adesão a Cristo”.

A catequese desta quarta-feira foi dedicada a Pedro Canísio (1521-1597), jesuíta de cujos escritos se destacam três Catecismos compostos entre 1555 e 1558 “sob a forma de breves perguntas e respostas”.

Uma das características do ‘Segundo Apóstolo da Alemanha’ foi “saber compor harmoniosamente a fidelidade aos princípios dogmáticos com o respeito devido a cada pessoa, tanto que alguns descobrem nos seus ensinamentos os traços de uma primeira formulação do direito à liberdade religiosa”, recordou o Papa.

Marcado por uma “austera espiritualidade”, o religioso da Companhia de Jesus “estabeleceu nos países germânicos uma rede de comunidades da sua Ordem, especialmente colégios, que foram ponto de partida para a reforma católica”.

O santo nascido na cidade holandesa de Nimega interveio em 1562 no concílio realizado na cidade italiana de Trento, encontro de onde surgiu a chamada ‘contra-reforma’, uma reacção do catolicismo à ruptura face a Roma protagonizada por protestantes e anglicanos.

“Num momento histórico de fortes contrastes confessionais”, Pedro Canísio evitou “a aspereza e a retórica da ira – coisa bastante rara àquele tempo nas discussões entre cristãos, de uma e outra parte”, procurando ressaltar as “raízes espirituais” e a “revitalização de todo o corpo da Igreja”, lembrou Bento XVI.

Durante a sua intervenção, o Papa assinalou que Pedro Canísio ocupou-se “incansavelmente na adequada formação teológica dos sacerdotes, assim como da reforma religiosa e moral do povo por meio de uma série de iniciativas pastorais, entre as quais se incluem a assistência nos hospitais e prisões”.

Pedro Canísio morreu na Suíça, tendo sido canonizado e proclamado doutor da Igreja em 1925, pelo Papa Pio XI.

“Amados peregrinos de língua portuguesa, para todos a minha saudação amiga e encorajadora!”, disse o Papa pouco antes do encerramento da audiência.

“Antes de vós – prosseguiu – veio peregrino a Roma Pedro Canísio para invocar a intercessão dos Apóstolos São Pedro e São Paulo sobre a missão que lhe fora confiada na Alemanha, o seu campo de apostolado mais longo”.

“Como ele, todos nós, cristãos, somos enviados a evangelizar, mas para isso precisamos de permanecer unidos com Jesus e com a Igreja”, exortou Bento XVI.

RM

Aborto: Mais de 5000 assinaturas para mudar legislação Petição pede regulamentação que permita consentimento realmente informado e planos de apoio.

isboa, 09 Fev (Ecclesia) – Uma petição promovida pela Federação Portuguesa pela Vida (FPV) recolheu mais de 5400 assinaturas para mudar a regulamentação da lei do aborto, em vigor há quatro anos.

Os signatários do documento consideram ser necessário “rever, para já, a regulamentação da prática do aborto por forma a saber se o consentimento foi realmente informado e a garantir planos de apoio alternativos ao aborto”.

A petição «Vemos, ouvimos e lemos – não podemos ignorar» vai ser entregue hoje ao presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.

“Volvidos quatro anos, assistimos a uma realidade dramática que deixa mulheres e homens cada vez mais sós e abandonados à sua sorte”, pode ler-se.

O texto afirma que “todos os profissionais de saúde (independentemente da objecção de consciência)” devem poder “intervir no processo de aconselhamento a grávidas”.

A FPV pede à Assembleia da República que “reconheça o flagelo do aborto que, de norte a sul, varre o País desde há quatro anos, destruindo crianças, mulheres, famílias, e a economia, gerando desemprego e depressão”.

No documento são pedidas “medidas legislativas” para “proteger a vida humana desde a concepção, a maternidade e os mais carenciados na verdadeira solidariedade social”.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a presidente da FPV, Isilda Pegado, afirma que os últimos quatro anos foram “de confirmação de uma decisão errada cujas causas, um dia, se hão-de apurar”, aludindo ao referendo que abriu caminho à despenalização do aborto em Portugal, realizado no dia 11 de Fevereiro de 2007.

“Não podemos baixar os braços e, por isso, a defesa da vida tem de se fazer em todas as circunstâncias e em todos os momentos”, acrescenta.

A petição está disponível online.

OC

Manifestantes pedem paralisação das obras da Usina Belo Monte

Diversas lideranças indígenas, ribeirinhos, agricultores, pescadores e moradores da Região do Xingu protestaram nesta terça-feira, 8, em Brasília contra a construção da Usina hidrelétrica em Belo Monte, região do Xingu. Os manifestantes, que exigem a paralisação da obra, foram recebidos pelo Secretário Geral da República, Rogério Sottilli, a quem entregaram uma carta endereçada à presidente, Dilma Rousseff.

Na carta, as lideranças pedem a paralisação do processo de licenciamento da obra, cujo investimento está avaliado em cerca de R$ 19 bilhões e, quando pronta, seria a terceira maior hidrelétrica do mundo. Exigem também que o governo federal avalie outra carta assinada por cerca de 30 especialistas de universidades brasileiras, como Federal do Rio, Federal do Pará e Universidade de São Paulo, com argumentos científicos que desaconselham a obra.

O documento entregue a Sottili, que também reivindica maior participação da sociedade civil nos projetos energéticos nacionais, tem 604 mil assinaturas.

“Quero que vocês vejam o Governo como um parceiro. Podemos não chegar a um consenso, mas vamos construir as políticas por meio do diálogo” disse Sottili.

O bispo da prelazia de Xingu e presidente do Cimi, dom Erwin Krautler enviou mensagem confirmando sua posição contra a Usina Belo Monte. “Não aceitamos que o nosso maravilhoso Xingu e outros rios da Amazônia sejam sacrificados por barragens que atingem profundamente milhares de famílias, constituem um dano irreparável para o meio-ambiente e, além disso, são economicamente desaconselháveis“, disse o bispo em carta.

A manifestação fez parte da programação do Seminário sobre a Usina hidrelétrica de Belo Monte e a Questão indígena, realizado na segunda-feira, 7, na Universidade de Brasília (UnB) e contou com a participação de representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), entre outros.

Seminário

A vice-procuradora geral da República, Débora Duprat, durante o seminário que aconteceu na segunda-feira, 7, criticou o empreendimento por não considerar um estudo de impacto ambiental. "Quando foram inauguradas as audiências públicas, não havia um estudo de impacto ambiental porque não havia um estudo sério e consistente sobre o meio antrópico. Isso é uma farsa de todo o processo democrático que inspira o processo de licenciamento", disse a vice-procuradora.

A emblemática liderança da tribo Kayapó, Megaron Txucarramãe declarou ser contra qualquer tipo de negociação. “Mesmo que a Eletronorte ou a Dilma encha essa sala de dinheiro, eu não vou aceitar Belo Monte, porque o dinheiro não paga o lugar que será inundado, porque será inundado para sempre e isso eu não quero! Vou sempre falar não, não e não! Essa é a nossa posição!”, afirmou Megaron.

Equipe da Campanha Missionária prepara DVD

Um DVD está sendo preparado pela equipe encarregada pela elaboração do material para a Campanha Missionária de outubro de 2011, coordenada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Inspirado no tema central "Missão na Ecologia", o material deve ser produzido pela Verbo Filmes e trará reflexões sobre “zelar pelos recursos da natureza”, “A defesa da Amazônia” e “A luta contra o mau uso das obras de Deus”.

“Missão é encantar-se com as obras de Deus, mas infelizmente, essa maravilha está sendo maltratada, por isso a segunda reflexão será sobre a indignação pela profanação dessas obras", o secretário da Pontifícia União Missionária, padre Sávio Corinaldesi, que apresentou os temas dos dias da Novena Missionária que servirão de base para o DVD.

Para monsenhor Daniel Lagni, que coordenou os trabalhos, o objetivo é levar as pessoas e as comunidades a se comprometerem com a Missão na Ecologia através de gestos concretos e mudanças de comportamento diante da crise ecológica atual.

Uma pesquisa realizada pelas POM nas 270 dioceses do Brasil, sobre o material da Campanha Missionária 2010, considerou a produção da Novena em DVD um sucesso que popularizou o tema.

Outra iniciativa que ganha força é a inserção, ao longo do mês de outubro, das orações dos fiéis e algumas reflexões sobre o tema da Campanha nos principais folhetos litúrgicos editados no Brasil.

O encontro para a programação do DVD foi realizada no dia 31 de janeiro, na sede da POM, em Brasília.