domingo, 30 de setembro de 2012

Entrevista com o Padre Hélio Marcos




          Leniéverson Azeredo Gomes

        Com 26 anos de sacerdócio, Padre Hélio Marcos da Silva Rosa ou simplesmente Padre Hélio, da Administração Apostólica São João Maria Vianney, é um exemplo de sacerdócio e tem um conhecimento teológico surpreendente. Nascido em Itaperuna, o padre responde há 3 anos como pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Ururaí, em Campos dos Goytacazes. Ele, por mais um ano, presidiu uma das santas missas durante o novenário e festa em louvor a São Vicente de Paulo. Após a mesma, ele concedeu uma breve entrevista para a nossa Pascom.

Padre Hélio (á esquerda) com o Padre Giovanni da 
Quase-Paróquia São Vicente em Campos dos Goytacazes

Pascom – Todo Padre vem de um seio família. Nós queremos saber de qual cidade sua família de sangue é originária e se eram católicos.
Padre Hélio Marcos -  Eu nasci na cidade de Itaperuna, no noroeste fluminense, e minha família é católica, meus pais são católicos, meus irmãos também, graças a Deus, eu entrei para o seminário e me ordenei sacerdote em 1986. Eu tenho 26 anos ‘de padre’ e, nesses 26 anos, 23, trabalho na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ururaí.
Pascom – Mais uma vez o senhor está presente, celebrando missa na nossa Quase-Paróquia de São Vicente, qual é  a importância da Vida e Santidade desse santo tão querido em sua vida sacerdotal?
Padre Hélio Marcos – São Vicente foi um grande restaurador do clero no tempo dele. Ele tinha, dentre outras coisas, a missão de formar bem os sacerdotes que estavam em situação difícil. Isso é um grande testemunho de vida para nós. Ele tinha sempre uma palavra de muita sabedoria e de muita santidade. A vida dele, os escritos dele, sobretudo, na realidade foi um grande exemplo para nós.
Pascom – Que mensagem o senhor gostaria de dar para cada pessoa que estiver lendo essa entrevista?
Padre Hélio Marcos -  Eu quero deixar a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Que sejam uma paróquia bem unida, vivendo em torno da caridade e do amor e vivendo esta caridade com o próximo e com os mais desfavorecidos e Jesus disse, né? “Aquilo que fizer ao menor dos meus irmãos é a Mim que está fazendo”.