terça-feira, 13 de agosto de 2013

Arquidiocese de Mariana (MG) fará uma Oficina de Conservação de Peças Sacras, destinada aos zeladores de igrejas e capelas do território arquidiocesano.


Do site da Arquidiocese de Mariana


A Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) e a Associação de Amigos da Cultura de Ouro Branco (AACOB), em realização conjunta, oferecem   “Oficina de Conservação de Peças Sacras” destinada aos zeladores (cuidadores) de igrejas e capelas da Arquidiocese de Mariana.

A Oficina terá duração de três horas, tempo em que os participantes receberão noções básicas de como manusear e proceder à limpeza de peças sacras e dos espaços sagrados.

O Dia Nacional do Patrimônio Cultural é celebrado, a cada ano, no dia 17 de agosto, o que motivou o início das oficinas em três cidades da Arquidiocese de Mariana: Ouro Preto, dia 17, sábado, de 9h às 12 horas, no CESFO, paróquia Nossa Senhora do Pilar;  Mariana dia 20, terça feira, de 14h às 17 horas, na Faculdade Arquidiocesana de Mariana  e Congonhas dia 23, sexta feira, de 14h às 17 horas, no Auditório da Romaria.

Estas atividades contam com o apoio cultural das Secretarias de Cultura das três cidades, no que se refere a toda a infraestrutura necessária ao acolhimento e realização da Oficina. Paralelamente, os municípios  participantes estarão promovendo atividades culturais ou educativas que complementem a Semana do Patrimônio Cultural.

As inscrições para as Oficinas estão sendo encaminhadas à Comissão de Bens Culturais, arquidiocesebensculturais@yahoo.com.br ,  pelos párocos de cada uma das cidades agendadas.

As cinco regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana serão contempladas com estas atividades em cronograma a ser elaborado pela Comissão e as paróquias onde se encontram igrejas e capelas históricas.

“Esperamos que estas ações conjuntas venham a despertar grande interesse na valorização e salvaguarda dos bens culturais da igreja, pois tiveram sua origem na fé e na devoção de nosso povo. Assim já dizia o Beato João Paulo II que ‘os bens culturais eclesiásticos constituem em terreno favorável para um encontro fecundo entre as diferentes culturas’”, comentou o coordenador da Comissão Arquidiocesana de Bens Culturais, diácono Agostinho Barroso de Oliveira.